Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Além de Dillashaw: Relembre todos os campeões do UFC revelados pelo TUF

Dez atletas já chegaram ao topo no Ultimate após passagem pelo reality


Neste sábado (4), o campeão peso-galo TJ Dillashaw coloca seu cinturão em disputa pela primeira vez desde que o recuperou, justamente contra seu mais recente algoz, Cody Garbrandt, na luta principal do UFC 227.
Mais UFC 227: Brasileiros chegam a Los Angeles | Motivos para ver | Trio de promessas brasileiras em ação | Confira o card completo
A trajetória de Dillashaw no Ultimate começou na 14ª temporada do The Ultimate Fighter, quando venceu três lutas a caminho da final, mas acabou derrotado por John Dodson, ficando com a segunda colocação no torneio dos galos da edição.
Além de TJ, você se lembra quem foram os outros atletas revelados pelo TUF que chegaram ao ponto mais alto do esporte, conquistando o cinturão do UFC? Aqui estão eles:
TUF 1 - Forrest Griffin
Campeão da primeira edição do programa, em 2005, na histórica batalha contra Stephan Bonnar, Griffin chegou ao cinturão dos meio-pesados três anos depois quando superou Quinton “Rampage” Jackson na Luta do Ano de 2008. Seu reinado durou pouco, e ele acabou destronado logo em sua primeira defesa, mas já havia mais do que garantido seu nome na história do esporte.
TUF 2 - Rashad Evans
Quem tirou Griffin do topo da divisão até 93kg foi justamente o campeão da temporada seguinte do TUF, “Suga” Rashad Evans, que mesmo com apenas 1,80m e muito mais leve que seus adversários, foi vencedor do torneio dos pesos-pesados em sua participação no programa, e após somar sete vitórias e um empate no Octógono, se consagrou campeão meio-pesado em dezembro de 2008.
TUF 3 - Michael Bisping
Nada menos que dez anos separam a vitória de Bisping no torneio dos meio-pesados do The Ultimate Fighter 3, em 2006, e sua conquista do cinturão dos médios do Ultimate sobre Luke Rockhold, em 2016. A lendária carreira do “Conde” passou por altos e baixos durante o período, e chegou ao fim oficialmente este ano - o britânico ainda detém o recorde de maior número de lutas pelo UFC na história.
TUF 4 - Matt Serra
Matt Serra foi o primeiro atleta a vencer o The Ultimate Fighter e conquistar um título do UFC. Isso aconteceu em 2007, em parte devido ao fato de a quarta edição do reality ter sido composta por atletas que já estavam no plantel do Ultimate - os vencedores (nos médios e meio-médios) ganhariam o direito de desafiar os campeões das respectivas divisões. O resto é história: Serra venceu o programa e protagonizou uma das maiores zebras de todos os tempos nocauteando Georges St-Pierre e conquistando o título até 77kg.
TUF 13 - Tony Ferguson
Campeão do TUF 13 após vencer todas suas lutas - inclusive a final - por nocaute, Tony Ferguson chegou ao Ultimate cercado de expectativa, mas teve sua ascensão desacelerada após uma derrota para Michael Johnson em sua quarta luta na organização. Em seguida, ele construiu a maior sequência de vitórias da história dos pesos-leves (10), culminando com a conquista do cinturão interino sobre Kevin Lee em 2017.
TUF Smashes - Robert Whittaker
Robert Whittaker venceu a segunda edição internacional do TUF, uma versão exclusivamente australiana, em 2012. E após uma passagem discreta pela divisão dos meio-médios (3-2), ele se reinventou na categoria até 84kg, da qual se sagrou campeão interino - sendo mais tarde promovido a linear - em 2017.
TUF 20 - Carla Esparza
Carla Esparza foi a protagonista de uma edição diferenciada do The Ultimate Fighter. O reality inaugurou a divisão peso-palha no UFC e sua vencedora foi coroada a primeira campeã até 52kg da história da organização.
TUF 20 - Rose Namajunas
A vice-campeã da edição foi justamente “Thug” Rose, que, com 22 anos na época, acabou finalizada por Esparza na final do programa. Três anos após a derrota, Namajunas desafiou a então imbatível campeã Joanna Jedrzejczyk e chocou o mundo ao nocautear a polonesa - e posteriormente vencer a revanche, se consolidando no topo da categoria.
TUF 26 - Nicco Montano
Processo semelhante ao de Carla Esparza viveu Nicco Montano, que se sagrou vencedora da 26ª temporada do The Ultimate Fighter e foi coroada a primeira campeã peso-mosca da história da organização em dezembro de 2017. Ela está escalada para defender seu título pela primeira vez no UFC 228, em setembro, contra Valentina Shevchenko.
Assine o Combate | Siga o canal do UFC no YouTube