Pular para o conteúdo principal
(L-R) Vitor Belfort punches Wanderlei Silva during their middleweight fight at UFC Ultimate Brazil on October 16, 1998 in Sao Paulo, Brazil. (Photo by Zuffa LLC)
Especiais

O Primeiro Evento do UFC no Brasil | Ultimate Brazil, 1998

Com o Octógono perto de voltar ao país, vamos relembrar como foi a primeira visita do Octógono em solo brasileiro

Estamos próximos de voltar ao Brasil para o UFC 283, com o público brasileiro tendo a oportunidade de contemplar duas disputas de cinturão na Jeunesse Arena em 21 de janeiro. Antes disso, vamos relembrar como foi a primeira vez que o Octógono foi montado no Brasil.

Ultimate Brazil

16 de Outubro de 1998

Ginásio da Portuguesa

Sao Paulo, Brasil

(R-L) David "Tank" Abbot punches Pedro Rizzo during their bout at UFC Ultimate Brazil on October 16, 1998 in Sao Paulo, Brazil. (Photo by Susumu Nagao/Zuffa LLC)

David "Tank" Abbot golpeia Pedro Rizzo durante a luta no Ultimate Brazil. (Foto por Susumu Nagao/Zuffa LLC)


Depois de três lutas no UFC onde o vimos finalizar Kevin Jackson em 16 segundos em sua estreia para conquistar o título do peso-médio, nocautear Igor Zinoviev em 22 segundos para manter o cinturão, e finalizar Jeremy Horn em um combate de 16 minutos, onde mostrou que tinha gás o suficiente para chegar até seu limite, o que esperaria Frank Shamrock no primeiro evento em solo brasileiro?

Assine o UFC FIGHT PASS e assista ao Ultimate Brazil na íntegra

Uma pequena vingança, e ela foi doce para Shamrock. Ele defendeu seu título pela terceira vez, desta vez fazendo uso de seus golpes para forçar uma finalização contra John Lober, o último homem a vencê-lo (em janeiro de 1997, por decisão).

Parecia que Shamrock teria outra noite rápida assim que ele aplicou uma guilhotina em pé e a utilizou para cravar Lober no chão. Lober ficou na defensiva em suas costas e levantou. Mais uma vez, ele foi pego em uma guilhotina e mais uma vez ele escapou - dessa vez tentando inclusive um triângulo de mão, mas Shamrock se defendeu.

Aos seis minutos, ambos ficaram em pé e Shamrock passou a acertar chutes nas pernas. Um golpe de direita derrubou Lober, mas Shamrock se negou a ir ao chão. Seu rival se levantou e mais uma vez foi recebido com uma saraivada de golpes. Dessa vez Shamrock foi para acabar com a luta e Lober - muito machucado e cansado - decidiu que era hora de desistir aos 7m40s de luta.

Garanta já o seu ingresso para o UFC 283

Outro grande duelo marcou a rivalidade entre o carioca Vitor Belfort e o paranaense Wanderlei Silva. O que tivemos aqui foi uma verdadeira surra unilateral, com "O Fenômeno" mostrando a velocidade de suas mãos e seu grande poder de nocaute na estreia no peso-médio.

Vitor Belfort (L) reacts after knocking out Wanderlei Silva during their middleweight fight at UFC Ultimate Brazil on October 16, 1998 in Sao Paulo, Brazil. (Photo by Zuffa LLC)

Vitor Belfort (L) reacts after knocking out Wanderlei Silva during their middleweight fight at UFC Ultimate Brazil on October 16, 1998 in Sao Paulo, Brazil. (Photo by Zuffa LLC)


Aos 21 anos, Belfort era pressionado pelo rival, mas depois de receber um chute na perna, o caroca de passou a ir para cima e assim que achou uma brecha, acertou uma sequência incrível de golpes retos que fez com que os dois lutadores cruzassem o Octógono. Na hora em que chegaram na grade, Wanderlei estava sem praticamente nocauteado e o árbitro John McCarty encerrou a luta aos 44 segundos.

A primeira luta valendo o cinturão peso-leve do UFC era muito esperada, com Pat Miletich e Mikey Burnett se enfrentando pelo título vago. Infelizmente, a luta ficou abaixo das expectativas, com o jogo defensivo de Miletich e sua defesa na guarda anularam os ataques mais agressivos de Burnett, fazendo com que ele saísse vencedor por decisão dividida após 21 minutos.

Confira o card completo do UFC 283

"O principal que eu queria fazer era acertar chutes nas pernas dele, me aproximar, ir para a luta agarrada e buscar a finalização", disse Miletich. "Esse cara tem um grande equilíbrio e é incrivelmente forte. É inavcreditável o quão forte ele é. Poucos caras que eu levei para o chão demonstraram tanta força. Essa luta foi muito parelha para que apenas um de nós merecesse o cinturão. Ele é um campeão também e isso é tudo".


Novato no Octógono, Pedro Rizzo colocou seu nome entre os possíveis desafiantes ao cinturão peso-pesado depois de mostrar o resultado de seus treinamentos com seu mestre, Marco Ruas. Uma série de chutes nas pernas castigaram Tank Abbott, e o brasileiro saiu vitorioso aos 8m07s.

Em outras lutas, Tsuyoshi Kosaka venceu Pete Williams por decisão unânime após 15 minutos e Ebenezer Fontes Braga finalizou Jeremy Horn com uma guilhotina aos 3m28s de luta.

Resultados Oficiais:

  • Cesar Marcussi venceu Paulo Santos por nocaute técnico aos 10m27s.                 
  • Tulio Palhares venceu Adriano Santos por nocaute técnico aos 9m.
  • Ebenezer Fontes Braga venceu Jeremy Horn por finalização (guilhotina) aos 3m27s.
  • Tsuyoshi Kosaka venceu Pete Williams por decisão unânime.    
  • Pat Miletich venceu Mikey Burnett por decisão dividida (cinturão peso-leve).
  • Pedro Rizzo venceu Tank Abbott por nocaute aos 8m07s.
  • Vitor Belfort venceu Wanderlei Silva por nocaute técnico aos 44s.     
  • Frank Shamrock venceu John Lober por finalização (desistência) aos 7m40s. (cinturão peso-médio)

Luta da Noite (Não Oficial) – Shamrock x Lober

Nocaute da Noite (Não Oficial) – Belfort x Silva

Finalização da Noite (Não Oficial ) – Braga x Horn

Estreantes – Cesar Marcussi, Paulo Santos, Tulio Palhares, Adriano Santos, Ebenezer Fontes Braga, Pedro Rizzo, Wanderlei Silva, John Lober

Participações Únicas – Cesar Marcussi, Paulo Santos, Adriano Santos, Tulio Palhares, Ebenezer Fontes Braga, John Lober

UFC 283: Teixeira vs Hill foi um evento realizado em 21 de janeiro na Jeunesse Arena, no Rio de Janeiro. Confira aqui a cobertura completa.