Pular para o conteúdo principal
Anderson Silva posa nos bastidores do UFC 200, em Las Vegas, em julho de 2016 (Mike Roach/Zuffa LLC)
Comunicados oficiais

ANDERSON SILVA NOMEADO PARA O HALL DA FAMA DO UFC® CLASSE DE 2023

O UFC® anunciou hoje que o ex-campeão peso-médio do UFC, Anderson Silva, será introduzido na Turma de 2023 do Hall da Fama do UFC como Pioneiro. A Cerimônia de Indução ao Hall da Fama do UFC de 2023, apresentada por Toyo Tires®, acontecerá durante a 11ª International Fight Week em Las Vegas.

“Anderson Silva é um dos maiores atletas de todos os tempos”, disse o presidente do UFC, Dana White. “As 16 vitórias consecutivas de Anderson no UFC, 10 defesas de título bem-sucedidas e quase sete anos como campeão dos médios foram uma das coisas mais marcantes que já vimos no esporte profissional. Ele era um artista dentro do octógono e será uma honra incluí-lo no Hall da Fama do UFC”.

Silva entrará no Hall da Fama do UFC como o 19º membro da Ala Pioneiros. A ala inclui atletas que se profissionalizaram antes de 17 de novembro de 2000 (quando as regras unificadas das artes marciais mistas foram adotadas), têm idade mínima de 35 anos ou estão aposentados há um ano ou mais.

Um veterano com 46 lutas durante seus 23 anos de carreira profissional no MMA, Silva acumulou um recorde de 34-11, 1 NC (21-8, 1 NC UFC / PRIDE), conquistando vitórias sobre os futuros membros do Hall da Fama do UFC Forrest Griffin, Stephan Bonnar, Dan Henderson e Rich Franklin. Ele também garantiu vitórias sobre o ex-campeão meio-pesado do UFC e campeão do torneio peso-pesado UFC®  12: JUDGMENT DAY Vitor Belfort, o ex-campeão meio-médio do UFC Carlos Newton, o ex-campeão meio-médio do Strikeforce Nate Marquardt, o ex-campeão peso-médio do WEC Chris Leben e o ex-campeão peso-pesado do WEC James Irvin.

Silva fez sua estreia profissional no MMA no Brasil em 1997, vencendo suas duas lutas como parte do BFC 1. Ele então competiu em várias promoções de MMA nos nove anos seguintes, conquistando títulos dos médios no Shooto (2-0) e Cage Rage (4-0), ao mesmo tempo em que lutou contra os melhores talentos do PRIDE (4-1).

Uma estrela internacional, mas praticamente desconhecido dos fãs do UFC, Anderson fez sua estreia no UFC contra Chris Leben na luta principal do UFC ULTIMATE FIGHT NIGHT 5 em 28 de junho de 2006. Silva derrotou o ex-campeão do WEC por nocaute no primeiro round, o que lhe garantiu uma chance pelo título contra o campeão dos médios do UFC, Rich Franklin.

O UFC®  64: UNSTOPPABLE aconteceu no dia 14 de outubro de 2006, no Mandalay Bay em Las Vegas. Franklin entrou na luta com sete vitórias consecutivas e estava invicto dentro do octógono. Anderson assumiu o controle da luta logo no início, derrotando Franklin por nocaute no primeiro round. Ele repetiu sua vitória sobre Rich um ano depois na cidade natal de Franklin, Cincinnati.

As duas vitórias de Silva sobre Franklin, entre nocautes sobre Travis Lutter e Marquardt, lançaram um dos reinados mais dominantes na história do esporte profissional. Anderson reinou a divisão dos médios por 2.457 dias - quase sete anos - derrotando uma série de competidores importantes, incluindo Chael Sonnen (duas vezes), Demian Maia e Belfort no processo. Ele também competiu fora da divisão dos médios, subindo para os meio-pesados e derrotando os futuros membros do Hall da Fama Griffin e Bonnar, bem como James Irwin.

Depois de estabelecer um número recorde de defesas de título bem-sucedidas (10) com sua segunda vitória sobre Sonnen em 2012, Silva perdeu o título dos médios para Chris Weidman na luta principal do UFC®  162: SILVA x WEIDMAN em 6 de julho de 2013. Após a segunda derrota consecutiva para Weidman na revanche do UFC 168, Anderson continuou proporcionando aos fãs momentos memoráveis dentro do octógono, voltando de uma grave lesão na perna sofrida na revanche para enfrentar atletas de ponta como Nick Diaz, os futuros membros do Hall da Fama Daniel Cormier e Michael Bisping, e o ex-campeão dos médios do UFC Israel Adesanya antes de se aposentar em outubro de 2020, após uma derrota para Uriah Hall.

Silva entra no Hall da Fama do UFC com um currículo impressionante que inclui:

  • Maior sequência de vitórias na história do UFC – 16

 

  • Maior reinado na história do UFC – 2.457 dias

 

  • Maior número de vitórias na história dos médios do UFC – 11

 

  • Maior número de knockdowns na história dos médios do UFC – 13

 

  • Empatado em mais nocautes na história dos médios do UFC – 8

 

  • Empatado com o segundo maior número de vitórias na história dos médios do UFC – 14

 

  • Segunda maior quantidade de defesas de título consecutivas na história do UFC – 10

 

  • Segundo maior número de knockdowns na história do UFC – 18

 

  • Quarto em número de vitórias em lutas de título na história do UFC – 11

 

  • Empatado com o quarto maior número de nocautes na história do UFC – 11

 

  • Empatado em quarto lugar em número de finalizações na história do UFC – 14
     

Fora do octógono, Silva foi homenageado com inúmeros prêmios durante sua carreira, como ser reconhecido pelo World MMA Awards como Atleta do Ano (2008), Atleta do Ano pela Sports Illustrated (2008), Nocaute do Ano pela ESPN.com (2011) e o lutador mais valioso do MMA (2012).

Nascido em São Paulo, Silva treinou em várias modalidades de esportes de combate, começando com jiu-jitsu e expandindo para taekwondo, capoeira e muay thai durante sua adolescência. Exímio praticante de artes marciais ao longo da vida, Anderson é faixa preta de 3º grau em jiu-jitsu e faixa preta 5º dan no taekwondo. Além do MMA, ele também competiu em cinco lutas de boxe profissional, garantindo um recorde de 3-2. Silva atualmente reside em Los Angeles, Califórnia, com sua esposa, Dayane, e cinco filhos.

Reveja todas as disputas de cinturão de Anderson Silva no UFC Fight Pass.

Para ver uma lista completa dos atletas e lutas do UFC consagrados no Hall da Fama do UFC, bem como detalhes sobre o formato do Hall da Fama do UFC, visite https://www.ufc.com.br/honors/ufc-hall-of-fame. Para mais informações, visite UFC.com.br.