Pular para o conteúdo principal
Eventos

Luta da Noite: raking das melhores batalhas de 2019

2019 já deu aos fãs muitas lutas memoráveis. Confira a lista das melhores

A honra de Luta da Noite é o tipo de reconhecimento que os lutadores almejam associar com seu nome.

Ganhar a LDN indica que a luta produziu adrenalina, excitação e fogos de artifício de forma que se destacou do resto do card. Essa luta de destaque pode vir na forma de uma briga cheia de vai e volta, um combate acelerado ou uma exibição incrível de artes marciais de alto nível.

No UFC 236, o duelo principal e co-main foram declarados LDN, o que levou à elaboração deste artigo.

Social Post

Começando com o UFC São Petersburgo, o UFC.com listará e atualizará os rankings de potência de cada LDN de 2019, encerrando o calendário com um panorama completo das melhores lutas do ano.

Os critérios aplicados a cada ranking incluem: valor de entretenimento, assistibilidade, competitividade (vai e volta), o tipo de luta (técnico vs briga vs completa), intensidade e a qualidade do nocaute ou finalização (se houver).

Cada luta é vista como se estivessem no vácuo, o que significa que o contexto em torno de uma luta não será levado em conta nos rankings. Por exemplo: uma luta pelo título poderia definitivamente ter mais implicações do que a luta de abertura das preliminares, mas a melhor luta baseada nos critérios dados receberá a classificação mais alta.

Vamos para o ranking.

Nota: Esses rankings representam apenas prêmios LDN confirmados pelo UFC.

1) KELVIN GASTELUM X ISRAEL ADESANYA
UFC 236 - 13 DE ABRIL DE 2019

A guerra entre Kelvin Gastelum e Israel Adesanya pelo cinturão interino dos 84kg no UFC 236 não será esquecida tão cedo, já que ambos os lutadores fizeram um show emocionante que levou Dana White a descrever a luta como “uma das melhores que já vi”. E o chefe não está exagerando.

Ambos os pesos médios tiveram seus momentos nas primeiras quatro rodadas da luta, com Gastelum derrubando “The Last Stylebender” no primeiro round e Adesanya aumentando sua produção ofensiva nos segundo e terceiro. No último minuto da quarta rodada Gastelum conseguiu um chute na cabeça que machucou Adesanya, mas o neozelandês foi capaz de sobreviver e levar a luta até o último quadro.

Com o ímpeto do lado de Gastelum, ele continuou executando seu plano de jogo de pressão constante e diminuindo a distância até o longo Adesanya. Mas Adesanya disparou de volta, atordoando Gastelum com uma grande direita que o enviou para o chão. Adesanya atacou, quase trancando uma guilhotina e um triângulo antes que Gastelum voltasse a ficar de pé. Com pouco mais de um minuto, Adesanya largou Gastelum por um momento e, quando se levantou, Adesanya o mandou de volta ao chão com a mão direita. Pingando sangue e exausto, Gastelum recusou-se a ceder, mas Adesanya não recuou, enviando Gastelum para o chão mais uma vez antes da última buzina soar. Que ascensão ao topo do jogo de luta por Adesanya e que demonstração de coração de Gastelum naquele quinto round.

Sem dúvida, essa luta merece estar no "Top 10" das lutas de todos os tempos.

2) VINCENTE LUQUE X BRYAN BARBERENA
UFC PHOENIX - 17 DE FEVEREIRO DE 2019

A partir do momento em que a porta Octagon fechou, os meio-médios Vincente Luque e Brian Barberena estavam prontos para absolutamente ir com tudo. Os dois conseguiram 292 golpes significativos combinados, proporcionando grandes ataques e combinações loucas em um ritmo febril.

Tanto Luque quanto Barberena estavam machucados e ensaguentados indo para os momentos finais da terceira rodada, com nenhum lutador dando uma pausa. Nos fim da luta, Luque empurrou Barberena contra a cerca no clinch e aterrissou duas joelhadas devastadoras no corpo de seu oponente, derrubando o durável Barberena definitivamente. O desempenho de ambos os lutadores incendiou a plateia do Talking Stick Resort Arena.

