Pular para o conteúdo principal
Atletas

Duelos caseiros: Brasil x Brasil

Em Fortaleza, dois brasileiros vão se encarar na luta principal pela sétima vez na história do UFC. Relembre os outros seis confrontos principais entre atletas do país.

Apesar de ser um dos berços das artes marciais mistas, o Brasil sempre teve uma comunidade muito unida, com atletas que, geralmente, preferem não enfrentar uns aos outros, a menos que seja absolutamente necessário.

Isso pode ter começado nas competições de jiu-jítsu, em que parceiros de treinos se recusam a enfrentar uns aos outros nas finais, mas com o crescimento do esporte e a ascensão dos brasileiros ao topo, era necessário que essa regra ficasse de lado.

Veja também: O bom filho à casa torna | Top 6: José AldoJohnny Walker comemora retorno rápido | Sarah Frota promete "dar trabalho"

No dia 2 de fevereiro, o UFC retorna a Fortaleza com a luta principal entre Raphael Assunção e Marlon Moraes, uma revanche que pode levar o vencedor a uma disputa de título. Esta será apenas a sétima vez que dois brasileiros se enfrentam em uma luta principal.

Abaixo estão as primeiras seis.

UFC 97 Anderson Silva vs Thales Leites

Anderson Silva e Thales Leites disputaram o cinturão dos médios em 2009.


UFC 97
Anderson Silva x Thales Leites

Eventualmente haveria noites como esta. Em sua primeira vez lutando cinco rounds inteiros, o então campeão peso-médio Anderson Silva quebrou o recorde de vitórias consecutivas no UFC e igualou a marca de mais defesas de título seguidas com o triunfo por decisão unânime sobre Thales Leites, mas os 25 minutos de combate receberam mais vaias do que aplausos pela falta de ação em grande parte do tempo.

Veja também: O bom filho à casa torna | Top 6: José AldoJohnny Walker comemora retorno rápido | Sarah Frota promete "dar trabalho"

“É uma pena que às vezes as coisas aconteçam dessa forma, mas quando você não está aqui, é difícil dizer o que está acontecendo às vezes”, disse Anderson, “Sinto muito”.

UFC 104
Lyoto Machida x Mauricio Shogun

Lyoto Machida é humano. E ele manteve o cinturão dos meio-pesados do UFC após cinco duros rounds contra Mauricio Shogun em uma luta que pode ter mostrado mais do desafiante do que do campeão, já que Shogun finalmente mostrou aos fãs do UFC a velha forma que aterrorizou os meio-pesados do PRIDE entre 2003 e 2007.

Os placares foram de 48-47 para Lyoto. A decisão foi recebida com vaias pelo público, mas em um duelo tão equilibrado como esse, é difícil culpar o veredito final.

UFC 112
Anderson Silva x Demian Maia

O retorno do campeão dos médios, Anderson Silva, ao Octógono após oito meses não foi tão explosivo quanto sua batalha anterior com Forrest Griffin. Nem de perto.

E apesar de ele ter mantido o cinturão com triunfo por decisão unânime contra Demian Maia, foi uma luta travada e sem muita ação, que terminou com Anderson mais se desculpando do que celebrando.

“Demian me surpreendeu com alguns de seus socos”, disse Anderson, “Peço perdão a todos; não sei o que deu em mim. Não fui tão humilde quanto deveria. Foi um pouco da ferrugem e tudo mais. Garanto que não acontecerá na próxima vez”.

Revanche entre Lyoto e Shogun liderou o UFC 113.


UFC 113
Lyoto Machida x Mauricio Shogun 2

Não muito tempo antes, Mauricio Shogun havia sido descartado como postulante ao cinturão após perder para Forrest Griffin em sua estreia no UFC em 2007. Mas no UFC 113, Shogun, após duas cirurgias no joelho, três vitórias e uma derrota controversa depois, se tornou o campeão meio-pesado do UFC.

“Tive uma lesão séria em 2007, mas sempre acreditei e usei isso como motivação para lutar pelos meus sonhos”, disse Shogun.

UFC 126
Anderson Silva x Vitor Belfort

Vitor Belfort era amplamente considerado a maior ameaça ao reinado de Anderson Silva. Então, Anderson fez o que se deve fazer com esse tipo de ameaça - a eliminou imediatamente, nocauteando Belfort no primeiro round e defendendo o título pela oitava vez, quebrando o recorde de Matt Hughes.

“Esse foi apenas um dos truques em que estava trabalhando”, disse Anderson sobre o lendário chute frontal.

UFC Fortaleza
Rodrigo Minotauro x Fabricio Werdum 2

Em um evento que teve brasileiros vencedores em todas as lutas e mais finalizações (oito) que qualquer outra edição do Ultimate, o maior momento ficou para o final, quando Fabricio Werdum vingou a derrota para Rodrigo Minotauro em 2006 no PRIDE, finalizando a lenda no segundo round.

Assine o combate | Siga o UFC Brasil no Youtube