Pular para o conteúdo principal

Conheça os 28 brasileiros que estarão na Ilha da Luta

País terá representantes nos quatro eventos que acontecem entre 11 e 25 de julho na Ilha da Yas, em Abu Dhabi

A Ilha da Luta está chegando. Entre 11 e 25 de julho, o Ultimate realizará quatro eventos na Ilha de Yas, em Abu Dhabi, com 26 atletas brasileiros confirmados no total. Confira a ficha técnica de cada um dos representantes do país.

UFC 251 - 11 de julho
Gilbert Durinho
Burns 2 CT

Nome: Gilbert “Durinho” Burns
Cartel: 19-3
Idade: 33 anos
Natural de: Niterói, RJ
Altura: 1,77m
Categoria: peso meio-médio (até 77,1 Kg)
Ranking: 1º lugar
Próximo adversário: Kamaru Usman (NIG) [pelo cinturão dos meio-médios]

O que você precisa saber: após subir dos pesos-leves aos meio-médios, Gilbert Durinho precisou de menos de um ano para conquistar o posto de desafiante número um ao cinturão. Foram quatro vitórias consecutivas no período - incluindo sobre nomes como Demian Maia e o ex-campeão Tyron Woodley - e, com isso, o direito de enfrentar seu parceiro de treinos Kamaru Usman pelo título da categoria.

José Aldo

Nome: José Aldo Júnior
Cartel: 28-6
Idade: 33 anos
Natural de: Manaus, AM
Altura: 1,70m
Categoria: peso-galo (até 61,2 Kg)
Ranking: 6º lugar
Próximo adversário: Petr Yan (RUS) [pelo cinturão dos pesos-galo]

O que você precisa saber: campeão mais dominante da história do peso-pena no UFC, Aldo fez sua estreia nos galos em dezembro de 2019, perdendo para Marlon Moraes em uma equilibrada e contestada decisão dividida. A performance, no entanto, convenceu os matchmakers do Ultimate de que o “Campeão do Povo” merecia uma oportunidade de conquistar o título dos 61 Kg, vago desde a aposentadoria de Henry Cejudo.

Jéssica Bate-Estaca
Jéssica Andrade walks to the Octagon before fighting Karolina Kowalkiewicz during the UFC 228

Nome: Jéssica “Bate-Estaca” Andrade
Cartel: 20-7
Idade: 28 anos
Natural de: Umuarama, PR
Altura: 1,56m
Categoria: peso-palha (até 52,1 Kg)
Ranking: 1º lugar
Próxima adversária: Rose Namajunas (EUA)

O que você precisa saber: Jéssica e Rose se encontraram no Octógono pela primeira vez em maio de 2019, quando a brasileira nocauteou a norte-americana, conquistando o cinturão do peso-palha, que lhe foi tomado apenas dois meses depois por Zhang Weili. Nesta revanche, portanto, ambas lutadoras vêm para suas primeiras lutas desde as respectivas perdas do título.

Amanda Ribas

Nome: Amanda Ribas
Cartel: 9-1
Idade: 26 anos
Natural de: Varginha, MG
Altura: 1,62m
Categoria: peso-mosca (até 56,7 kg)
Ranking: 14º lugar
Próxima adversária: Paige VanZant (EUA)

O que você precisa saber: uma das principais promessas brasileiras do Ultimate na atualidade, Amanda Ribas venceu e convenceu em suas três primeiras lutas no Octógono como peso-palha, e agora sobe de categoria excepcionalmente para um aguardado duelo contra a também jovem e talentosa Paige VanZant.

Elizeu Capoeira
PORTLAND, OR - SEPTEMBER 30:  Elizeu Zaleski dos Santos of Brazil steps onto the scale during the UFC Fight Night weigh-in at the Oregon Convention Center on September 30, 2016 in Portland, Oregon. (Photo by Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Image

Nome: Elizeu “Capoeira” Zaleski dos Santos
Cartel: 22-6
Idade: 33 anos
Natural de: Francisco Beltrão, PR
Altura: 1,82m
Categoria: peso meio-médio (até 77,1 Kg)
Ranking: -
Próximo adversário: Muslim Salikhov (RUS)

O que você precisa saber: dono de três bônus de “Luta da Noite”, e vitorioso em oito de suas últimas nove lutas, o sempre empolgante Elizeu Capoeira vai em busca de sua segunda vitória em 2020 em duelo contra o russo Muslim Salikhov, que venceu seus três últimos adversários no Octógono.

