Pular para o conteúdo principal
Charles Oliveira e Arman Tsarukyan se encaram na coletiva de imprensa do UFC 300, em abril de 2024 (Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Análises

Charles Oliveira x Arman Tsarukyan: quem vence no UFC 300 e por quê?

Analisamos a luta que deve definir o próximo desafiante ao cinturão dos pesos-leves neste sábado (13)

Dois dos principais nomes do peso-leve na atualidade vão medir forças em um combate que promete ser histórico no UFC 300. O ex-campeão Charles "do Bronxs" Oliveira encara Arman Tsarukyan no card principal do evento que acontece neste sábado (13), em Las Vegas.

Garanta já o seu ingresso para o UFC 301

O duelo é de extrema importância para ambos, pois segundo o CEO do UFC, Dana White, o vencedor terá a chance de disputar o cinturão da categoria contra o campeão Islam Makhachev. Abaixo, vamos falar os pontos fortes de cada um e o que esperar do duelo.

Mais UFC 300: Confira o Raio-X entre Poatan e Hill

Charles "do Bronxs" Oliveira

Charles "do Bronxs" Oliveira golpeia Beneil Dariush no UFC 289. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Charles "do Bronxs" Oliveira golpeia Beneil Dariush no UFC 289. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)


Pontos chave: 20 vitórias pela via rápida (primeiro lugar na história do UFC), 19 bônus pós-luta (primeio lugar na história do UFC), 40 tentativas de finalização (segundo lugar na história do UFC) 

Nos últimos cinco anos, poucos lutadores têm sido tão empolgantes no Octógono quanto Charles "do Bronxs" Oliveira. 

Desde seu retorno à categoria dos leves, em 2017, o brasileiro demonstrou uma evolução significativa em seu jogo, combinando habilidades técnicas em pé e no solo, além de uma mente inabalável. Sua capacidade de finalizar os oponentes de qualquer posição é incomparável e o ex-campeão ainda adicionou uma trocação afiada a seu jogo, sendo preciso em seus golpes e utilizando sua envergadura para dominar os adversários com diretos à distäncia. 

Caso o rival tente se aproximar, Charles passa a utilizar as joelhadas e cotoveladas, uma marca de sua academia - a Chute Boxe Diego Lima. Esse repertório diversificado de ataques o faz ser um lutador perigoso a todo momento, enquanto sua habilidade defensiva e jiu-jítsu afiado o mantêm seguro contra possíveis quedas. 

Arman Tsarukyan

Arman Tsarukyan comemora a vitória no UFC Austin. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)

Arman Tsarukyan comemora a vitória no UFC Austin. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)


Pontos chave: Média de 3,4 quedas a cada 15 minutos, 3,85 golpes significativos por minuto, 75% de defesa de quedas 

Quando falamos de MMA, sabemos que um lutador com grandes habilidades em pé e no solo tem uma chance maior de ter sucesso em sua carreira, como percebemos nos casos de Georges St-Pierre e Jon Jones. Arman Tsarukyan ainda tem um longo caminho para percorrer até chegar a eles, mas suas habilidades melhoram a cada luta. 

O armeno é conhecido pelo seu forte grappling e tem apresentado um jogo em pé cada vez mais refinado, podendo nocautear seus adversários e ser uma ameaça constante. O peso-leve apresenta explosão e agressividade em todos os momentos da luta, podendo dominar os rivais e mudar o ritmo de um confronto. 

No striking, destaque para seus chutes e golpes de encontro, enquanto no solo ele possui um forte controle de posição - algo visto em diversos lutadores vindos do leste europeu.  

O que esperar? 

Charles "do Bronxs" Oliveira e Arman Tsarukyan se encaram na Coletiva de Imprensa do UFC 300. (Foto por Mike Roach/Zuffa LLC)

Charles "do Bronxs" Oliveira e Arman Tsarukyan se encaram na Coletiva de Imprensa do UFC 300. (Foto por Mike Roach/Zuffa LLC)


Embora a luta prometa ser intensa em todas as áreas, também é possível vê-la como um jogo de xadrez, onde um movimento errado pode ser decisivo. 

Tsarukyan pode encontrar vantagem testando a defesa de wrestling de Charles, embora isso possa colocá-lo em risco de ser finalizado pelo brasileiro. O armeno demonstrou confiança em todos os seus outros embates para colocar os adversários no chão, mas ninguém com a habilidade do brasileiro. 

Em pé, Tsarukyan pode ter uma leve vantagem na velocidade e explosão, enquanto Charles tem mais técnica e variações de golpes, especialmente com as joelhadas no corpo. Essa estratégia, inclusive, pode ser crucial contra um oponente que gosta de mergulhar nas pernas dos adversários, igual ao armeno. 

Na resistência, vimos o brasileiro sofrer knockdowns, mas se recuperar no chão e conquistar viradas com seu jogo de pressão, enquanto Tsarukyan foi abalado por um cruzado de esquerda de Netto BJJ e poderia ter sido nocauteado caso o seu rival não tivesse cedido a queda. 

Quem sairá vitorioso? No sábado descobriremos, mas temos a seguinte certeza: você não pode perder. 


UFC 300: Pereira x Hill foi um evento realizado em 13 de abril de 2024. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.

News and announcements

View all