Pular para o conteúdo principal
Entrevistas

Glover Teixeira não se permite parar no tempo

Brasileiro mede forças com Nikita Krylov neste sábado (14), no UFC Vancouver

Glover Teixeira vive um ótimo 2019 até agora. O brasileiro já subiu duas vezes ao Octógono e nas duas ocasiões teve a mão erguida, finalizando Karl Roberson com um katagatame e Ion Cutelaba com um mata-leão.

Mais UFC Vancouver: Michel Pereira é o legítimo "showman"Cinco perguntas para Augusto Sakai | Cerrone x Gaethje: Prévia em números | Como assistir | Card completo

Estas foram as primeiras vitórias de Glover por finalização desde 2015, e ele contou, em conversa com o UFC Brasil, que muito disso se deve justamente ao seu último revés, contra Corey Anderson por decisão unânime em 2018.

"Depois que eu perdi a luta para o Corey Anderson, que foi uma luta bem amarrada, eu fiquei chateado porque não trabalhei tanto o jiu-jítsu”, disse, “Eu gosto da parte de boxe, gosto de buscar o nocaute, a galera gosta mais da luta em pé, né? Mas eu não posso esquecer do jiu-jítsu, e esse foi o aprendizado daquela luta".

Aos 39 anos de idade, Glover sabe que novos nomes estão aparecendo na divisão dos meio-pesados. Os últimos desafiantes ao cinturão, Thiago Marreta e Anthony Smith, vieram da categoria dos médios; outros nomes como Dominick Reyes, Aleksandar Rakic e Johnny Walker estão em ascensão.

Mas o brasileiro, que desafiou Jon Jones pelo título há cinco anos, segue fixo no Top 10 da categoria porque não se permite parar no tempo.

"É sempre bom ver a geração nova aparecendo e a gente que está lutando há vários anos tem que correr atrás”, disse, “Eu sou da fase 'old school', mas estou sempre aprendendo com os caras mais novos, porque a coisa anda para frente, né? Os meninos estão chegando e a gente tem que aprender com eles. Acho que a experiência conta muito, mas os caras estão subindo bem na categoria e a gente tem que aprender, não pode ficar para trás".

Neste final de semana, o brasileiro vai para seu terceiro compromisso no ano enfrentando o ucraniano Nikita Krylov - 12 anos mais novo que o brasileiro - no UFC Vancouver, e fala com empolgação sobre o confronto.

"O Nikita é um cara duro, tem vitórias sobre grandes nomes, acho que é um lutador completo, tem um arsenal de nocautes e finalizações, mas acho que é uma luta ótima para mim”, analisou, “É um cara que gosta da trocação também, mas acho que ainda não está no meu patamar".

Sempre sensato em suas entrevistas, o mineiro fala com naturalidade sobre suas ambições e os próximos passos na organização. Ele sabe que, no momento, não está próximo de uma nova disputa de cinturão, e nem está obcecado por essa oportunidade. Mas enxerga boas oportunidades adiante.

"Agora eu tenho que enfrentar o Nikita Krylov, que é uma luta dura. Falar em revanches, a gente sempre acha que pode ganhar dos caras que nos venceram. Mas eu não ligo muito. Claro, gostaria de lutar contra um Top 10 da categoria, um Top 5 talvez. Vamos ver depois dessa luta quem vai ser o próximo adversário. Tem muita gente com luta marcada, então vamos esperar para ver".

Assine o Combate | Siga o UFC Brasil no Youtube