Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

TOP 30: Os momentos mais memoráveis do PRIDE

Relembre episódios que marcaram os ringues japoneses


Enquanto o UFC se prepara para retornar ao Japão na próxima semana, é o momento perfeito para revisitar os 30 momentos mais memoráveis da história do icônico PRIDE.
Confira o card completo do UFC Japão
Finais do PRIDE Grand Prix 2000 - Sakuraba supera Gracie em 90 minutos épicos
Foi uma batalha épica como jamais havíamos visto na era moderna do MMA e provavelmente nunca veremos novamente. Por 90 minutos, Kazushi Sakuraba e Royce Gracie duelaram e, eventualmente, o resiliente Sakuraba conseguiu assumir as rédeas do combate, e com Royce exausto e severamente punido por uma série de chutes nas pernas, seu irmão Rorion jogou a toalha, dando a vitória ao japonês.
PRIDE 17 - Wanderlei Silva começa seu reinado
O brasileiro Wanderlei Silva fez sua fama no brutal circuito nacional de vale-tudo, mas o estilo que lhe rendeu o apelido de “Cachorro Louco” não pegou de verdade antes de sua passagem no PRIDE. Em 3 de novembro de 2001, Wanderlei venceu o herói japonês Kazushi Sakuraba pela segunda de três vezes, se tornando o primeiro campeão peso-médio (93kg) e começando um reinado que duraria até 2007.
Finais do PRIDE Grand Prix 2000 - Mark Coleman ressurge e conquista o GP
Neil Young disse que é melhor queimar do que sumir aos poucos, e esse parecia ser o caso com Mark Coleman, que conquistou seis vitórias no UFC antes de perder três seguidas e sair da organização. Mas Coleman não estava pronto para sumir, e no GP do PRIDE em 2000 ele provou isso, liquidando Igor Vovchanchyn na final e realizando uma das comemorações mais memoráveis do esporte.
PRIDE 1 - Rickson Gracie inaugura a Era Pride
Considerado por muitos o maior lutador do clã Gracie, Rickson inaugural a Era PRIDE no Japão assim como seu irmão Royce começou o reinado no UFC nos Estados Unidos - com vitória por finalização. Rickson forçou Nobuhiko Takada a bater em uma chave de braço aos 4m47s do primeiro round, e, com o lançamento do PRIDE, o MMA nunca mais seria o mesmo.
PRIDE Final Conflict Absolute - Cro Cop vence o GP absoluto em 2006
Após incontáveis guerras e derrotas em duas de suas últimas três lutas, Mirko Cro Cop era tido como um lutador que já havia passado de seus melhores dias quando entrou no GP absoluto em 2006. Sua decadência era puro exagero no entanto, e após vitórias sobre Ikuhisa Minowa e Hidehiko Yoshida, Cro Cop encerrou sua emocional campanha com duas performances estelares em uma noite liquidando Wanderlei Silva e Josh Barnett e conquistando o título do GP.
PRIDE 21 - Frye x Takayama - A luta que virou uma partida de hóquei
“Sutilezas não serão vistas nesta luta”, disse o comentarista Stephen Quadros antes do duelo entre Don Frye e Yoshihiro Takayama, e ele não poderia estar mais certo, já que os atletas começaram a atirar bombas assim que se encontraram, com a sequência em que os dois se seguram enquanto conectam direitas atrás de direitas ao melhor estilo jogo de hóquei sendo até hoje um dos momentos mais memoráveis do PRIDE. Frye venceu por nocaute técnico no primeiro round, mas ambos seguem lembrados por esse dia, e Frye recentemente mandou uma mensagem carinhosa a seu antigo oponente, que batalha contra lesões sofridas em uma luta de pro wrestling. Seja forte, Takayama!
2003\04 - A rivalidade entre Wanderlei Silva e “Rampage” Jackson
Apesar de os fãs do UFC com pouca memória talvez só se lembrarem da vitória de “Rampage” Jackson sobre Wanderlei Silva no UFC 92, lá no PRIDE foi o “Cachorro Louco” que saiu de duas lutas selvagens contra Rampage de mãos erguidas. Os dois não se gostavam e não escondiam isso de ninguém, adicionando intensidade às suas lutas que cativaram os fãs. E o Wanderlei que nocauteou Rampage foi o melhor Wanderlei que já vimos.
