Pular para o conteúdo principal
A Marca

Introdução ao MMA

O QUE É MMA?

As artes marciais mistas (MMA) são um esporte de combate de contato que permitem uma ampla variedade de técnicas e habilidades de luta, a partir da mistura de vários outros esportes de combate. As regras permitem o uso de golpes tanto em pé quanto no chão. A arte possibilita que atletas de diferentes origens participem da competição.

ESTILO DE LUTAS

Boxe: chamado de "nobre arte", tem como característica a habilidade de lutar com os punhos, geralmente com luvas de couro acolchoadas. Os pugilistas costumam ter movimentos elaborados com as pernas e rápidos jabs no ataque.

Jiu-Jítsu brasileiro: em meados de 1920, Carlos Gracie inaugurou a Academia Gracie de Jiu-Jítsu no Rio de Janeiro. Lá, ensinava habilidades que aprendeu com o mestre de judô japonês Esai Maeda. As técnicas foram mais tarde modificadas para que o uso da força fosse menor e para que elas fossem mais efecientes contra oponentes maiores. A reputação do jiu-jítsu brasileiro espalhou-se por causa do successo de seus praticantes em competições de vale-tudo.

Jiu-Jítsu: antiga arte marcial japonesa que engloba arremessos, chaves nas juntas, golpes e treinamento de armas.

Judô: arte marcial esportiva japonesa criada em 1882 por Jigoro Kano e derivada do jujutsu. O judô é um esporte olímpico que hoje dá ênfase em arremessos. Golpes de trocação são proibidos. 

Caratê: nome usado para identificar algumas artes marciais do Japão e da região de Okinawa. Embora seja conhecido por técnicas lineares e poderosas, o caratê tem alguns estilos que incorporam métodos mais suaves e circulares. Alguns dos estilos mais populares de caratê são Kyokushinkai, Shotokan, Goju-Ryu, Shorin-Ryu e Kenpo – que é a primeira versão "americanizada" do esporte.

Kickboxing: arte marcial que combina golpes de boxe e chutes. Há alguns estilos diferentes com regras distintas, como muay thai e full contact.

Kung Fu: também chamado de gung fu, boxe chinês ou wu shu. Há centenas de estilos de kung fu, muitos que têm como base os movimentos de animais. Alguns dos mais conhecidos são wing chun, pau kua, tai-chi-ch’uan e shuai chiao.

Wrestling (ou luta Olímpica) freestyle e greco-romano: possivelmente o esporte mais antigo em que os competidores lutam corpo a corpo, tentando arremessar ou derrubar o adversário sem golpes de trocação. Alguns estilos de wrestling incluem o freestyle e o greco-romano.

Taekwondô: uma das artes marciais mais praticadas do mundo, é um estlo coreano conhecido por suas técnicas de chute. 

FORMAS DE VENCER

Finalização: quando o atleta comunica desistência de forma física (usando a mão, dando tapas no chão) ou verbal.

Nocaute: quando o atleta fica inconsciente ou desacordado por causa de golpes ou impacto.

Nocaute Técnico: o árbitro interrompe a luta.

Decisão via pontuação, incluindo Unânime: todos os juízes escolhem o mesmo atleta como vencedor.

Dividida: um juiz escolhe um atleta e os outros dois juízes, o adversário.

Majoritária: dois juízes escolhem o mesmo atleta como vencedor. O terceiro juiz vê empate.

Empate: pode ser unânime, majoritário ou dividido.