Pular para o conteúdo principal
Islam Makhachev of Russia celebrates after his victory over Charles Oliveira of Brazil in their UFC lightweight championship fight during the UFC 280 event at Etihad Arena
Listas

Lista: Todos os campeões do peso-leve na história do UFC

Relembre todos os donos do cinturão na divisão até 70 Kg no UFC desde sua criação, em 2001

Confira uma lista com todos os campeões do peso-leve (até 70,3 Kg) do UFC desde a criação da categoria, em 2001.

Jens Pulver golpeia Caol Uno no UFC 30 em fevereiro de 2001 (Susumu Nagao/Zuffa LLC)

A primeira disputa pelo cinturão peso-leve aconteceu no UFC 30, em fevereiro de 2001, entre Jens Pulver e Caol Uno. Na ocasião, o norte-americano se sagrou campeão inaugural da categoria, vencendo o japonês por decisão unânime. Ele defendeu seu trono por duas vezes antes de sair do UFC e deixar a coroa vaga.

 

Sean Sherk

Sean Sherk caminha ao Octógono antes da luta com Frankie Edgar no UFC 98, em maio de 2009 (Al Bello/Zuffa LLC)

Após um torneio pelo título vago terminar com um empate entre BJ Penn e Caol Uno em 2003, o peso-leve somente conheceu um novo campeão em 2006, quando Sean Sherk superou Kenny Florian no UFC 64. Ele fez uma defesa de cinturão, mas teve o título retirado no ano seguinte, quando foi flagrado em exame antidoping.

 

BJ Penn

BJ Penn golpeia Joe Stevenson no UFC 80 em janeiro de 2008 (Josh Hedges/Zuffa LLC)

Lutando pela terceira vez pelo cinturão, BJ Penn finalmente se sagrou campeão peso-leve em 2008 (ele já havia conquistado o título dos meio-médios na ocasião). O "Prodígio" venceu Joe Stevenson no UFC 80, e defendeu seu posto três vezes antes de ser superado por Frankie Edgar, marcando a primeira vez em que o cinturão dos 70 Kg trocou de mãos dentro do Octógono.

 

Frankie Edgar

Frankie Edgar tirou o título das mãos de BJ Penn e venceu a lenda havaiana novamente em revanche imediata quatro meses depois. Mais duas defesas de título se seguiram, em batalhas antológicas com Gray Maynard, até que "The Answer" acabou superado por Benson Henderson.

 

Benson Henderson

Benson Henderson golpeia Frankie Edgar no UFC 144 em fevereiro de 2012 (Al Bello/Zuffa LLC)

Assim como seu antecessor, Henderson teve que defender seu título em uma revanche imediata. Após duas vitórias consecutivas sobre Edgar, ele também fez mais duas defesas de cinturão, superando Nate Diaz e Gilbert Melendez, antes de perder sua coroa para o mesmo atleta que havia lhe tirado o título do WEC: Anthony Pettis.

 

Anthony Pettis

Anthony Pettis golpeia Ben Henderson no UFC 164 em agosto de 2013 (Ed Mulholland/Zuffa LLC)

"Showtime" finalizou "Bendo" para se tornar campeão e também finalizou Gilbert Melendez em sua primeira defesa de cinturão. No entanto, foi dominado em sua luta seguinte, passando a coroa dos 70 Kg pela primeira vez para um atleta brasileiro: Rafael dos Anjos.

 

Rafael dos Anjos

Rafael dos Anjos durante luta com Anthony Pettis no UFC 185 em março de 2015 (Josh Hedges/Zuffa LLC)

RDA tirou o título de Pettis em uma luta de 25 minutos, mas precisou de apenas 66 segundos para defendê-lo pela primeira vez, vencendo por nocaute em uma revanche com Donald Cerrone. Na luta seguinte, no entanto, o brasileiro acabou superado por Eddie Alvarez.

 

Eddie Alvarez

Eddie Alvarez golpeia Rafael dos Anjos no UFC Fight Night em julho de 2016 (Brandon Magnus/Zuffa LLC)

Alvarez ficou apenas quatro meses com o título. Seu primeiro desafiante foi o então campeão peso-pena Conor McGregor, que com performance de gala no Madison Square Garden, venceu o confronto por nocaute e se tornou o primeiro campeão simultâneo em duas divisões no UFC.

