Pular para o conteúdo principal
Eventos

Especialistas analisam: Petr Yan x Jose Aldo

Jornalistas de alguns dos principais veículos da mídia especializada deram suas opiniões sobre a disputa do cinturão peso-galo, no UFC 251

José Aldo vai atrás do segundo cinturão em sua carreira no UFC neste sábado (11), quando enfrenta Petr Yan pelo título vago do peso-galo no UFC 251, na Ilha de Yas, em Abu Dhabi. 

Veja também: Os brasileiros do UFC 251 | Aldo: "É um novo legado" | Como é lutar na Ilha da Luta?

Para analisar o momento potencialmente histórico, o UFC Brasil perguntou a três jornalistas da imprensa especializada em MMA: o que você espera do confronto? Confira o que eles disseram:

"Apesar de ser zebra nas casas de apostas, acho que o José Aldo tem muitas chances de vitória na luta contra Petr Yan. O russo é duríssimo, vem em uma sequência muito boa, joga bem em pé, troca muito de base, tem bons overhands e chute alto com a perna esquerda. Por outro lado, Aldo vem bem confiante e até 'renovado' nesta categoria. Acho que ele tem mais recursos que o Yan e acredito também que a experiência possa fazer diferença nessa luta."

"A grande questão em relação ao corte de peso rumo aos galos José Aldo já conseguiu calar. A dúvida agora é se o brasileiro consegue descer até os 61kg com qualidade o suficiente para fazer cinco rounds contra um jovem de 27 anos e mais acostumado ao peso. Sim, o 'Campeão do povo' tem muito mais experiência em disputas de cinturão e já cansou de lutar por 25 minutos, mas considerando os mais de 15 anos de carreira, cortar esse peso de forma saudável, que lhe permita performar em alto nível por muito tempo contra um cara agressivo e que tem um volume alto de golpes é um desafio, no mínimo, diferente.

O russo é favorito pelo momento que vive e pela evolução constante na carreira. Mas levando em consideração a grande performance de Aldo contra Marlon Moraes na estreia nos galos e principalmente a dieta rígida que ele segue pela primeira vez na carreira, o que comprovou render frutos valiosos dentro do cage, o manauara chega com chances respeitáveis de trazer o cinturão para o Brasil. O discurso de que 'vai pra nocautear', acompanhado do coro dos treinadores, mostra que o caminho de 'sufocar' o russo no início da luta, por mais que possa dar muito errado, me parece ser o melhor caminho pra que ele volte a ser o campeão."

"Perigos que o Aldo oferece ao Yan: primeiramente, a experiência. Ele continua lutando por duas ou três gerações, então essa experiência fala alto; o kickboxing dele é superior, e ele tem a ferramenta dos low kicks; o Aldo tem poder de nocaute, mostrou isso nas últimas lutas dele; e o jiu-jítsu - ele é faixa-preta, tem um nível no solo altíssimo, apesar de não usar muito nas lutas e ter dito que vai buscar o nocaute, esse pode ser um elemento surpresa. Como ele mesmo falou, há quatro anos o Yan era completamente cru no solo, então mesmo que tenha evoluído, não vai ter o nível de um faixa-preta do Dedé Pederneiras.

Com relação do Yan ao Aldo, obviamente a juventude, a carga física, a explosão da idade… Ele não está passando perrengue para bater o peso como o Aldo, que obviamente perdeu massa muscular e teve que readaptar seu jogo. O perigo que o Yan oferece ao Aldo é seu volume; ele afoga os oponentes. Ele tem sim poder de nocaute, mas trabalha controlando a distância, abafando o oponente e conectando combinações perigosíssimas como a gente viu contra o Urijah Faber. Mas o Aldo está em outro patamar, ele se movimenta muito bem, tem uma vantagem na envergadura e no controle do distância.

Acho que essa luta vai ser bem tensa. O Aldo já disse nas entrevistas que vem para nocautear, e acho que isso pode ter um lado positivo e um lado que me preocupa um pouco. Acredito que o Yan vai para cima, e espero que o Aldo não entre em briga franca, em uma de ‘vamos ver quem é o mais durão aqui’, como fez contra o (Max) Holloway.

Uma coisa que estressa muito o Aldo é academia lotada, e dessa vez ele teve a academia para ele, sem fã impregnando, sem jornalista esperando no final para dar matéria. Foi o camp dos sonhos e parece que bateu o peso bem. Segundo o próprio, é o mais rápido e o mais forte peso-galo da divisão. Se ele está falando isso, está com esse nível de confiança e esse brilho no olho, acredito que o Aldo consiga um nocaute lá para o 3º ou 4º rounds.

Estou acreditando no Aldo, acho que ele tem mais armas, tem mais experiência, tem mais envergadura e prometeu usar o kickboxing, usar as combinações, os low kicks, como sempre fez, e isso certamente pode ser um fator complicador para o Petr Yan. Minha aposta é um nocaute do Aldo no 3º round."

 

* As respostas foram editadas por motivos de tamanho e/ou clareza.