Pular para o conteúdo principal
Jose Aldo of Brazil celebrates after his knockout victory over Renato Moicano of Brazil in their featherweight fight during the UFC Fight Night event at CFO Centro de Formacao Olimpica on February 2, 2019 in Fortaleza, Brazil. (Photo by Buda Mendes/Zuffa LLC)
Atletas

José Aldo: os anos no UFC

Relembre as melhores apresentações do ex-campeão peso-pena durante sua passagem pelo Octógono

José Aldo foi o primeiro homem a segurar o cinturão peso-pena do UFC e um dos maiores lutadores brasileiros. No domingo passado, no dia em que seu filho José Aldo III nasceu, foi anunciado que o "Rei do Rio" havia se aposentado do esporte. E embora seja difícil reduzir uma carreira épica a cinco lutas espetaculares, nós fizemos uma tentativa.

30 de abril de 2011, decisão unânime contra Mark Hominick

Jose Aldo hits Mark Hominick during their Featherweight Championship bout at UFC 129 in the Rogers Centre on April 30, 2011 in Toronto, Ontario. (Photo by Al Bello/Zuffa LLC)

Jose Aldo golpeia Mark Hominick durante o UFC 129. (Foto por Al Bello/Zuffa LLC)


Parecia que seria uma típica apresentação dominante para o campeão peso-pena do UFC no início da luta co-principal do UFC 129, no Rogers Centre, mas Mark Hominick resistiu aos golpes do brasileiro, enfrentando contra uma série de pancadas, contusões e cortes faciais para terminar melhor no combate e deixar como marca o seu esforço. Mesmo assim, o duelo foi para o manauara por decisão unânime, no primeiro combate de Aldo como atleta do UFC.

2 de fevereiro de 2013, decisão unânime contra Frankie Edgar

José Aldo golpeia Frankie Edgar no UFC 156. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)

José Aldo golpeia Frankie Edgar no UFC 156. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)


Após a vitória sobre o Hominick, Aldo teve sucesso em mais duas defesas de título, contra Kenny Florian e Chad Mendes. De forma resumida, foi dia de trabalho como qualquer outro para o brasileiro, mas quando se foi colocado frente a frente com ex-campeão de peso-leve Frankie Edgar em fevereiro de 2013, o manauara foi levado até o limite pelo seu rival. Não que ele precisasse provar algo a si ou a todos os outros neste ponto, mas se houvessem dúvidas sobre sua capacidade de vencer uma luta de gigantes, Aldo as silenciou com o triunfo por decisão unânime.

Jose Aldo of Brazil punches Chad Mendes in their featherweight championship bout during the UFC 179 event at Maracanazinho on October 25, 2014 in Rio de Janeiro, Brazil. (Photo by Josh Hedges/Zuffa LLC)

Jose Aldo golpeia Chad Mendes durante a luta principal do UFC 179. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)


A primeira vez que Aldo enfrentou Chad Mendes em 2012, a luta terminou por nocaute em 4m59s e foi mais lembrada pelo campeão que correu para a multidão após a vitória para comemorar com seus fãs no Rio de Janeiro. A revanche foi uma história totalmente diferente, com os dois melhores lutadores do peso-pena da época duelando de forma parelha durante grande parte dos 25 minutos de luta. No que talvez tenha sido a maior luta da história pelo título da categoria, Aldo obteve uma merecida vitória por decisão unânime, mas teve que dar tudo de si para consegui-la, provando mais uma vez que independente da situação, ele era o melhor peso-pena do esporte.

28 de julho de 2018, nocaute técnico no 1° round contra Jeremy Stephens

Jose Aldo of Brazil celebrates after his TKO victory over Jeremy Stephens in their featherweight bout during the UFC Fight Night event at Scotiabank Saddledome on July 28, 2018 in Calgary, Alberta, Canada. (Photo by Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Jose Aldo comemora a vitória sobre Jeremy Stephens, em 2018. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)


Todos sabem o que aconteceu depois da segunda vitória de Aldo sobre Mendes. Foi a longa preparação para o encontro com Conor McGregor, e quando eles finalmente lutaram em Las Vegas em dezembro de 2015, "The Notorious" chocou o mundo com um nocaute em 13 segundos. Aldo se recuperaria e recuperaria seu título com uma segunda vitória sobre Frankie Edgar sete meses mais tarde, mas um par de derrotas para Max Holloway deixaram algumas dúvidas se o brasileiro tinha deixado seus melhores dias no Octógono para trás. Poré, em julho de 2018, ele se recuperou com um nocaute no 1° round contra Jeremy Stephens. Aldo estava de volta.

4 de dezembro de 2021, decisão unânime contra Rob Font

Jose Aldo of Brazil reacts after his victory over Rob Font in their bantamweight fight during the UFC Fight Night event at UFC APEX on December 04, 2021 in Las Vegas, Nevada. (Photo by Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Jose Aldo comemora a vitória contra Rob Font na luta principal do UFC Vegas 44. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)


Aldo chocou os fãs de luta em 2019 quando anunciou que estava descendo para o peso-galo, e após derrotas consecutivas para Marlon Moraes e Petr Yan, eles estavam convencidos de que era hora do "Rei do Rio" pendurar as luvas. Mas os grandes sempre fazem valer seu tamanho e Aldo conquistou uma sequência de três vitórias, superando Marlon Vera, Pedro Munhoz e Rob Font. A luta de Font, que acabou sendo a última vitória de Aldo, foi a sua mais impressionante na categoria, pois ele esteve em excelente forma durante cinco rounds difíceis. Uma derrota para Merab Dvalishvili em agosto de 2022 encerrou a busca de Aldo por mais uma chance pelo cinturão do peso-galo, mas esse revés não abalou em nada o currículo de Hall da Fama do brasileiro.