Pular para o conteúdo principal
Alexandre Pantoja of Brazil walks to the Octagon in the UFC flyweight championship fight during the UFC 296 event at T-Mobile Arena on December 16, 2023 in Las Vegas, Nevada. (Photo by Chris Unger/Zuffa LLC via Getty Images)
Especiais

Relembre todas as edições do UFC no Rio de Janeiro

Antes do UFC 301, dia 4 de maio, 11 eventos foram realizados na cidade; confira os principais destaques

O UFC 301, que acontecerá no dia 4 de maio, marcará a 12ª visita do Ultimate ao Rio de Janeiro. Para esquentar o card capitaneado pelo campeão peso-mosca Alexandre Pantoja, que defende seu cinturão contra Steve Erceg, relembre as edições anteriores realizadas na Cidade Maravilhosa.

Garanta já o seu ingresso para o UFC 301

UFC 134: Silva x Okami

27 de agosto de 2011

Anderson Silva comemora a vitória no UFC 134. (Foto por Al Bello/Zuffa LLC)

Anderson Silva comemora a vitória no UFC 134. (Foto por Al Bello/Zuffa LLC)


A primeira visita do Octógono à Cidade Maravilhosa foi histórica. Em 27 de agosto de 2011, o ex-campeão peso-médio Anderson Silva foi o responsável por liderar o card que marcava o retorno do Ultimate ao Brasil após quase 13 anos. Diante do japonês Yushin Okami, o “Spider” deu um verdadeiro show para o público brasileiro e nocauteou o seu rival de forma categórica no 2º round.  

Outras lendas do UFC estiveram presentes no card, como o ex-campeão meio-pesado Maurício Shogun e o peso-pesado Rodrigo Minotauro que nocautearam, respectivamente, os norte-americanos Forrest Griffin e Brendan Schaub. 

Outro momento histórico do evento foi a entrada peso meio-médio Paulo Thiago ao som da música “Tropa de Elite”, da banda Tihuana, canção-tema do filme de mesmo nome lançado em 2007. Dentro do Octógono, o lutador brasileiro não decepcionou e venceu David Mitchell na decisão unânime dos juízes.

Reveja o UFC 134: Silva x Okami no UFC Fight Pass

 

UFC 142: Aldo x Mendes

14 de janeiro de 2012 

Antes de receber a alcunha de “Rei do Rio”, José Aldo colocou o seu cinturão peso-pena em jogo pela terceira vez em nove meses. Diante dele, um prospecto até então invicto chamado Chad Mendes fazia um 1º round duro diante do brasileiro. Faltando poucos segundos para o fim do assalto, Aldo acertou uma joelhada de encontro brutal no norte-americano, que foi à nocaute de forma imediata.  

Após ver o seu rival caído e o árbitro interromper o confronto, Aldo protagonizou uma cena histórica ao sair do Octógono e pular no meio do público presente para ser erguido e ovacionado, causando um dos momentos mais icônicos da história do Ultimate. 

Naquela noite, outra ocasião histórica seria estrelada por mais um lutador brasileiro: o peso-leve Edson Barboza acertou um espetacular chute giratório no inglês Terry Etim, que ficou marcado como um dos nocautes mais bonitos da história da organização. Lenda do MMA e do Ultimate, Vitor Belfort também teve o seu momento de brilho ao finalizar o norte-americano Anthony Johnson ainda no 1º round.

Reveja o UFC 142: Aldo x Mendes no UFC Fight Pass

 

UFC 153: Silva x Bonnar

13 de outubro de 2012 

Anderson Silva comemora a vitória no UFC 153. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)

Anderson Silva comemora a vitória no UFC 153. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)


Devido ao enorme sucesso do UFC 142, o Ultimate não demorou a retornar à Cidade Maravilhosa e o Octógono desembarcou novamente no Rio de Janeiro apenas nove meses depois da histórica noite de José Aldo.  

O card sofreu com algumas lesões de atletas importantes às vésperas do evento, mas Anderson Silva e Rodrigo Minotauro “vestiram a camisa” e aceitaram enfrentar (e venceram) Stephan Bonnar e Dave Herman, respectivamente. 

Futuro campeão dos meio-pesados, Glover Teixeira foi destaque do card principal do evento e não tomou conhecimento do seu compatriota Fábio Maldonado, derrotando-o por nocaute no 2º round.

