Pular para o conteúdo principal
Entrevistas

A ascensão de Khabib Nurmagomedov

Em 2013, antes do surgimento do Khabib fenômeno e de sua rivalidade com Conor McGregor, a lenda do peso-leve já tinha quatro vitórias no UFC e um cartel 20-0. Hoje revisitamos aquela conversa de 2013.

Quando nos sentamos pela primeira vez com Khabib Nurmagomedov em 2013, o lutador de 24 anos já tinha um cartel 20-0 como profissional e quatro vitórias em sua carreira no UFC. No entanto, mesmo nesta fase inicial, ficou claro que um cinturão estava no futuro de "The Eagle", que defenderá sua coroa do peso-leve pela terceira vez contra Tony Ferguson.

É uma visão interessante da mentalidade de uma das figuras mais intrigantes do UFC antes das superlutas com Conor McGregor e Dustin Poirier. Portanto, sem mais delongas, vamos relembrar a ascensão de Khabib.

TORONTO, CANADA - SEPTEMBER 21: Khabib Nurmagomedov (L) speaks with Joe Rogan (R) after defeating Pat Healy (not pictured) in their UFC lightweight bout at the Air Canada Center on September 21, 2013 in Toronto, Ontario, Canada. (Photo by Al Bello/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images)

TORONTO, CANADA - SEPTEMBER 21: Khabib Nurmagomedov (L) speaks with Joe Rogan (R) after defeating Pat Healy (not pictured) in their UFC lightweight bout at the Air Canada Center on September 21, 2013 in Toronto, Ontario, Canada. (Photo by Al Bello/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images)
 

TORONTO, CANADA - SEPTEMBER 21: Khabib Nurmagomedov (L) speaks with Joe Rogan (R) after defeating Pat Healy (not pictured) in their UFC lightweight bout at the Air Canada Center on September 21, 2013 in Toronto, Ontario, Canada. (Photo by Al Bello/Zuffa L

Se você é do tipo cético, pode presumir que Khabib Nurmagomedov aceitou a luta no UFC 160 com Abel Trujillo simplesmente porque não queria ter que se envolver no planejamento do seu casamento em junho.

Não foi assim, riu o recém-casado peso-leve.

"Não foi por causa do casamento", disse Nurmagomedov. "Toda a nossa família participa da preparação do casamento, então a única coisa que o noivo precisa fazer é apenas aparecer."

Legal. E se Nurmagomedov estava distraído com as núpcias iminentes, ele não o mostrou na noite da luta, pois dominou Trujillo a caminho de uma vitória decisiva em três rounds, elevando seu perfeito recorde profissional de MMA para 20-0. A luta não foi isenta de drama, pois Nurmagomedov ficou acima do peso por meio quilo e meio, levando a uma briga com seu oponente na pesagem.

"Antes da pesagem, ele não apertou minha mão", disse Nurmagomedov. "É um gesto de desrespeito de onde eu sou. Mas eu estava composto e controlado minhas emoções durante a luta.”

Ele fez isso, estabelecendo um novo recorde no UFC de 21 quedas em 27 tentativas, tornando o que era esperado para ser um confronto intrigante de estrelas em ascensão do peso-leve em uma vitória unilateral.

"Eu dominei por causa de meu wrestling e grappling superiores", disse o ex-campeão de Sambo do Daguestão. "Decidi levar a luta para o chão, onde tenho uma vantagem, e meu wrestling ainda surpreenderá muitos lutadores."

Até o momento, Nurmagomedov dominando e fazendo tudo parecer fácil tem sido a par do curso, uma façanha impressionante para alguém que não completa 25 anos até setembro. Ele admite que sua vitória por decisão sobre Gleison Tibau em 2012 foi sua luta mais desafiadora até hoje, mas, ao mesmo tempo, ele diz que nunca duvidou que sua mão seria a mão levantada no final. Essa é uma confiança e maturidade forjadas na competição, dentro e fora dos esportes convencionais.

 

"Eu tenho lutado nas ruas e em vários torneios desde a infância, e essa experiência e confiança me ajudam bastante", disse ele. "Talvez esteja nos meus genes porque meu pai também é um atleta talentoso."

LAS VEGAS, NV - MAY 25:   Khabib Nurmagomedov (blue shorts) slams Abel Trujillo in their lightweight bout during UFC 160 at the MGM Grand Garden Arena on May 25, 2013 in Las Vegas, Nevada.  (Photo by Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images)  ***

LAS VEGAS, NV - MAY 25: Khabib Nurmagomedov (blue shorts) slams Abel Trujillo in their lightweight bout during UFC 160 at the MGM Grand Garden Arena on May 25, 2013 in Las Vegas, Nevada. (Photo by Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images) *** Local Caption *** Khabib Nurmagomedov; Abel Trujillo


No entanto, no início, seu pai Abdulmanap - faixa-preta de judô, campeão ucraniano de Sambo Nacional e mestre nacional de esportes no wrestling freestyle - não queria um caminho semelhante para Khabib.

"Minha infância foi bem normal", disse Khabib. “Meu pai queria que eu estudasse e eu queria me tornar um atleta profissional. (Risos) Ele e eu sempre tivemos um mal-entendido sobre isso, mas meu pai acabou percebendo que eu tinha um dom para lutar e começou a me treinar para me tornar o melhor do mundo em 2005.”

Três anos depois, Nurmagomedov estava fazendo sua estreia profissional no MMA, finalizando Vusal Bayramov no primeiro round. Mas foi em 2010 que ele percebeu que tinha talento e vontade de levar as coisas ainda mais longe.

"Eu percebi isso quando ganhei o campeonato mundial do Sambo em 2010", disse ele. "Comecei a treinar muito mais e comecei a trabalhar no meu sonho de me tornar um lutador do UFC."

Em 2012, ele alcançou esse sonho e, desde então, venceu todas as quatro lutas no Octógono, finalizando Kamal Shalorus, nocauteando Thiago Tavares e pontuando contra Tibau e Trujillo. Ele treina na renomada academia AKA em San Jose e, após alguns ajustes compreensíveis, está pronto e pronto para qualquer coisa.

"Foi difícil viver nos EUA a princípio", disse ele. “No entanto, minha vida consiste em treinamento, religião, sono e refeições. Seguindo esse princípio, é fácil se acostumar com qualquer coisa."

Ele também está se acostumando à vida no UFC, onde não é uma coisa ruim sair e pedir o que quer. Como por exemplo seu pedido no Twitter para uma luta com o ex-campeão de duas divisões BJ Penn.

"Pedi uma luta com BJ Penn, mas não recebi uma resposta", disse ele. “Talvez eles tenham planos diferentes para ele. Eu queria enfrentar alguém que assistia na TV quando era mais jovem. Ele é uma lenda."

Algum dia, se as coisas continuarem do jeito que estão para o invencível jovem de 24 anos, ele pode estar recebendo pedidos semelhantes de novatos famintos. Mas, por enquanto, ainda há trabalho a ser feito, e Nurmagomedov está mais do que disposto a fazê-lo. Então quem é o próximo? Ele não hesita em continuar alcançando o topo.

"Se BJ não estiver disponível, eu adoraria lutar com (TJ) Grant", disse Nurmagomedov sobre o número um do Canadá, recentemente forçado a desistir de sua luta no UFC 164 com o campeão Benson Henderson devido a lesão. "Se ele sente que é o próximo candidato ao título, deixe-o provar me derrotando no UFC 165 (21 de setembro) em sua terra natal."