Pular para o conteúdo principal
Entrevistas

Após “reciclagem”, Renato Moicano planeja ser opção em duas categorias no UFC

Com luta marcada para o UFC Brasília, brasileiro fala sobre o novo momento de sua carreira

Dois mil e dezenove poderia ter sido o melhor ano da carreira de Renato Moicano. Em alta na organização e então no Top 5 do peso-pena, a disputa de cinturão parecia apenas uma questão de tempo. Mas uma derrota para o ex-campeão José Aldo em fevereiro mudou completamente o rumo da coisas.

Quatro meses dois, Moicano estaria novamente no octógono, dessa vez para enfrentar o Zumbi Coreano. E o nocaute sofrido com apenas 58 segundos de luta fez o brasileiro amargar pela primeira vez em sua carreira um período de 12 meses sem vitória.

“Eu acabei aceitando enfrentar o Zumbi, pois achava que naquele momento eu precisava lutar. Mas foi naquele momento também, depois de sofrer a segunda derrota seguida, que percebi que era hora de parar, estudar mais, repensar tudo e passar por uma reciclagem. Havia algumas questões pessoais também, a minha esposa está grávida, então era o momento certo para reorganizar a minha vida profissional e pessoal ”, declarou.

Moicano então mergulhou nos treinamentos, mas o primeiro ponto a ser corrigido já havia sido indentificado pelo lutador e sua equipe. “O meu corte de peso já vinha sendo um problema há algum tempo. Meu treinador e eu já conversávamos sobre isso mesmo antes da luta contra o Aldo. Sabíamos que minha performance estava sendo prejudicada. Mas eu estava relutante, estava no Top 5 e não queria abrir mão disso. Mas aí vieram as duas derrotas e entendi que era o momento certo de mudar”.

O período de reciclagem de Renato Moicano durou exatamente seis meses. O brasileiro já tem um novo duelo marcado, no dia 14 de março, contra o bósnio Damir Hadzovic, agora na categoria até 70kg.

“Acredito que essa mudança vai me fazer bem, abrir mais possibilidades dentro do UFC e é o que estou procurando nesse momento. Quero que o UFC saiba que pode contar comigo a qualquer momento, seja no peso-pena ou no peso-leve. Não é uma decisão definitiva, é um teste, mas eu ainda tenho muita lenha pra queimar e vou provar isso”, explica.

O palco escolhido para o seu retorno ao octógono não poderia ser melhor, a Capital Brasília, cidade natal do Brasileiro. “Será muito bom voltar à minha cidade e encontrar os amigos. Sei que a torcida será grande pela minha vitória. Mas, nesse momento, a minha prioridade é vencer essa luta. Quero dar um show e mostrar para o UFC que posso enfrentar caras ranqueados nas duas categorias”, finalizou.