Pular para o conteúdo principal
Alexandre Pantoja of Brazil poses for a post fight portrait backstage during the UFC 277 event at American Airlines Center on July 30, 2022 in Dallas, Texas. (Photo by Mike Roach/Zuffa LLC)
Eventos

A opinião dos especialistas sobre Moreno x Pantoja | UFC 290

Veja o que Gilbert Durinho, Carlão Barreto e Vitor Miranda falaram sobre a luta que vale o cinturão peso-mosca no evento de 8 de julho

O campeão peso-mosca Brandon Moreno irá em busca de sua primeira defesa de cinturão contra o brasileiro Alexandre Pantoja, seu rival de longa data, na luta co-principal do UFC 290, neste sábado (8), em Las Vegas. O UFC Fight Pass transmite o card completo com exclusividade a partir das 19 horas (horário de Brasília).

Diante de uma trilogia cheia de expectativas, ainda mais por valer um cinturão, fizemos algumas perguntas para os especialistas Gilbert Durinho, Carlão Barreto e Vitor Miranda sobre como eles acham que a luta irá se desenvolver. Veja a opinião deles abaixo:

Arte com os horários de transmissão do UFC 290: Volkanovski x Rodriguez, dia 8 de julho de 2023 (Divulgação)

 

 

Acredito que houve uma grande mudança desde a última vez em que eles se enfrentaram. Faz muitos anos e ambos evoluíram consideravelmente em todos os aspectos. Agora são lutadores diferentes, muito mais evoluídos do que eram. O nível de competição está muito alto, e eles mostraram mudanças significativas desde os dois primeiros confrontos.

Sobre os pontos fortes do Pantoja, acho que o destaque é o seu jiu-jitsu. Ele é muito habilidoso e finalizador nessa arte marcial. Também possui uma resistência incrível e é afiado na trocação. Esses são os pontos fortes do Pantoja, e ele já venceu esse cara duas vezes antes. De certa forma, isso pode dar a ele uma vantagem.

Quanto ao Moreno, seus pontos fortes são sua experiência em lutas de cinco rounds e seu histórico de disputas por cinturões. Ele já ganhou e perdeu em diversas ocasiões, o que o torna um lutador muito experiente. Ele não é mais o mesmo, mas continua sendo o campeão, e seu boxe está muito afiado.

O Moreno é rápido e tem um excelente condicionamento físico. Ele tem um coração de guerreiro. O mexicano não desiste facilmente mesmo após levar golpes duros. Esses são os pontos fortes do Moreno.

Pessoalmente, torço pelo Pantoja e acredito que essa luta será um presente para os fãs. Porém, não será uma tarefa fácil, será um confronto muito duro. No entanto, acredito que, com o poder de nocaute e o jiu-jitsu afiado, há uma chance de finalização nas costas.

Embora eu veja que pode haver alguns momentos difíceis, talvez no terceiro ou quarto round, acredito que a luta terminará com uma finalização do brasileiro.

O ponto forte dessa luta é exatamente o poder de decisão que ambos possuem. Eles têm a capacidade de nocautear ou finalizar o oponente. Possuem qualidade técnica para encerrar a luta antes dos cinco rounds. Além disso, é um duelo que apresenta um grande equilíbrio, Embora Moreno, por ser o campeão, possa ser considerado levemente favorito devido às suas habilidades.

Um ponto importante talvez seja o jogo de chão, onde acredito que o Pantoja tem vantagem. Ele possui mais variações, transições e controle posicional - embora Moreno também seja um ótimo lutador no chão. No aspecto de trocação, vejo o boxe do mexicano como uma pequena vantagem. Ele cresceu muito nesse aspecto. Portanto, nesse confronto entre grappler e striker, talvez o domínio do Pantoja seja maior no solo, enquanto o Moreno tenha mais chances de vencer na trocação em pé.

Isso demonstra um equilíbrio interessante na luta, com muita dinâmica.

