Pular para o conteúdo principal
LAS VEGAS, NEVADA - AUGUST 06: Herbert Burns celebrates after his victory over Darrick Minner in their featherweight bout during week seven of Dana White's Contender Series on August 06, 2019 in Las Vegas, Nevada. (Photo by Chris Unger/DWCS LLC/Zuffa LLC)
Notícias

A diversão de Herbert Burns começa agora

Uma finalização no primeiro round fez com que Herbert Burns ganhasse um lugar no UFC junto de seu irmão

Os fãs de luta estão esperando há muito tempo para que Herbert Burns se juntasse ao seu irmão Gilbert no UFC. Em 6 de agosto, Burns teve sua chance quando foi contratado para competir no Dana White’s Contender Series.

A maioria esperava que "The Blaze" fosse demais para seu oponente, Darrick Minner, mas houve uma intriga a mais já, que Burns colocaria em jogo sua faixa-preta de jiu-jítsu contra um oponente com 19 vitórias por finalização.

"Quando eu vi a luta, fiquei tipo 'Cara, eu gosto dela'", disse Herbert. "Normalmente os adversários fogem na hora de lutar no chão comigo, mas eu sabia que ele tinha 19 finalizações, muitas guilhotinas e eu sabia que ele iria se testar contra mim".

Minner fez exatamente isso, não mostrando medo algum de Burns na noite da luta. Isso foi algo bom para o nativo de Niterói, que acabou com o duelo com um triângulo aos 2m29s do 1º round.

"Quando começamos a luta, ele era tão louco, tão selvagem, e eu não queria lidar com isso", disse Burns. "Na minha cabeça, não existem favoritos, mas no papel eu era um grande favorito e se não finalizasse no primeiro round, algumas críticas viriam. Então meu objetivo era terminar a luta na etapa inicial".

Missão cumprida, mas Burns não estava exatamente seguro se iria conseguir um contrato com o UFC naquela noite.

"Achei que tinha feito o suficiente, mas estava me questionando", comentou o lutador, que logo foi interrompido pelos seus treinadores que disseram a ele que ele fez mais do que o suficiente para ganhar um aceno positivo do presidente do UFC, Dana White.

Eles estavam certos. Herbert Burns é agora um membro da lista de atletas do UFC. E a diversão começa agora.

"Eu sabia que estava nesse nível e definitivamente é um sonho se tornando realidade, mas tenho mais sonhos depois disso", afirmou. "Foi um alívio, no entanto. O peso do mundo saiu de meus ombros".

Bem, houve ainda mais pressão para lidar durante a mesma semana, quando o seu irmão mais velho Gilbert aceitou uma luta de última hora contra Aleksei Kunchenko no Uruguai, quatro dias depois da vitória de Herbert em Vegas.

"Na verdade, eu fico mais nervoso quando o Gilbert luta do que quando eu luto", falou Herbert. "Quando eu luto, normalmente estou bem à vontade e relaxado. Preciso me dar um gás, caso contrário eu durmo no cage (risos). Porém, quando é o Gilbert lutando, eu fico super nervoso. Mas eu acredito nele. Conversamos muito antes da luta. Eu disse 'Apenas mantenha sua compostura, é uma luta que foi aceita no último hora, mas você tem todas as ferramentas. Esse cara está invicto, mas você é muito melhor do que ele'. Ele teve uma grande apresentação e quando ficou um pouco sem fôlego, mostrou um coração enorme, e é disso que os campeões são feitos".

Gilbert conseguiu a vitória, o que significa que a família Burns teve uma grande comemoração. Não é a primeira vez que eles lutaram e venceram na mesma semana, mas eles nunca lutaram no mesmo card. Isso pode mudar agora, e Herbert tem uma ideia de como fazer isso acontecer.

"O UFC poderia fazer um card só com irmãos", ele disse. "Os irmãos Burns, os irmãos Pettis, os irmão Diaz, as irmãs Shevchenko, e colocá-los para lutar contra outras pessoas. De um lado os irmãos, do outro os desafiantes. Pode ser uma ideia".

É uma excelente ideia, e Herbert Burns está feliz que ele finalmente está na posição de competir na mesma organização que seu irmão e deixar sua marca entre os melhores do mundo. E ele é uma ameaça para fazer exatamente isso. Pergunte a qualquer um que vai ao chão com ele.

"No Brasil, dizemos para a maioria das pessoas que o chão é o fim", comentou. "Para o cara do jiu-jítsu, o chão é o começo (risos). E isso é bom, pois é uma arma perigosa. O jiu-jítsu te salva. Se você está se dando mal em pé, for pego e o cara te jogar no chão, ele pensa que irá terminar a luta na mesma hora. Então ele acaba finalizado. Eles sempre têm isso na cabeça. Eu nunca sofri um knockdown, nem mesmo nos treinos, e espero que isso continue. Porém, se um dia isso acontecer, eu tenho certeza de que a pessoa irá pensar duas vezes em ir no chão comigo para tentar me finalizar. Eles devem evitar ir para o chão comigo pois, quando eles fazem isso, eles já sabem o que vai acontecer".

Assine o Combate | Siga o UFC Brasil no Youtube