Pular para o conteúdo principal
Blog do Marcelo Alonso

Colby Covington pode ser campeão do UFC?

Mesmo sendo um dos maiores malas da história do esporte, não há como negar: Colby Covington é extremamente competente no que se propõe a fazer.

Depois de vencer os brasileiros Rafael dos Anjos e Demian Maia, “Chaos” conquistou sua sétima vitória consecutiva no UFC no último sábado, “afogando” o ex-campeão Robbie Lawler com um volume impressionante de mais de 400 golpes e 20 tentativas de queda num monólogo de cinco rounds.

Tudo indica que, com esta vitória, o ex-campeão interino e atual nº 1 do ranking da divisão dos meio-médios conseguirá seu tão sonhado title shot contra o nigeriano Kamaru Usman.


Seu maior concorrente é o parceiro de treinos na ATT e amigo de longa data Jorge Masvidal (#3), que apesar de vir de duas impressionantes vitórias por nocaute no 1º round (contra Darren Till e Ben Askren), anteriormente havia sido derrotado por Demian Maia e Stephen Thompson. Vale ressaltar ainda, contra a escolha de Masvidal, que existem duas possibilidades de casamentos interessantes para o bad boy descendente de cubanos: Leon Edwards (#4) e Conor McGregor (3º no ranking dos leves).

O inglês Edwards vem de uma impressionante sequência de oito vitórias no UFC (sua última derrota foi para o atual campeão Kamaru Usman), sendo que em sua penúltima luta em Londres, Edwards chegou a trocar sopapos nos bastidores com Masvidal após o nocaute deste sobre Darren Till. Como Till vinha sendo trabalhado para substituir Michael Bisping como novo número um do MMA inglês e a confusão foi amplamente replicada pela imprensa local, esta luta teria ótimos ingredientes para encabeçar o próximo card na Inglaterra, servindo ainda como uma justa eliminatória para o próximo da fila, após Colby.

Uma outra possibilidade que tem sido ventilada pela imprensa seria uma superluta entre Masvidal e Conor McGregor. Graças à popularidade que tem conquistado como bad boy em suas últimas lutas e, levando em conta o fato de que o irlandês anda sem par para dançar entre os leves, esta poderia ser uma ótima alternativa para o UFC.

Ao ser perguntado sobre esta possibilidade numa conferência de imprensa, Dana White disse que achava Masvidal muito grande para o irlandês, que pareceu morder a isca, ligando imediatamente para reclamar da declaração do patrão. Os primeiros capítulos já foram apresentados ao público. Quem sabe esta novela não sai do papel?

AMERICAN TOP TEAM X BLACKZILIANS

Logo após a vitória sobre Lawler, Colby Covington não perdeu a oportunidade de desafiar o campeão que estava no ginásio fazendo a transmissão para a TV americana. Na sequência, agradeceu aos filhos do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que foram ao evento apoiá-lo à beira do Octógono; fez uma piada infame com o acidente sofrido pelo ex-campeão Matt Hughes “Hoje eu ensinei uma lição neste octógono que o Matt Hughes já aprendeu. Fique fora dos trilhos quando o trem está vindo”; e subiu direto para a cabine de transmissão da ESPN iniciando, ao vivo, um bate-boca com Usman, que certamente o colocou bem à frente de Masvidal na disputa pelo próximo title shot.

Um outro fator curioso que pode ajudar a vender esta luta é a rivalidade genuína entre American Top Team e Blackzilians, que deu origem à equipe do atual campeão. Usman foi inclusive contratado pelo UFC após ser o principal nome da edição do TUF 21. Após sair invicto da casa, ainda finalizou Hayder Hassan (ATT) na grande final garantindo 300 mil dólares de bônus para sua equipe e uma moto Harley Davidson. Esta, aliás, foi a única edição temática do reality show tendo como mote o confronto entre atletas das duas equipes e teve uma excelente audiência.

COLBY X USMAN: QUEM É O FAVORITO?

Para ser sincero, adoraria ver Colby passando por mais um teste antes de disputar o cinturão: o ex-campeão Tyron Woodley, um wrestler de mãos pesadíssimas, que certamente traria desafios diferentes para Colby. Além da excelente defesa de quedas, Tyron tem um poder de nocaute enorme, como vimos contra Lawler e Darren Till. Apesar de ter a mesma idade de Lawler (37 anos), Woodley tem muito menos quilometragem (Tyron tem 24 lutas enquanto Lawler tem 42 lutas) e certamente traria mais ameaças ao jogo de Colby que o próprio campeão. Mas como machucou após passar por cirurgia e só deve voltar mais para o final do ano, esta hipótese está descartada.

Nos resta elucubrar sobre a possibilidade real de Colby Covington x Kamaru Usman, dois wrestlers com estilo basicamente idêntico. Apesar de terem uma franca evolução na trocação, ambos não têm muito poder de nocaute e jogam basicamente usando seu background no wrestling para controlar a distância, derrubar e pontuar.


Colby trabalha abafando (da média para a curta) usando um volume enorme de golpes para obrigar o oponente a se defender o tempo todo, sempre alternando com tentativas de queda. Uma vez no chão, pesa muito bem o quadril para impedir que o oponente se levante, trabalhando mais uma vez o volume de golpes para pontuar.

Já o campeão costuma atuar mais da média para a longa, mas sempre encurralando o oponente na grade até conseguir a queda. Uma vez por cima, Usman tem um ground n pound mais potente e melhores transições no solo.

O gás costuma ser excelente, como o de Colby, mantendo um ritmo praticamente inalterado do início ao fim da luta.

Normalmente quando dois grapplers de elite se enfrentam no MMA a tendência é que a luta seja disputada em pé. Mas tendo em vista o estilo de ambos, não acredito nessa possibilidade neste combate especificamente. Vejo Usman apostando na sua maior pujança e repetindo a tática que usou em suas últimas lutas, contra três grapplers de elite da divisão (Woodley, Maia e Dos Anjos). Venceu os três em decisões de 5 rounds.

Colby Covington reacts after the conclusion of his welterweight bout against Robbie Lawler during the UFC Fight Night

Por mais que tenha mostrado franca evolução na luta em pé, não há por que Colby deixar de apostar no que está dando certo: muito volume de golpes alternando com ataques às pernas.

Se a luta for realmente confirmada, a minha aposta é que a maior pujança de Usman faça a diferença e o nigeriano mantenha o cinturão. Mas depois de tudo que Covington tem mostrado em suas últimas lutas não será nenhuma surpresa se o mais mala dos trash talkers faturar o cinturão numa das lutas mais chatas da história do UFC.

Assine o Combate | Siga o UFC Brasil no Youtube