Pular para o conteúdo principal
UFC featherweight champion, Alex Volkanovski poses for a photo in front of a mural during a UFC284 Media Opportunity on January 22, 2023 in Sydney, Australia. (Photo by Brett Hemmings/Zuffa LLC)
Atletas

A história dos campeões pesos-pena buscando o cinturão peso-leve

Com Alexander Volkanovski desafiando Islam Makhchev pelo cinturão peso-leve no UFC 284, vamos relembrar outros campeões do peso-pena que buscaram o ouro na categoria de cima

Em 11 de fevereiro, o campeão peso-pena e primeiro colocado do ranking peso por peso Alexander Volkanovski irá em busca do status de campeão duplo ao desafiar Islam Makhachev, dono do cinturão dos leves, em Perth, na Austrália.

Assine o UFC Fight Pass e não perca nenhum momento do UFC 284

Volkanovski é o terceiro campeão dos penas a ir até a divisão de cima para lutar pelo título na história do UFC, então antes do australiano buscar ser o rei de duas categorias, vamos relembrar outros campeões dos penas que tentaram o mesmo feito.

Conor McGregor

Conor McGregor segurando os dois cinturões no UFC 205. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Conor McGregor segurando os dois cinturões no UFC 205. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)


Onde começar senão pelo primeiro deles? McGregor já tinha conseguido seu status de super estrela quando enfrentou Eddie Alvarez pelo cinturão dos leves no UFC 205. No primeiro evento do UFC da cidade de Nova York, o irlandês chegou como o campeão dos penas depois de nocautear José Aldo em apenas 13 segundos e enfrentar Nate Diaz por duas vezes em batalhas épicas.

No Madison Square Garden, McGregor teve talvez a sua melhor performance da carreira. Ele dominou praticamente cada momento da luta contra Eddie Alvarez e mostrou uma precisão inacreditável com seus golpes de esquerda. Depois de conseguir o nocaute, o irlandês colocou ambos os cinturões no ombro e deu mais uma de suas entrevistas espetaculares.

Assista no UFC Fight Pass

Max Holloway

Holloway já havia flertado algumas vezes com o cinturão dos leves, mas sua tentativa veio quando ele enfrentou Dustin Poirier no UFC 236 pelo cinturão interino da categoria.

Max Holloway se prepara para a luta contra Dustin Poirier no UFC 236. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)

Max Holloway se prepara para a luta contra Dustin Poirier no UFC 236. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)


No UFC 223, Holloway se prontificou a substituir Tony Ferguson quando o norte-americano teve de sair da luta contra Khabib Nurmagomedov durante a semana do evento. Apesar disso, a Comissão Atlética do Estado de Nova York achou que o corte de peso seria muito extremo e alertou que Holloway não deveria lutar, mas não sem antes ele e Khabib trocarem farpas em uma coletiva de imprensa antes do card.

O havaiano iria eventualmente ter sua oportunidade quando lutou Dustin Poirier em uma revanche, já que eles haviam se enfrentado em 2012, quando Holloway estreou no UFC. Desta vez, o campeão dos penas estava com cinco anos a mais de experiência e uma sequência de 13 vitórias, além de ser o favorito nas casas de apostas após atropelar Brian Ortega no UFC 231.  Apesar disso, os juízes deram a vitória a Poirier após cinco rounds de muita trocação, com ambos ganhando o bônus de "Luta da Noite".

Alexander Volkanovski

Apesar de algumas vezes um campeão ir em busca de um segundo cinturão parecer algo audacioso em vez de enfrentar os desafiantes de sua categoria, subir para o peso-leve parece ser algo natural para a carreira de Volkanovski. Ele está atualmente em uma sequência de 22 vitórias em quase uma década de lutas, batendo nomes como José Aldo, Brian Ortega, Chad Mendes e Max Holloway (três vezes). Seguindo a sua coroação como o "Lutador do Ano" em 2022, apenas fazia sentido subir de peso.

Islam Makhachev e Alexander Volkanovski se encaram para promover o UFC 284. (Foto por Brett Hemmings/Zuffa LLC)

Islam Makhachev e Alexander Volkanovski se encaram para promover o UFC 284. (Foto por Brett Hemmings/Zuffa LLC)


O trabalho do australiano fala por si, mas Makhachev está em uma sequência de 11 vitórias desde 2016 e pareceu melhor do que nunca quando finalizou Charles Oliveira no UFC 280.

Com o cartel de 1-1 para os pesos-pena subindo para buscar o cinturão dos leves, Volkanovski pode continuar a se colocar na posição de um dos melhores da história no primeiro evento do UFC na Austrália desde 2019.

O UFC 284: Makhachev x Volkanovski foi um evento realizado em Perth, na Austrália, em 11 de fevereiro. Confira aqui a cobertura completa.