 

Conor McGregor

Conor McGregor comemora com os dois cinturões após a vitória sobre Eddie Alvarez no UFC 205, em novembro de 2016 (Jeff Bottari/Zuffa LLC)

A disputa de título com Alvarez foi a primeira luta de McGregor nos 70 Kg no UFC. Após a vitória, o irlandês resolveu se afastar temporariamente do Octógono para desafiar Floyd Mayweather Jr. em duelo de boxe, e devido à inatividade, eventualmente deixou o cinturão vago sem antes defendê-lo.

 

Khabib Nurmagomedov

Khabib Nurmagomedov golpeia Al Iaquinta no UFC 223 em abril de 2018 (Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Khabib Nurmagomedov e o então campeão interino Tony Ferguson disputariam o título linear vago no UFC 223, em 2018. Mas "El Cucuy" se machucou às vésperas do duelo, sendo substituído por Al Iaquinta. Khabib se sagrou campeão naquela noite, e defendeu o cinturão em três oportunidades, antes de se aposentar do MMA ainda invicto.

 

Charles Oliveira

Charles Oliveira golpeia Michael Chandler no UFC 262 em maio de 2021 (Josh Hedges/Zuffa LLC)

Com a aposentadoria do russo, Charles "do Bronx" e Michael Chandler disputaram o posto vago de campeão dos 70 Kg em 2021. O brasileiro venceu por nocaute e na sequência defendeu seu título ao finalizar Dustin Poirier. Charles teve o cinturão retirado ao não bater o peso para o confronto com Justin Gaethje em maio de 2022, mas com triunfo por finalização, garantiu a oportunidade de disputá-lo novamente, desta vez enfrentando Islam Makhachev.

 

Islam Makhachev

Islam Makhachev of Russia celebrates after his victory over Charles Oliveira of Brazil in their UFC lightweight championship fight during the UFC 280 event at Etihad Arena on October 22, 2022 in Abu Dhabi, United Arab Emirates. (Photo by Chris Unger/Zuffa LLC)

Islam Makhachev comemora com o cinturão após a vitória sobre Charles do Bronx no UFC 280, em outubro de 2022 (Chris Unger/Zuffa LLC)


Considerado o sucessor de Khabib Nurmagomedov, o amigo e parceiro de treinos de longa data do ex-campeão correspondeu à expectativa e, após somar 10 triunfos consecutivos no Octógono, chegou ao título com vitória por finalização sobre Charles em outubro de 2022, em Abu Dhabi.

Campeões Interinos

Tony Ferguson

Tony Ferguson golpeia Kevin Lee no UFC 216 em outubro de 2017 (Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Ferguson se sagrou campeão interino dos leves em outubro de 2017 com vitória sobre Kevin Lee. Meses depois, com Conor McGregor destituído do posto de campeão linear, ele enfrentaria Khabib Nurmagomedov pelo título, mas foi retirado do duelo devido a uma lesão. Tony ainda disputou novamente o cinturão interino com Justin Gaethje em 2020, mas saiu derrotado.

Dustin Poirier

Dustin Poirier golpeia Max Holloway no UFC 236 em abril de 2019 (Josh Hedges/Zuffa LLC)

Poirier foi campeão interino dos 70 Kg por alguns meses em 2019, devido a um afastamento prolongado do então campeão Khabib por lesão. Ele superou o então campeão peso-pena Max Holloway na disputa pelo título, mas foi derrotado pelo russo no duelo pela unificação das coroas.

Justin Gaethje

Justin Gaethje golpeia Tony Ferguson no UFC 249 em maio de 2020 (Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Após nova lesão obrigar Nurmagomedov a se afastar por um longo período do Octógono, Justin Gaethje encarou Tony Ferguson em duelo pelo cinturão interino e colocou um fim à sequência de 12 vitórias consecutivas do adversário no Octógono. Cinco meses depois, ele teve a chance pelo título linear contra Khabib, mas foi finalizado naquela que acabou sendo a última luta da carreira do russo. Gaethje teve outra oportunidade de se sagrar campeão menos de dois anos depois, enfrentando Charles do Bronx, mas saiu novamente derrotado.