3) MAX HOLLOWAY X DUSTIN POIRIER 2
UFC 236 - 13 DE ABRIL DE 2019

Max Holloway x Dustin Poirier 2 foi uma luta ainda melhor do que a primeira, já que ambos os lutadores competiram com garra e determinação por todos os 25 minutos da disputa pelo título interino. Com a multidão entrando em erupção a cada ataque massivo e grande combinação, os fãs de luta ao redor do mundo estavam à beira de seus assentos durante toda a luta.

A rodada de abertura pode ter sido a mais importante de toda a luta, já que “The Diamond” conectou grandes tiros que sacudiram e machucaram o campeão dos penas como nunca vimos antes. Mas apesar de ter sido derrotado no primeiro, a dureza e a durabilidade inacreditáveis ​​de Holloway o permitiram igualar o pique ao atingir Poirier com uma série de ataques precisos. Rounds dois, três, quatro e cinco apresentaram momentos impressionantes de ambos os lutadores. Holloway e Poirier somam 359 golpes significativos, o segundo maior recorde na história do UFC (Holloway x Brian Ortega combinaram 400 em dezembro passado). No final, foi o lutador da Louisiana que deixou Atlanta com o cinturão interino dos leves.

4) ISRAEL ADESANYA X ANDERSON SILVA
UFC 234 - 9 DE FEVEREIRO DE 2019

O primeiro evento numerado de 2019 apresentou o que pode ser a maior exibição de trocação de alto nível que já vimos. A partida de xadrez entre o carismático Israel Adesanya e o lendário Anderson Silva foi de tirar o fôlego enquanto cada lutador exibia seu nível habitual de espetáculo e técnicas únicas de impacto.

"The Last Stylebender" foi capaz de ocar, confundir e atordoar Silva com seus ataques criativos que se tornaram mais eficazes à medida que ele se adaptou ao estilo do ex-campeão. Adesanya também mostrou seu QI de luta, não caindo nas armadilhas estabelecidas por Silva. No final da luta, ficou claro que a tocha que "The Spider" carregava há anos fora passada para Adesanya.

5) BRYCE MITCHELL X BOBBY MOFFETT
UFC NASHVILLE - 23 DE MARÇO DE 2019

Tanto Bryce Mitchell quanto Bobby Moffett entraram no UFC ao se apresentarem em shows (Mitchell no The Ultimate Fighter, Moffett no Dana White Looking For a Fight e no Tuesday Night Contender Series) e depois de ambos terem garantido vitórias em suas estreias no UFC, era fundamental que eles mantivessem a bola rolando em Nashville.

A luta acabou sendo tão louca quanto a história de Mitchell se machucando com uma furadeira. Na primeira rodada, Mitchell derrubou Moffett com um soco na hora certa, mas Moffett se recuperou, wuedou Mitchell e tentou finalizar. Os próximos 10 minutos apresentaram scrambles malucos, mudanças de posição e tentativas de finalização para “Thug Nasty” e “The Wolfman”. O que pode ter sido um fator decisivo na luta, com pouco mais de um minuto sobrando na luta, Mitchell foi capaz de explodir debaixo de Moffett e pegar as costas de seu adversário para terminar o round em uma posição favorável. Os juízes concederam a Mitchell a vitória.

6) CODY GARBRANDT X PEDRO MUNHOZ
UFC 235 - 2 DE MARÇO DE 2019

Os fãs de luta foram mimados com uma explosão do peso galo no UFC 235, quando Cody Garbrandt e Pedro Munhoz deixaram a T-Mobile Arena em Las Vegas em um frenesi.

Depois de minutos iniciais muito estudados, ambos os lutadores começaram a encontrar suas distâncias. Munhoz atacou primeiro, atordoando Garbrandt com um golpe fortíssimo e depois de um scramble intenso na grade, foi a vez de Garbrandt atacar. Como um homem possuído, Garbrandt pressionou “The Young Punisher”, atingindo-o com vários socos diretamente no queixo. Mas Munhoz provou ter muita resistência, já que os 50 segundos finais da primeira rodada consistiram em Garbrandt e Munhoz de pé trocando soco atrás de soco até que “No Love” fosse eliminado da luta para sempre. Foi uma sequência maluca que terminou perfeitamente para Munhoz.