As batalhas e a rivalidade entre eles foram muito positivas. Eles se tornaram lutadores mais maduros. A superação é uma característica marcante em seus estilos de jogo. Ambos são habilidosos em todos os fundamentos da luta. São capazes de lutar e impor desafios em qualquer situação.

É claro que as duas vitórias anteriores do Pantoja fornecem indicações de onde ele pode atacar, causando desconforto ao Moreno. No entanto, o Moreno certamente estudou seus erros passados, como demonstrou em suas lutas subsequentes, e retornou para construir uma carreira que o levou ao título. Ele é um lutador mais maduro agora, especialmente porque não podemos nos concentrar apenas na parte técnica. Ele evoluiu no boxe e no jogo de chão, mas, acima de tudo, seu condicionamento físico melhorou.

Minha aposta é no Pantoja. Acredito que sua motivação e desejo estão em alta, além de estar mentalmente preparado para essa luta. Ele está muito determinado a vencer novamente e trazer o cinturão para o Brasil. Acredito que isso pode fazer a diferença para ele.

Apesar de já ter enfrentado o mexicano anteriormente, ele sabe que será uma luta intensa e equilibrada, mas vejo o Pantoja levando a melhor.

Cinco anos se passaram e esses dois lutadores evoluíram bastante, especialmente Moreno, que ganhou muita experiência após a tetralogia com Deiveson Figueiredo, o que o deixou mais maduro, forte e confiante.

Ambos os lutadores chegam para essa luta com confiança elevada. Brandon Moreno por ser o atual campeão e Alexandre Pantoja por ter vencido o campeão em duas ocasiões antes de ele conquistar o cinturão.

Fica difícil apontar um vencedor, mas vou deixar abaixo os pontos que eu acredito que serão os diferenciais na luta para cada um.

Brandon Moreno:

  • Técnica de boxe e volume de golpes

Ele é mais rápido e desfere uma quantidade maior de golpes, principalmente com seus jabs afiados, extremamente rápidos e precisos, dificultando a previsão do adversário para se defender.

  • Wrestling

Ele possui habilidades de defesa de quedas e ataques nas costas do brasileiro.

  • Aposta no longo prazo

Nos dois primeiros rounds, é provável que Pantoja tente partir para cima com tudo e buscar as costas de Moreno. Portanto, o mexicano precisa estar bem preparado para se dar ao luxo de perder os primeiros rounds, se necessário, para se defender sem correr riscos, evitando entrar em um jogo caótico no chão ou trocando golpes intensos com Pantoja. Passando esses primeiros rounds, se o brasileiro não encontrar uma solução, ele pode ficar mais cansado e seus golpes, que são pesados, podem perder velocidade. Moreno, que lança seus golpes de forma mais relaxada, pode aumentar o ritmo à medida que a luta avança.

Alexandre Pantoja:

  • Mão pesada

Pantoja é mais forte e machucou Moreno nas duas lutas anteriores, dominando o combate com golpes muito potentes. Na primeira luta, ele finalizou o adversário, e na segunda, dominou nos pontos.

Embora seja mais difícil acontecer, Pantoja ainda pode derrubar Moreno com facilidade, buscar suas costas de maneira elegante e finalizá-lo. Se Moreno sentir novamente o poder de Pantoja, assim como nas lutas anteriores, o mexicano pode ficar vulnerável, permitindo que Pantoja busque a finalização.

  • Selvageria

Pantoja impõe um ritmo muito alto, pressionando o adversário com todas as armas em pé e no chão. O oponente não tem outra opção a não ser revidar ou fugir. Ele faz com que o adversário entre nesse ritmo frenético e, mesmo se for um adversário técnico, Pantoja consegue induzi-lo a cometer erros.

UFC 290: Volkanovski x Rodriguez foi um evento realizado em 8 de julho de 2023 na T-Mobile Arena, em Las Vegas. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.

News and announcements

View all