Léo Santos
Leonardo Santos of Brazil celebrates his KO victory over Stevie Ray

Nome: Leonardo Santos
Cartel: 17-3-1
Idade: 40 anos
Natural de: Rio de Janeiro, RJ
Altura: 1,82m
Categoria: peso-leve (até 70,3 Kg)
Ranking: -
Próximo adversário: Roman Bogatov (RUS)

O que você precisa saber: vencedor da segunda temporada do TUF Brasil, Léo Santos permanece invicto no Octógono desde sua estreia em 2013 - seu único problema tem sido a inatividade, já que foram apenas sete combates em sete anos na organização. Após vencer seu único compromisso em 2019 por nocaute, o carioca agora tem pela frente o invicto russo Roman Bogatov, que fará sua estreia na organização.

Raulian Paiva
CT Raulian Paiva

Nome: Raulian Paiva
Cartel: 19-3
Idade: 24 anos
Natural de: Santana, AP
Altura: 1,72m
Categoria: peso-mosca (até 56,7 Kg)
Ranking: 14º lugar
Próximo adversário: Zhalgas Zhumagulov (CAZ)

O que você precisa saber: revelação da primeira temporada brasileira do Dana White’s Contender Series, Raulian sofreu dois reveses em suas duas primeiras aparições no Octógono, mas se reabilitou em grande forma no último mês de fevereiro ao vencer Mark De La Rosa por nocaute. Agora, ele tenta embalar no confronto com Zhalgas Zhumagulov, do Cazaquistão, que faz sua estreia no Ultimate.

Karol Rosa

Nome: Karolline Rosa
Cartel: 12-3
Idade: 25 anos
Natural de: Vila Velha, ES
Altura: 1,65m
Categoria: peso-galo (até 61,2 Kg)
Ranking: -
Próxima adversária: Vanessa Melo (BRA)

O que você precisa saber: após estrear no Ultimate com vitória sobre Lara Procópio em agosto de 2019, Karol Rosa, parceira de treinos de Jéssica Andrade na PRVT, vai em busca de seu segundo triunfo na organização em mais um duelo brasileiro, desta vez contra Vanessa Melo.

Vanessa Melo

Nome: Vanessa Melo
Cartel: 10-7
Idade: 32 anos
Natural de: São Paulo, SP
Altura: 1,65m
Categoria: peso-galo (até 61,2 Kg)
Ranking: -
Próxima adversária: Karol Rosa (BRA)

O que você precisa saber: após aceitar suas duas primeiras lutas na organização com pouca antecedência e ser derrotada nos dois compromissos, em setembro e novembro de 2019, Vanessa Melo agora busca recuperação imediata para respirar no Ultimate em confronto brasileiro com Karol Rosa.

UFC Fight Island 1 - 15 de julho
Pedro Munhoz

Nome: Pedro Munhoz
Cartel: 18-4
Idade: 33 anos
Natural de: São Paulo, SP
Altura: 1,67m
Categoria: peso-galo (até 61,2 Kg)
Ranking: 7º lugar
Próximo adversário: Frankie Edgar (EUA)

O que você precisa saber: vencedor em sete de suas últimas nove lutas, Pedro Munhoz deu um passo atrás na corrida pela disputa pelo cinturão com a derrota para Aljamain Sterling em junho de 2019. Um ano depois, ele volta à ação com um duro desafio pela frente: o ex-campeão dos leves e ex-desafiante ao título dos penas Frankie Edgar, que faz sua estreia nos 61 Kg.

Marina Rodriguez

Nome: Marina Rodriguez
Cartel: 12-0-2
Idade: 33 anos
Natural de: Bagé, RS
Altura: 1,67m
Categoria: peso-palha (até 52,1 Kg)
Ranking: 9º lugar
Próxima adversária: Carla Esparza

O que você precisa saber: revelada pela temporada brasileira do Dana White’s Contender Series, a invicta Marina Rodriguez ainda não perdeu, nem deslanchou no Octógono, com duas vitórias e dois empates. Agora, ela tem uma grande oportunidade de se juntar de uma vez por todas à elite do peso-palha no confronto com a ex-campeã da divisão, Carla Esparza.