7) DARREN TILL X JORGE MASVIDAL
UFC LONDON - 16 DE MARÇO DE 2019

Na primeira luta após sua disputa de título no UFC 228, Darren Till enfrentou o veterano Jorge Masvidal na Arena O2 em Londres.

Nos momentos iniciais, "The Gorilla" conseguiu um soco em linha reta que cambaleou Masvidal, mas "Gamebred" se recuperou tão rápido que ele estava aparentemente provocando Till antes mesmo de bater no chão. Till acelerou, tentando terminar a luta rapidamente na frente de sua torcida. Masvidal foi capaz de sobreviver e trabalhar seu caminho para a segunda rodada, graças à sua habilidade e força. Então, do nada, Masvidal fechou a distância com um ponto de entrada único e acertou Till com um golpe devastador que nocauteou Till antes dele acertar o chão. O final épico silenciou completamente a torcida e rendeu a Masvidal o tipo de vitória que ele precisava depois de um longo hiato

8) JUSTIN GAETHJE X EDSON BARBOZA
UFC PHILADELPHIA - 30 DE MARÇO DE 2019

A partir do momento em que Justin Gaethje é colocado em um card, qualquer que seja a luta da qual ele faça parte, é instantaneamente concorrente para a LDN. E quando você adiciona o explosivo Edson Barboza à equação, era uma luta quase boa demais para ser verdade.

Os dois pesos leves não decepcionaram, conseguindo seus chutes de marca registrada nos momentos de abertura. Mas foi Gaethje quem solidificou seu lugar como membro da elite leve do UFC. "The Highlight" foi capaz de caçar Barboza enquanto ele se movia pelo lado de fora da jaula e se conectou com uma combinação devastadora que desligou as luzes de Barboza. Foi uma performance incrível de Gaethje, que neste momento provavelmente poderia apenas mudar seu apelido para "O Luta da Noite".

9) DONALD CERRONE X ALEXANDER HERNANDEZ
UFC BROOKLYN - 19 DE JANEIRO DE 2019

Baixar para 70kg não é fácil para Donald Cerrone, mas é aí que ele se sente mais perigoso. E no UFC Brooklyn ele provou isso contra o jovem e promissor Alexander Hernandez.

No período que antecedeu a luta, as coisas ficaram aquecidas entre “Cowboy” e “The Great”, com ambos trocando palavras com muita intenção por trás delas. Mas assim que a conversa parou e os punhos começaram a voar, ficou claro que Cerrone estava em uma missão para demolir Hernandez. Cerrone teve sucesso imediato contra o rápido Hernandez, conectando golpes devastadores no corpo e abalando a jovem promessa até o ponto de um TKO. E assim como Cerrone estava de volta à cena do peso leve.

10) JUNIOR DOS SANTOS X DERRICK LEWIS
UFC WICHITA - 9 DE MARÇO DE 2019

A primeira viagem do UFC ao estado do Kansas contou com um confronto de pesados entre o ex-campeão Junior Dos Santos e o ex-desafiante ao título Derrick Lewis. Com os dois lutadores sendo capazes de nocautear qualquer um a qualquer momento, a intensidade dentro do Intrust Bank Arena em Wichita era palpável.

O “Black Beast” atacou primeiro, atingindo Santos com um golpe que chamou a atenção do brasileiro. Mas o ponto de virada da luta entre esses dois Golias foi um pontapé no corpo de Lewis, imediatamente o machucando e forçando-o a recuar. "Cigano" avançou pronto para acabar com a luta, mas foi forçado a evitar um uppercut maciço do ferido Lewis. Indo para a próxima rodada, ficou claro que Lewis ainda estava machucado e Dos Santos capitalizou ao encurralar o oponente contra a grade e lançar pedrada atrás de pedrada, até que o árbitro não teve escolha a não ser interromper o combate.

Volte na próxima semana para ver onde o LDN do UFC São Petersburgo chega neste ranking.