PRIDE Critical Countdown 2005 - Shogun e Minotouro fazem uma das maiores lutas da história
Quando as estrelas em ascensão Mauricio “Shogun” Rua e Rogério “Minotouro” Nogueira se encontraram, as apostas estavam mais altas que o normal. Eram as quartas de final do GP de 2005 e também era um confronto entre as lendárias Chute Boxe (Shogun) e Brazilian Top Team (Minotouro). Mas tudo isso foi esquecido durante uma guerra de três rounds que mostrou os melhores aspectos do MMA, e apesar de Shogun ser declarado o vencedores, foram os fãs que realmente ganharam.
PRIDE Final Conflict 2003 - Minotauro cresce novamente e finaliza Cro Cop
Em uma carreira repleta de viradas incríveis, esta talvez seja aquela que você precisa colocar na cápsula do tempo de Rodrigo “Minotauro” Nogueira. Castigado pelo striker mais violento do esporte, Mirko Cro Cop, Minotauro teve sua determinação testada como nunca durante um terrível primeiro round. No segundo, o brasileiro levou Cro Cop ao chão e o finalizou com uma chave de braço, consolidando uma milagrosa vitória.
PRIDE 25 - Fedor: o início do reinado
Rodrigo Minotauro era o primeiro e inquestionável rei do peso-pesado no PRIDE, mas como em qualquer inevitável troca de poder, o novo monarca lhe tirou à força, e após as vitórias sobre Semmy Schilt e Heath Herring, o russo Fedor Emelianenko passou por Minotauro por decisão dos jurados em março de 2003, iniciando um reinado que durou até o fim da organização, tornando seu apelido, “O Último Imperador”, ainda mais adequado.
PRIDE 15 - Rampage estreia contra Sakuraba
Poucos sabiam quem era Quinton Jackson quando ele foi chamado para enfrentar Kazushi Sakuraba no PRIDE 15 em julho de 2001. Mas com uma corrente pesada em seu pescoço, um uivado assustador e bate-estacas que se tornariam sua marca registrada, o homem conhecido como “Rampage” se introduziu ao mundo do MMA de forma memorável apesar de perder para a estrela japonesa por finalização no primeiro round.
PRIDE Total Elimination 2005 - Shogun deixa sua marca ao destruir Rampage
O brasileiro Mauricio Shogun era visto com justiça como uma das maiores promessas do MMA quando entrou no GP peso-médio (93kg) em 2005. Mas quando ele enfrentou um dos favoritos, Rampage Jackson, na primeira rodada do torneio, e entregou um castigo assustador no primeiro round, que terminou com tiros de meta, Shogun foi de zebra a favorito em questão de 4m47s.
PRIDE Critical Countdown 2004 - Rampage quase arremessa Arona através do ringue
É parte de todos os melhores momentos de Rampage, e com justiça. Duas lutas após sua primeira derrota para Wanderlei Silva, Jackson precisava de uma vitória sobre Ricardo Arona para conseguir a revanche, mas quando o faixa-preta brasileiro encaixou um triângulo, as coisas não pareciam boas. Então, o norte-americano levantou Arona acima de sua cabeça e o arremessou de volta ao chão, nocauteando-o instantaneamente em uma demonstração absurda de força.
PRIDE Shockwave 2004 - Gomi libera o ‘pequeno demônio’ em Jens Pulver
Com a divisão peso-leve do UFC em hiato de 2004 a 2006, era a hora perfeita para o japonês Takanori Gomi se consolidar como o melhor peso-leve do esporte, e que maneira melhor de fazer isso do que vencendo o último (e até então único) homem a conquistar o cinturão do UFC, Jens Pulver? Ele fez exatamente isso, nocauteando Pulver no primeiro round em uma empolgante batalha de trocação.