Vinicius Mamute

Nome: Vinicius “Mamute” Moreira
Cartel: 9-4
Idade: 31 anos
Natural de: Brasília, DF
Altura: 1,93m
Categoria: peso meio-pesado (até 93 Kg)
Ranking: -
Próximo adversário: Modestas Bukauskas (LIT)

O que você precisa saber: mais um atleta contratado após passagem pelo Dana White’s Contender Series, o especialista em jiu-jítsu Vinicius Mamute não tem encontrado vida fácil no Ultimate, tendo sido derrotado em suas três lutas na organização até aqui. Na Ilha da Luta, ele busca o primeiro triunfo no Octógono em confronto com o estreante Modestas Bukauskas.

Taila Santos

Nome: Taila Santos
Cartel: 15-1
Idade: 27 anos
Natural de: Jaraguá do Sul, SC
Altura: 1,67m
Categoria: peso-mosca (até 56,7 kg)
Ranking: -
Próxima adversária: Molly McCann (ING)

O que você precisa saber: outra revelação do Contender Series, Taila Santos fez sua estreia no Octógono em fevereiro de 2019 com derrota para Mara Romero Borella, sua primeira na carreira. Buscando reabilitação, ela encara a inglesa Molly McCann, que vem embalada por três triunfos seguidos.

Ricardo Ramos

Nome: Ricardo Ramos
Cartel: 14-2
Idade: 24 anos
Natural de: Campinas, SP
Altura: 1,75m
Categoria: peso-pena (até 65,7 Kg)
Ranking: -
Próximo adversário: Lerone Murphy (ING)

O que você precisa saber: apesar dos 24 anos de idade, Ricardo já vai para sua 7ª luta no Octógono. Ele venceu quatro e perdeu uma como peso-galo, e estreou nos penas com triunfo por finalização no 1º round em novembro de 2019. Seu adversário, o inglês Lerone Murphy, está invicto em nove lutas na carreira, tendo vencido oito e empatado em sua primeira - e até agora única - pelo UFC.

Anderson Berinja

Nome: Anderson "Berinja" dos Santos
Cartel: 20-8
Idade: 34 anos
Natural de: São Paulo, SP
Altura: 1,65m
Categoria: peso-galo (até 61,2 Kg)
Ranking: -
Próximo adversário: Jack Shore (WAL)

O que você precisa saber: em uma das últimas lutas confirmadas para os eventos da Ilha da Luta, o brasileiro Anderson "Berinja" vai em busca de seu primeiro triunfo no Octógono após derrotas consecutivas por decisão unânime em suas duas primeiras aparições; a missão, no entanto, não será fácil, já que ele enfrenta o invicto prospecto galês Jack Shore, que soma 12 vitórias na carreira, sendo a última delas em sua estreia no Ultimate.

UFC Fight Island 2 - 18 de julho
Deiveson Figueiredo
Deiveson Figueiredo CT

Nome: Deiveson Figueiredo
Cartel: 18-1
Idade: 32 anos
Natural de: Soure, PA
Altura: 1,65m
Categoria: peso-mosca (até 56,7 Kg)
Ranking: 1º lugar
Próximo adversário: Joseph Benavidez (EUA)

O que você precisa saber: menos de cinco meses após se enfrentarem pela primeira vez, Deiveson e Benavidez voltam a se encontrar no Octógono com a expectativa de definirem quem levará o título do peso-mosca, divisão que não tem um campeão desde a subida de Henry Cejudo para os galos. Em fevereiro deste ano, o brasileiro venceu o norte-americano por nocaute técnico, mas não ficou com o cinturão por não ter batido o peso para o duelo.

