Pular para o conteúdo principal
Frankie Edgar reacts to his victory over Chad Mendes in their featherweight bout during the TUF Finale event inside The Chelsea at The Cosmopolitan of Las Vegas on December 11, 2015 in Las Vegas, Nevada. (Photo by Jeff Bottari/Zuffa LLC/Zuffa LLC)
Atletas

Frankie "The Answer" Edgar é nomeado para o Hall da Fama do UFC

Ex-campeão dos leves será introduzido na Ala Moderna como membro da Classe de 2024

O UFC anunciou hoje que o ex-campeão dos leves do UFC Frankie "The Answer" Edgar será introduzido na "Ala Moderna" do Hall da Fama do UFC como membro da Classe de 2024. A Cerimônia de Indução do Hall da Fama do UFC 2024 será realizada neste verão, em Las Vegas, e será transmitida ao vivo pelo UFC Fight Pass.


"Frankie Edgar é um dos maiores atletas da história do UFC", disse o CEO do UFC, Dana White. "Frankie teve uma carreira incrível e lutou consistentemente com os melhores atletas do mundo em várias categorias de peso por mais de 15 anos. Ele é uma lenda, e será uma honra introduzi-lo no Hall da Fama do UFC como parte da International Fight Week neste verão."

Edgar entrará no Hall da Fama do UFC como membro da Ala Moderna, juntando-se a outros nessa categoria distinta, incluindo Forrest Griffin (2013), BJ Penn (2015), Urijah Faber (2017), Ronda Rousey (2018), Michael Bisping (2019), Rashad Evans (2019), Georges St-Pierre (2020), Khabib Nurmagomedov (2022), Daniel Cormier (2022), José Aldo (2023) e Donald Cerrone (2023). A categoria "Era Moderna" inclui atletas que se tornaram profissionais em ou após 17 de novembro de 2000 (quando foi realizado o primeiro evento do UFC sob as regras unificadas do MMA), com idade mínima de 35 anos ou que estejam aposentados há um ano ou mais.

Veterano de 35 lutas durante seus 17 anos de carreira profissional no MMA, Edgar compilou um recorde de 23-11-1, obtendo vitórias sobre B.J. Penn, Urijah Faber e Cub Swanson (Ala de Lutas), do Hall da Fama do UFC, além de vitórias contra Hermes França, ex-campeão dos leves do WEC, e dos ex-campeões dos leves do UFC Sean Sherk e Charles Oliveira, além de Yair Rodriguez (ex-campeão interino dos penas).

Frankie Edgar golpeia BJ Penn no UFC 112. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)

Frankie Edgar golpeia BJ Penn no UFC 112. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)


Edgar fez sua estreia no MMA profissional em 2005, vencendo suas seis primeiras lutas em quatro promoções de MMA antes de entrar para o UFC.

Edgar fez sua estreia no UFC em 3 de fevereiro de 2007, nas preliminares do UFC® 67: ALL OR NOTHING, que aconteceu no Mandalay Bay Events Center, em Las Vegas. Edgar derrotou Tyson Griffin por decisão unânime e ganhou seu primeiro bônus de "Luta da Noite" em sua estreia no Octógono.

Após a vitória em sua estreia, Edgar venceu cinco de suas seis lutas seguintes dentro do Octógono, incluindo vitórias impressionantes sobre o ex-campeão dos pesos leves do WEC, Hermes Franca, e o ex-campeão dos pesos-leves do UFC, Sean Sherk, a caminho de ganhar uma chance pelo título contra o ex-campeão dos pesos meio-médios do UFC e então campeão dos pesos-leves do UFC, BJ Penn, no UFC 112: INVINCIBLE.

O UFC 112: INVINCIBLE foi realizado em 10 de abril de 2010 e foi o primeiro evento da organização de artes marciais mistas no Oriente Médio. Edgar entrou na luta como um azarão de +620 contra Penn, que havia quebrado o recorde de maior número de defesas consecutivas do título dos pesos-leves do UFC em seu confronto mais recente, na luta principal UFC 107.

