Pular para o conteúdo principal

Abu Dhabi, uma surpresa no meio do deserto

A cidade sedia a defesa de título dos pesos-leves de Khabib Nurmagomedov contra Dustin Poirier em 7 de setembro

Há quatro anos, a bióloga Pollyane Martins mudou completamente sua vida. Trocou o Brasil pelos Emirados Árabes para acompanhar o marido, que foi para a capital Abu Dhabi para trabalhar. Quando estava se preparando para a mudança, Polly resolveu começar a escrever um blog.

“Foi um modo que encontrei de me dedicar a algo que me dava prazer e ao mesmo tempo mostrar às pessoas como era a vida aqui nos Emirados Árabes”, conta ela sobre o Diários de Polly. De lá para cá, ela ajudou muita gente que fez o mesmo caminho.

Confira todas as lutas do UFC 242

“O blog acompanhou as dores e delícias da minha adaptação a Abu Dhabi. Fico feliz de ter trazido a minha contribuição a várias pessoas que pensam em se mudar para cá e sou grata também por ter utilizado essa plataforma para expressar meus sentimentos e experiências.”

Com o tempo, seus posts passaram a relatar suas aventuras (e algumas desventuras) em viagens que Polly faz com o marido. “Hoje, o blog é um diário das minhas vivências como expatriada e um blog de viagem, com dicas e relatos sobre os cantos do mundo que já visitamos.”

Polly conta que sofreu um baita choque cultural quando se mudou para Abu Dhabi, a segunda cidade mais populosa dos Emirados Árabes – a primeira, e mais famosa, é Dubai. “Nos meus primeiros meses, as maiores dificuldades que encontrei foram sobreviver ao verão (chegamos no auge dele, com sensação térmica que pode chegar a 60 graus C), à adequação aos costumes locais, inclusive em relação às vestimentas e comportamentos em público, e também à censura imposta à internet e à comunicação”, conta.

Segundo a bióloga, de 2015 para cá o país tem ficado mais aberto aos costumes ocidentais. E ela diz que há vários pontos positivos em morar lá. “Dentre eles, destaco a segurança. Abu Dhabi foi eleita em 2019 a cidade mais segura do mundo e tem se mantido no topo da lista por três anos consecutivos.” Mas tem mais. “A diversidade cultural que a cidade abriga, a facilidade de adquirir bens de consumo, a posição geográfica estratégica para viajar para vários lugares do mundo e a qualidade de vida, especialmente para famílias, são outros fatores que considero positivos.”

Adaptada à vida no Oriente Médio, Polly conta o que gosta de fazer: “Durante o verão, por causa das altas temperaturas, nossa vida fica restrita a lugares fechados, como shoppings (há vários na cidade, com excelente estrutura), restaurantes e parques temáticos. Quando a temperatura fica mais amena, podemos ir para a praia, para os hotéis no deserto, parques aquáticos, parques urbanos ou simplesmente passear pela cidade, que tem uma orla muito bonita e agradável. Ah, claro, também gostamos de pegar o carro e ir para Dubai, que é uma cidade muito mais movimentada e cheia de atrações”.

Está com viagem marcada para assistir à luta de Khabib Nurmagomedov contra Dustin Poirier? Abaixo, Polly conta os 5 lugares imperdíveis e seus 3 restaurantes prediletos para quem vai visitar a cidade, que vai sediar o UFC Abu Dhabi em 7 de setembro. Coloque esses locais em sua lista:

1) Sheikh Zayed Grand Mosque
“Sem dúvida, o lugar mais imperdível de Abu Dhabi. É uma mesquita maravilhosa em mármore branco e muito ouro.”

2) Emirates Palace
“Outro lugar também famoso pela sua opulência e beleza, é um hotel como nenhum outro que você já viu. É onde você pode apreciar o café com ouro!”

3) Louvre Abu Dhabi
“Também imperdível, o museu impressiona pela sua arquitetura.”

4) Ferrari World
“Para quem gosta de diversão. O parque temático tem várias atrações, inclusive a montanha-russa mais rápida do mundo!”

5) Praia de Saadiyat
“Com suas águas azul-turquesa, de temperatura agradável, com certeza é a mais bonita da cidade – quiçá do país.”

Os três restaurantes
“É difícil dizer apenas um favorito, já que aqui temos a possibilidade de experimentar cozinhas do mundo inteiro”, diz Polly.
1) Benjarong, de cozinha tailandesa
2) Abd El Wahab, de culinária libanesa
3) Pizza Di Rocco, a “melhor pizza delivery da cidade”