PRIDE 19 - Bad Blood: Don Frye x Ken Shamrock
Era uma luta que provavelmente deveria ter acontecido no octógono no meio dos anos 90, mas antes tarde do que nunca, e os pioneiros do UFC Don Frye e Ken Shamrock finalmente se encontraram no PRIDE em 2002. A luta correspondeu às expectativas, e Frye venceu em uma apertada decisão que talvez tenha sido a primeira a colocar o PRIDE no mapa para os Estados Unidos.
PRIDE Final Conflict 2003 - Liddell congelou em Tóquio
Quando o presidente do UFC Dana White enviou Chuck Liddell para o PRIDE para representar o UFC no GP peso-médio em 2003, a ideia era que o “Homem de Gelo” eventualmente se encontrasse com Wanderlei Silva nas finais. Mas Rampage Jackson tinha outras ideias e parou Liddell no segundo round da semifinal do torneio.
PRIDE Total Elimination 2003 - Cro Cop esmaga Vovchanchyn
É justo dizer que o peso-pesado ucraniano Igor Vovchanchyn já não estava em seu auge, que aconteceu antes da explosão do MMA no mundo. Mas Mirko Cro Cop estava exatamente em seu melhor momento, e munido da frase “perna direita, hospital; perna esquerda, cemitério”, ele nocauteou Vovchanchyn com um chute na cabeça a 1m29s do primeiro round.
PRIDE 10 - O Caçador de Gracies vence, mas Renzo não bate
Apelidado de “Caçador de Gracies” por um bom motivo, Kazushi Sakuraba venceu quatro membros da primeira família do MMA (Royler, Royce, Renzo, Ryan) no PRIDE, mas o que foi memorável sobre sua luta com Renzo não foi o que aconteceu, mas o que não aconteceu, já que Renzo se recusou a bater para a kimura que definiu a luta e teve seu braço quebrado. Até hoje, Renzo tem uma foto em sua academia em Nova York - a da luta contra Sakuraba.
PRIDE Final Conflict 2005 - Fedor vence Cro Cop
Quando Fedor Emelianenko conquistou o título peso-pesado do PRIDE, ele estava em rota de colisão com Mirko Cro Cop, e após o croata somar sete vitórias seguidas, incluindo um nocaute sobre o irmão de Fedor, Aleksander, ele finalmente conseguiu sua chance no que foi uma das lutas mais aguardadas de todos os tempos. Mas Fedor acabou com o drama logo de cara, dominando do início ao fim e vencendo por decisão.
PRIDE Shockwave - Minotauro acaba com “A Besta”
Por um segundo, muitos assistindo a luta entre Rodrigo Minotauro e Bob “A Besta” Sapp imaginaram se seria possível que o brasileiro sobrevivesse aos bate-estacas aplicados pelo pro wrestler de 1,95m e 136kg. Mas como um personagem de filme de terror, Minotauro renasceu dos mortos, cansando Sapp com sua determinação antes de finalizá-lo com uma chave de braço no segundo round.
PRIDE 17 - Minotauro se torna o primeiro campeão peso-pesado do PRIDE
Quando a história do MMA for escrita, o capítulo dos pesos-pesados certamente terá o nome de Rodrigo Minotauro Nogueira. Com pouco mais de dois anos de carreira, sua lenda começou ao conquistar uma vitória impressionante por decisão unânime sobre Heath Herring em 3 de novembro de 2001, se tornando o primeiro campeão peso-pesado da história do PRIDE.
2000\2007 - A série Dan Henderson\ Wanderlei Silva
Duas vezes membro da delegação norte-americana de wrestling nas Olimpíadas, Dan Henderson foi recebido de forma rude no PRIDE por Wanderlei Silva, que o castigou e venceu por decisão no PRIDE 12. Quase sete anos se passaram antes que Henderson tivesse a chance da redenção, e ele aproveitou, nocauteando Wanderlei e se tornando o primeiro homem na história a ter cinturões do PRIDE em duas categorias diferentes de forma simultânea.