Reveja o UFC 153: Silva x Bonnar no UFC Fight Pass

 

UFC 163: Aldo x Zumbi Coreano

03 de agosto de 2013 

Em sua quinta defesa do cinturão peso-pena, José Aldo liderava mais um evento do Ultimate no Rio de Janeiro, em agosto de 2013. Durante o duelo diante de Chan Sung Jung, o “Rei do Rio” lesionou o pé e, em um confronto bastante duro e equilibrado, conseguiu nocautear o seu rival no 4º round e defender o seu reinado com sucesso.  

Na luta co-principal, o ex-campeão Lyoto Machida foi anulado pelo wrestler norte-americano Phil Davis e acabou derrotado na decisão unânime dos juízes.  

Destaque do card preliminar do evento, a ‘Leoa’ Amanda Nunes, futura campeã peso-galo e peso-pena,  fazia sua estreia na organização com um nocaute brutal sobre Sheila Gaff no 1º round.

Reveja o UFC 163: Aldo x Zumbi Coreano no UFC Fight Pass

 

UFC 179: Aldo x Mendes 2

25 de outubro de 2014 

José Aldo levanta o cinturão peso-pena após a vitória no UFC 179. (Foto por Buda Mendes/Zuffa LLC)

José Aldo levanta o cinturão peso-pena após a vitória no UFC 179. (Foto por Buda Mendes/Zuffa LLC)


Pouco mais de dois anos após o primeiro confronto, José Aldo e Chad Mendes se reencontraram em uma edição do Ultimate no Rio de Janeiro. Para delírio dos fãs e do público presente, os protagonistas do UFC 179 entregaram 25 minutos de uma verdadeira guerra e o “Campeão do Povo” saiu vitorioso na decisão unânime dos juízes. 

Na luta co-principal, Phil Davis frustrou a torcida brasileira mais uma vez, agora com um triunfo por pontos sobre o veterano Glover Teixeira. Em seu segundo confronto pela organização, Gilbert Durinho não tomou conhecimento do norte-americano Christos Giagos e finalizou o seu rival ainda no 1º round.

Reveja o UFC 179: Aldo x Mendes 2 no UFC Fight Pass

 

UFC Rio: Maia x LaFlare

21 de março de 2015 

Após cinco edições no Rio de Janeiro, o Octógono do Ultimate chegava à Cidade Maravilhosa pela primeira vez para um Fight Night sem disputa de cinturão. Na luta principal do evento, realizado no Ginásio do Maracanãzinho, a lenda do jiu-jitsu Demian Maia venceu o norte-americano Ryan LaFlare na decisão unânime dos juízes. 

Destaque do card principal, Amanda Nunes nocauteou Shayna Bazler no 1º round e deu início a uma sequência de 12 vitórias consecutivas, que terminaria apenas em dezembro de 2021. Outro ícone do Ultimate, Gilbert Durinho finalizou Alex “Cowboy” Oliveira no terceiro 3º round e emendou sua terceira vitória em três lutas na organização.

Reveja o UFC Rio: Maia x LaFlare no UFC Fight Pass

 

UFC 190: Rousey x Correia

01 de agosto de 2015 

Ronda Rousey golpeia Bethe Correia no UFC 190. (Foto por Buda Mendes/Zuffa LLC)

Ronda Rousey golpeia Bethe Correia no UFC 190. (Foto por Buda Mendes/Zuffa LLC)


Um dos maiores nomes da história do MMA feminino, Ronda Rousey foi desafiada pela brasileira invicta Bethe Correia e aceitou defender o seu cinturão peso-galo no UFC 190, no Rio de Janeiro. A então campeã da categoria conseguiu trazer o público brasileiro para o seu lado e fez a desafiante se sentir em “território hostil”. 

Dentro do Octógono, Ronda não tomou conhecimento da brasileira e nocauteou Bethe em apenas 34 segundos de luta. Foi a sexta (e última) defesa de cinturão de Rousey e também último triunfo da carreira da norte-americana. 

O card ainda contou com uma revanche de uma luta histórica do PRIDE entre Maurício Shogun e Rogério Minotouro, com vitória do ex-campeão dos meio-pesados na decisão dos juízes.  

Pelas finais da quarta temporada do ‘The Ultimate Fighter Brasil’, Reginaldo Vieira e Glaico França venceram, respectivamente, Dileno Lopes e Fernando Bruno e sagraram-se campeões do reality show.