A luta co-principal do evento foi até o fim, com Edgar vencendo em cada um dos cartões de pontuação dos juízes. Na época, foi a maior vitória de um azarão na história do UFC (hoje está em terceiro lugar). Sua vitória também lhe renderia uma indicação para "Maior Zebra do Ano" no ESPY Awards de 2010.

Edgar e Penn se enfrentariam em uma revanche imediata quatro meses depois no UFC 118: EDGAR vs. PENN 2 no TD Garden em Boston. Esse card de luta fez história como o primeiro evento do UFC realizado em Massachusetts. Edgar derrotou Penn por decisão unânime para manter o título dos pesos-leves do UFC.


Sua próxima defesa de título seria contra um adversário conhecido, Gray Maynard, no UFC 125: RESOLUTION. Maynard havia derrotado Edgar por decisão unânime em 2008, o que representou sua primeira derrota como profissional.

O UFC®125: RESOLUTION foi realizado em 1º de janeiro de 2011, no MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas. Edgar e Maynard fizeram uma luta acirrada durante cinco rounds, terminando em um empate dividido. A luta marcou apenas a segunda vez na história do UFC que uma luta pelo título terminou em empate e é amplamente considerada uma das maiores lutas de MMA da história.

Os dois se encontrariam para uma luta de trilogia no evento principal do UFC 136: EDGAR vs. MAYNARD 3, com Edgar derrotando Gray por nocaute no quarto round.

Em 2012, Edgar lutou contra o ex-campeão dos pesos leves do WEC® e do UFC, Benson Henderson, em eventos consecutivos (UFC 144 / UFC 150) com o título em jogo, antes de mudar para o peso-pena para enfrentar o campeão José Aldo pelo título no evento principal do UFC 156. Edgar perderia sua disputa pelo título dos penas, mas continuaria sendo um concorrente na divisão.

Nos nove anos seguintes, Edgar competiu em 16 lutas nas divisões peso-galo, peso-leve e peso-pena, lutando em uma revanche com José Aldo pelo título interino dos pesos-pena no UFC 200 e pelo título dos pesos-pena contra Max Holloway no UFC 240, respectivamente. Ele se aposentou em novembro de 2022 após uma derrota para Chris Gutierrez no UFC 281.

Edgar entra para o Hall da Fama do UFC com um currículo impressionante que inclui:

UFC:

  • Segundo em tempo total de luta no Octógono na história do UFC - 7h57m10s (1º no momento da aposentadoria)
  • Empatado com o segundo maior número de bônus de "Luta da Noite" na história do UFC - 8
  • Terceiro maior número de golpes significativos desferidos na história do UFC - 1.801 (2º no momento da aposentadoria)
  • Sexto em quedas aplicadas na história do UFC - 73 (4º na época da aposentadoria)
  • Sexto em tempo de luta de título na história do UFC - 3h38m54s

Divisão dos pesos-leves do UFC:

  • Melhor defesa de golpes significativos na história dos pesos-leves do UFC - 71,8%

Fora do Octógono, Frankie foi homenageado com vários prêmios durante sua carreira, recebendo o prêmio de Luta do Ano em 2011 pelo Fighters Only World MMA Awards por sua luta contra Gray Maynard (UFC 125) e o prêmio de Luta do Ano em 2012 pela ESPN por sua luta pelo título contra Benson Henderson (UFC 144).

Natural de Toms River, Nova Jersey, Edgar começou a praticar luta livre na Toms River High School East. Depois do ensino médio, ele continuou a lutar na Clarion University of Pennsylvania, qualificando-se para o NCAA Division I Nationals todos os anos. Ele mora em Toms River com sua esposa, Renee, e seus três filhos.

Para ver as lutas de Edgar no UFC FIGHT PASS, visite: https://ufcfightpass.com.br

Para ver uma lista completa dos atletas e lutas do UFC consagrados no Hall da Fama do UFC, bem como detalhes sobre o formato do Hall da Fama do UFC, visite UFCHOF. Para obter informações adicionais, visite UFC.com.br.