Ariane Lipski

Nome: Ariane Lipski
Cartel: 12-5
Idade: 26 anos
Natural de: Curitiba, PR
Altura: 1,67m
Categoria: peso-mosca (até 56,7 Kg)
Ranking: -
Próxima adversária: Luana Dread (BRA)

O que você precisa saber: contratada pelo Ultimate após construir carreira de sucesso na Europa, a “Rainha da Violência” acabou sofrendo derrotas consecutivas em suas duas primeiras aparições no Octógono, mas se reabilitou com triunfo dominante sobre Isabela de Pádua no último mês de novembro. Em novo confronto brasileiro, ela busca emplacar a segunda vitória seguida contra Luana “Dread”.

Luana Dread

Nome: Luana “Dread” Carolina
Cartel: 6-1
Idade: 27 anos
Natural de: São Paulo, SP
Altura: 1,67m
Categoria: peso-mosca (até 56,7 Kg)
Ranking: -
Próxima adversária: Ariane Lipski (BRA)

O que você precisa saber: após impressionar Dana White no Contender Series e conquistar o contrato com o Ultimate em sua 6ª luta profissional, Luana estreou com o pé direito na organização conquistando vitória incontestável sobre Priscila Cachoeira em maio de 2019. Após mais de um ano longe do Octógono, ela tenta continuar de onde parou no duelo brasileiro com Ariane Lipski.

Alexandre Pantoja

Nome: Alexandre Pantoja
Cartel: 22-4
Idade: 30 anos
Natural de: Arraial do Cabo, RJ
Altura: 1,65m
Categoria: peso-mosca (até 56,7 Kg)
Ranking: 4º lugar
Próximo adversário: Askar Askarov (RUS)

O que você precisa saber: com cinco vitórias em seis lutas, Pantoja se aproximava de uma disputa pelo título peso-mosca quando cruzou o caminho de Deiveson Figueiredo e perdeu para o compatriota por decisão unânime. Em sua última luta, em dezembro, ele provou que segue firme na busca pelo cinturão ao nocautear Matt Schnell no 1º round, e agora mede forças com o invicto prospecto russo Askar Askarov.

Davi Ramos

Nome: Davi Ramos
Cartel: 10-3
Idade: 33 anos
Natural de: Rio de Janeiro, RJ
Altura: 1,67m
Categoria: peso-leve  (até 70,3 Kg)
Ranking: -
Próximo adversário: Arman Tsarukyan (GEO)

O que você precisa saber: um dos principais representantes do jiu-jítsu atualmente no UFC, Davi Ramos vinha embalado por uma sequência de quatro triunfos até ser superado por Islam Makhachev em sua última apresentação, em setembro de 2019. Para voltar à coluna das vitórias, ele terá que superar o promissor Arman Tsarukyan, de apenas 23 anos, cuja única derrota na organização foi justamente para Makhachev.

Carlos Felipe Boi

Nome: Carlos Felipe “Boi”
Cartel: 8-0
Idade: 25 anos
Natural de: Feira de Santana, BA
Altura: 1,82m
Categoria: peso-pesado (até 120,2 Kg)
Ranking: -
Próximo adversário: Serghei Spivac (MOL)

O que você precisa saber: considerado um dos melhores pesos-pesados do circuito nacional, Carlos Felipe “Boi” chega cercado de expectativa ao Ultimate - mas chega também vindo de um hiato de mais de três anos sem competir. Para tirar a ferrugem, seu primeiro compromisso no Octógono será contra outro prospecto da categoria, o moldavo Serghei Spivac, de 25 anos.

UFC Fight Island 3 - 25 de julho
Mauricio Shogun

Nome: Mauricio "Shogun" Rua
Cartel: 26-11-1
Idade: 38 anos
Natural de: Curitiba, PR
Altura: 1,85m
Categoria: peso meio-pesado (até 93 Kg)
Ranking: 15º lugar
Próximo adversário: Rogério “Minotouro” Nogueira (BRA)

O que você precisa saber: um dos maiores nomes da história do MMA, o ex-campeão dos meio-pesados venceu quatro, empatou um e perdeu apenas um de seus últimos seis compromissos no Octógono, e agora faz uma trilogia histórica e vai em busca do terceiro triunfo na carreira sobre outro renomado veterano: Rogério Minotouro.