Reveja o UFC 190: Rousey x Correia no UFC Fight Pass

 

UFC 212: Aldo x Holloway

3 de junho de 2017  

Depois de 22 meses longe do Rio de Janeiro, o Octógono do Ultimate voltava à Cidade Maravilhosa para um evento que marcaria uma passagem de bastão na divisão peso-pena. Então campeão interino, o havaiano Max Holloway entregou uma atuação irretocável, nocauteou o “Rei do Rio” José Aldo no 3º round e saiu vitorioso na unificação dos cinturões. 

Outros destaques do card foram os brasileiros Vitor Belfort e Paulo Borrachinha, que venceram Nate Marquardt e Oluwale Bangboose, respectivamente.  

Futuro campeão peso-mosca, Deiveson Figueiredo fez sua estreia na organização com uma vitória por nocaute no 2º round sobre o mexicano Marco Beltran.

Reveja o UFC 212: Aldo x Holloway no UFC Fight Pass

 

UFC 224: Nunes x Pennington

12 de maio de 2018 

Amanda Nunes comemora a vitória no UFC 224. (Foto por Buda Mendes/Zuffa LLC)

Amanda Nunes comemora a vitória no UFC 224. (Foto por Buda Mendes/Zuffa LLC)


Já consolidada como uma campeã dominante no peso-galo, Amanda Nunes colocou o seu cinturão em jogo pela terceira vez no Rio de Janeiro diante da norte-americana Raquel Pennington. A “Leoa” dominou sua adversária desde o começo do confronto e nocauteou a desafiante no 5º round.  

No card principal, Lyoto Machida usou o mesmo golpe de Anderson Silva e repetiu o nocaute espetacular ao estilo “Karatê Kid” sobre Vitor Belfort, levantando o público presente na arena. Vencedor do “The Ultimate Fighter”, Kelvin Gastelum superou Ronaldo Jacaré na decisão dividida dos juízes na luta co-principal do evento.

Reveja o UFC 224: Nunes x Pennington no UFC Fight Pass

 

UFC 237: Namajunas x Andrade

11 de maio de 2019 

O UFC 237 trouxe ao público carioca um misto de sentimentos durante as principais lutas do card. No duelo mais importante da noite, Jéssica Bate-Estaca fez jus ao seu apelido, nocauteou de forma brutal a então campeã peso-palha Rose Namajunas e conquistou o cinturão da categoria. 

Na luta co-principal, a lenda Anderson Silva foi derrotada de forma frustrante pelo norte-americano Jared Cannonier após lesionar o joelho durante o confronto e não ter condições de seguir no duelo. No embate anterior, José Aldo foi anulado pelo então prospecto Alexander Volkanovski, saiu derrotado na decisão unânime dos juízes e perdeu nova oportunidade de lutar pelo cinturão peso-pena e retomar o seu reinado interrompido em 2017. 

Reveja o UFC 237: Namajunas x Andrade no UFC Fight Pass

 

UFC 283: Teixeira x Hill

21 de janeiro de 2023 

Após três anos e uma pandemia de Covid-19, o Octógono finalmente retornava ao Rio de Janeiro com duas disputas de cinturão liderando o card. Na luta principal, Glover Teixeira não foi capaz de parar o norte-americano Jamahal Hill e foi derrotado na decisão unânime dos juízes no confronto válido pelo então cinturão vago dos meio-pesados. 

No segundo duelo mais importante da noite, Brandon Moreno venceu a tetralogia diante do então campeão peso-mosca Deiveson Figueiredo após o brasileiro sofrer uma grave lesão no olho no final do 3º round e não ser autorizado pelos médicos de seguir no confronto. 

Destaques do card principal, Gilbert Durinho e Johnny Walker venceram no 1º round, respectivamente, os veteranos Neil Magny e Paul Craig e a ex-campeã Jéssica Bate-Estaca não tomou conhecimento da experiente Lauren Murphy batendo sua adversária de forma tranquila por pontos.

Reveja o UFC 283: Teixeira x Hill no UFC Fight Pass

 

Garanta seu lugar no UFC 301

Os ingressos já estão à venda no site da Ticketmaster. E se você não puder comparecer presencialmente ao evento, assista a todas as lutas do UFC 301 ao vivo no UFC Fight Pass.

Para mais informações sobre o evento, acesse: www.ufc.com.br/rio