PRIDE 16 - Don Frye no primeiro evento após 11 de setembro
Com os trágicos eventos de 11 de setembro ainda na mente de milhões ao redor do mundo, Don Frye entrou no ringue do PRIDE em 24 de setembro para enfrentar Gilbert Yvel e, pela primeira vez, o resultado final (vitória de Frye por desqualificação) não importou. O que importou era que Frye, um norte-americano quintessencial, mostrou o espírito de luta do país, particularmente durante uma entrada inesquecível no ringue que amoleceu até os corações mais duros.
2003\2004 - Fedor é humano - pelo menos um pouco
Com seu longo reinado na divisão peso-pesado, precisão mecânica e personalidade modesta, é fácil esquecer que Fedor Emelianenko também é humano, algo visto quando ele foi pego de jeito por Kazuyuki Fujita no PRIDE 26 e derrubado com um suplê por Kevin Randleman no PRIDE Critical Countdown. Estas lutas aconteceram em 2003 e 2004, e ele venceu ambas por finalização. Ninguém no PRIDE chegou perto de vencê-lo depois disso.
PRIDE 32 - A invasão norte-americana
Após anos de sucesso no Japão, o PRIDE testaria sua marca na capital mundial da luta - Las Vegas. E apesar de as regras terem sido alteradas para as utilizadas nos Estados Unidos, os fãs ficaram felizes de saber que o PRIDE ainda era o PRIDE, completo com estrelas Mauricio Shogun, Kevin Randleman, Dan Henderson, Vitor Belfort e uma luta principal que viu Fedor Emelianenko finalizar Mark Coleman.
PRIDE 33 - O ‘bad boy’ Nick Diaz surpreende Gomi
Após uma campanha no UFC em que teve três derrotas em suas últimas cinco lutas, Nick Diaz buscou reabilitação no segundo evento do PRIDE nos Estados Unidos, e fez mais do que isso contra o campeão peso-leve Takanori Gomi, castigando o japonês antes de definir a luta com uma gogoplata no segundo round, um resultado alterado depois que Diaz falhou no antidoping por maconha após a luta.
PRIDE Shockwave 2004 - Chonan finaliza o “Spider”
Apesar do cartel de um dos maiores de todos os tempos, Anderson Silva, mostrar uma derrota em 2006 por desqualificação para Yushin Okami, a última verdadeira derrota do brasileiro antes da perda do cinturão do UFC foi para outro destaque japonês, Ryo Chonan, que surpreendeu o brasileiro com uma das mais raras finalizações - uma chave de calcanhar voadora que encerrou a luta aos 3m08s do terceiro round.
PRIDE 31 - Coleman x Shogun I - As consequências
A luta em si não foi nada do que se gabar, mas após Mark Coleman ser declarado vencedor quando Shogun quebrou seu braço ao ser derrubado pelo norte-americano, uma confusão se estabeleceu, e quando você tem uma briga dentro do ringue envolvendo Coleman, o irmão de Shogun, “Ninja”, Wanderlei Silva e Phil Baroni, isso tende a não sair da cabeça. Eventualmente a turma do “deixa disso” prevaleceu, e Shogun empatou ao nocautear Coleman no UFC 93, em 2009.
 
2005 - Chute Boxe x Takanori Gomi
Durante os anos do PRIDE, a Chute Boxe teve seus problemas com a Brazilian Top Team e com a equipe de Mark Coleman, mas em 2005, os brasileiros brigaram contra um homem - o campeão peso-leve Takanori Gomi, que venceu Jadson Costa e Luiz Azeredo, sendo que esta última provocou uma confusão no ringue após Gomi desferir golpes tardios em Azeredo. Gomi se desculpou, mas teve a palavra final com mais duas vitórias sobre os rivais naquele ano.
PRIDE Shockwave 2004 - Olímpicos se encontram em Saitama
Era o sonho de um marketeiro, dois medalhistas de ouro nas Olimpíadas se encontrando no ringue do PRIDE para o mundo inteiro ver. E apesar de a luta entre o judoca Hidehiko Yoshida e o wrestler Rulon Gardner não ter sido aquelas coisas, ela merece um rodapé na história, especialmente considerando que a vitória por decisão unânime de Gardner veio em sua primeira e única luta de MMA.
Assine o Combate | Siga o canal do UFC no YouTube | Baixe o aplicativo do UFC