Rogério Minotouro

Nome: Antônio Rogério “Minotouro” Nogueira
Cartel: 23-9
Idade: 44 anos
Natural de: Vitória da Conquista, BA
Altura: 1,88m
Categoria: peso meio-pesado (até 93 Kg)
Ranking: -
Próximo adversário: Mauricio Shogun (BRA)

O que você precisa saber: Rogério Minotouro sofreu duas derrotas difíceis de engolir para Mauricio Shogun: a primeira em 2005, naquela que ainda é considerada uma das maiores lutas de todos os tempos, e a segunda em 2015, na Luta da Noite do UFC 190. Agora, o veterano busca diminuir o placar contra o rival na terceira edição de um duelo histórico.

Alex Cowboy
GLENDALE, AZ - APRIL 14:  Alex Oliveira of Brazil prepares to enter the Octagon before facing Carlos Condit in their welterweight fight during the UFC Fight Night event at the Gila Rivera Arena on April 14, 2018 in Glendale, Arizona. (Photo by Josh Hedges

Nome: Alex “Cowboy” Oliveira
Cartel: 20-8-1 (2 sem resultado)
Idade: 32 anos
Natural de: Três Rios, RJ
Altura: 1,80m
Categoria: peso meio-médio (até 77,1 Kg)
Ranking: -
Próximo adversário: Peter Sobotta (POL)

O que você precisa saber: o “funcionário do MMA” Alex Cowboy faz sua segunda luta em 2020 - e a 19ª em cinco anos de UFC - e, após vencer Max Griffin em março, busca embalar em duelo com Peter Sobotta, que soma quatro triunfos e duas derrotas no Ultimate.

Fabricio Werdum

Nome: Fabricio Werdum
Cartel: 23-9-1
Idade: 42 anos
Natural de: Porto Alegre, RS
Altura: 1,93m
Categoria: peso-pesado (até 120,2 Kg)
Ranking: 14º lugar
Próximo adversário: Alexander Gustafsson (SUE)

O que você precisa saber: ex-campeão dos pesos-pesados, Fabricio Werdum vai para sua segunda luta em pouco mais de dois meses; em março, ele foi derrotado em equilibrado duelo por Aleksei Oleinik; agora, dá as boas vindas ao ex-desafiante ao cinturão dos meio-pesados Alexander Gustafsson na divisão até 120 Kg.

Francisco Massaranduba
Francisco Trinaldo CT

Nome: Francisco "Massaranduba" Trinaldo
Cartel: 25-7
Idade: 41 anos
Natural de: Amarante, PI
Altura: 1,75m
Categoria: peso-leve (70,3 Kg)
Ranking: -
Próximo adversário: Jai Herbert (ING)

O que você precisa saber: após vencer suas duas últimas lutas e chegar ao expressivo número de 15 triunfos no Ultimate, o incansável veterano Francisco Massaranduba dá as boas-vindas ao inglês Jai Herbert, que faz sua estreia no Octógono trazendo um cartel de 10-1 e embalado por seis vitórias seguidas.

Raphael Pessoa

Nome: Raphael Pessoa
Cartel: 10-1
Idade: 31 anos
Natural de: Rio de Janeiro, RJ
Altura: 1,90m
Categoria: peso-pesado (até 120,2 Kg)
Ranking: -
Próximo adversário: Justin Tafa (NZL)

O que você precisa saber: Raphael “Bebezão” chegou ao Ultimate em 2019 e soma uma vitória e uma derrota no Octógono até aqui. Seu próximo compromisso será contra o neozelandês Justin Tafa, que possui o mesmo retrospecto na organização.

Bethe Correia

Nome: Bethe Correia
Cartel: 11-4-1
Idade: 37 anos
Natural de: Campina Grande, PB
Altura: 1,65m
Categoria: peso-galo (até 61,2 Kg)
Ranking: 13º lugar
Próxima adversária: Pannie Kianzad (SUE)

O que você precisa saber: ex-desafiante ao cinturão do peso-galo, Bethe Correia encerrou uma sequência negativa de três lutas sem vitória com o triunfo sobre Sijara Eubanks no último mês de setembro, e agora tenta embalar contra a sueca Pannie Kianzad, que conquistou sua primeira vitória na organização em novembro de 2019 contra Jessica-Rose Clark.

Assine o Combate | Siga o UFC Brasil no Youtube