Pular para o conteúdo principal
Atletas

Donos do ouro – Zhang Weili

Conheça um pouco mais da campeã peso-palha

Nascida em 13 de agosto de 1989 na província de Hebei, no norte da China, Zhang Weili é a atual campeã do peso-palha do UFC.

Esse é o jeito simples de introduzir a primeira atleta do leste asiático a conquistar um cinturão no UFC. Apelidada de “Magnum”, a lutadora arrematou o título ao nocautear Jessica Andrade no UFC Shenzhen – mas quem vê a rápida ascensão da lutadora no Ultimate não pensa que ela ralou muito até chegar aqui.

Weili tinha 12 anos quando começou a treinar Sanda, conhecido como boxe chinês. A partir dos 20, já morando em Pequim, ela trabalhou como caixa de supermercado, professora do jardim de infância, recepcionista de hotel e outros trabalhos de meio período.

Mas a própria lutadora já declarou que foi Ronda Rousey quem mudou o rumo de sua vida. A vitória da norte-americana sobre Liz Carmouche na primeira luta feminina da história do UFC que inspirou Weili a, como ela declarou ao “Ariel Helwani MMA Show”, “largar todos os empregos e começar a treinar profissionalmente”.

E certamente rendeu frutos. Além de estar em uma sequência de 21 vitórias, Weili tem uma das ascensões mais rápidas que vimos no Ultimate recentemente, já que estreou na organização em 4 de agosto de 2018 e conquistando o cinturão em 31 de agosto de 2019. Mas sua trajetória poderia ter começado bem antes no evento.

Brasil

“O UFC me contatou em 2016, mas meu time achava que eu ainda não tinha experiência suficiente, nem maturidade emocional. Então continuei melhorando”, disse em entrevista a Ariel Helwani. “Lutei 11 vezes em 2017. Lutei muito em 2016, também, MMA e kickboxing, para ganhar experiência. Meu objetivo sempre foi ser campeã, e foi por isso que assinei com o UFC: não só para lutar, mas para ser campeã”.

Agora com uma defesa de título bem-sucedida no currículo – uma das melhores lutas do último ano contra a ex-campeã Joanna Jedrzejczyk – Weili tem dois objetivos: aumentar a popularidade do MMA na China e ser um exemplo para jovens garotas.

“Acho que meninas e meninos são iguais. Meninas podem conquistar o que os meninos conquistam. Meninas têm muitas possibilidades. Você não deveria ser definida apenas como gentil ou fraca, mas também corajosa, trabalhadora, persistente e independente. Nunca deixe rótulos te definirem ou limitarem”, disse ao China Daily.

Confira mais dados sobre a lutadora