Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Gastelum minimiza diferença de tamanho e pensa em title shot após Jacaré

Norte-americano encara brasileiro no UFC 224, no Rio de Janeiro


Quando venceu a 17ª temporada do The Ultimate Fighter, Kelvin Gastelum lutava como peso-médio. Assim como muitos outros participantes de diversas temporadas do reality, ele desceu de categoria para começar sua carreira como atleta do UFC, mas alguns problemas com a balança forçaram-no a voltar para a divisão até 84 kg.

Ali, com seus 1,75m de altura, Gastelum acaba ficando pequeno perto de grande parte dos oponentes. É o caso de sua próxima luta, contra Ronaldo Jacaré (1,85m) no UFC 224.

Compre aqui seu ingresso para o UFC 224

Mas com vitórias dominantes sobre Tim Kennedy e Michael Bisping, o lutador mostra que tamanho não é documento. E não vai ser diferente em 12 de maio no Rio de Janeiro.

“Já lutei com caras tão grandes quanto ele e os venci. O tamanho não me preocupa muito, mas suas habilidades, por outro lado, me preocupam. Ele é muito bom no chão, mas sinto que estou preparado para o que ele trouxer", disse em conversa com a reportagem do UFC Brasil.

"Sinto que ele está no fim da carreira, ele é um pouco mais velho do que eu, e eu estou apenas começando. Já estou lutando há algum tempo, mas sinto que ainda estou apenas começando”.

Assim como Jacaré, Gastelum acredita que o vencedor desta batalha se credencia para uma disputa pelo cinturão dos médios contra quem ganhar a revanche entre Robert Whittaker e Yoel Romero.

Mais UFC 224: Jacaré quer ser campeão | Belfort explica estratégia | Mutante não escolhe adversário | Lineker quer testar adversário | Mackenzie vai representar o Brasil

Mas e a possibilidade de voltar aos meio-médios?

“Estou indo bem no peso-médio, mas eventualmente acho que posso descer novamente e lutar pelo título dos meio-médios ou lutar com algum dos melhores caras de lá. Sinto que ainda posso competir lá. Eu era jovem e tolo quando não conseguia bater o peso, mas sinto que estou mais maduro, cresci e aprendi, e estou pronto para seguir em frente”.

Luta no Brasil

Lutar no Brasil pode ser algo intimidador para muitos atletas estrangeiros, mas não para Kelvin Gastelum. O norte-americano descendente de mexicanos convive com brasileiros diariamente e até fala português, e agora se prepara para fazer seu segundo combate no país.

Gastelum diz acreditar que terá algum apoio dos brasileiros quando subir ao Octógono e relembra uma experiência engraçada em outra passagem pelo país.

"Vou aceitar o apoio que eu tiver. As pessoas são incríveis por lá. Quando eu estava em Fortaleza, uma pessoa veio até mim e disse ‘Prazer em conhecê-lo, sou um grande fã e te desejo tudo de melhor’, e quando eu estava saindo, ele disse, ‘Uma última coisa: uh, vai morrer’, mas tudo bem. Eu gosto do Brasil, gosto das pessoas, da cultura e especialmente da comida”.