Pular para o conteúdo principal
Blogs

Lutadores hipnotizados

O treinador de mentes número 1 do mundo conta nesta entrevista como usa a hipnose e um método construído ao longo de 18 anos para fazer da cabeça dos atletas do UFC uma verdadeira fortaleza

Joshua Manuel é um treinador extremamente confiante. Garante completa eficácia em seu método. Caso o cliente não esteja satisfeito, ele promete devolver 200% do valor investido. Tamanha crença em seu poder não é para menos: Joshua Manuel é um especialista em treinamento mental – ou o “especialista em mindset número 1 do mundo para os melhores lutadores do planeta”, como seu site o descreve.

Se você não for um lutador profissional de alta performance, nem adianta procurá-lo. Aliás, só com muita sorte e se você quiser de verdade trabalhar sua mente vale a pena ir atrás de Josh, porque seu site já avisa: sua agenda de longo prazo está “100% reservada com atuais clientes do UFC e quatro lutadores com quem estou atualmente em negociações. Se você é um lutador que precisa se preparar para uma única luta, use o formulário abaixo para entrar em contato”. Entre os atletas atualmente atendidos por ele estão Matt Brown e Josh Emmett.

ORLANDO, FL - FEBRUARY 21: Josh Emmett holds an open workout for fans and media at UFC GYM Orlando on February 21, 2018 in Orlando, Florida. (Photo by Jeff Bottari/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images)

Peso-pena do UFC, Josh Emmett é um dos atletas atualmente atendidos por Josh.

ORLANDO, FL - FEBRUARY 21: Josh Emmett holds an open workout for fans and media at UFC GYM Orlando on February 21, 2018 in Orlando, Florida. (Photo by Jeff Bottari/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images)

Josh é um sujeito simpático, formado em programação neurolinguística pela Sociedade Internacional de Programação Neurolinguística, além de ser um hipnoterapeuta certificado. Tem 16 anos de experiência e construiu um método de treinamento mental bastante aclamado especificamente para o UFC, baseado em hipnose, que é usado hoje por diversos especialistas no mundo todo. Meu papo com Joshua foi tão bacana – ele disse “verdadeiramente gostar do imenso entusiasmo dos fãs de luta no Brasil” – que decidi publicá-lo em formato de entrevista. Entenda melhor o que pensa e como age Joshua Manuel:

Cláudia: Nem sempre o melhor lutador vence. Normalmente, quem vence é o atleta que lutou melhor. O que exatamente é a força mental? É apenas uma questão de autoestima?

Josh: Força mental ou tenacidade é um termo tipicamente mais vago do que muitas pessoas tendem a perceber. Como costuma ser descrito, pode significar diversas qualidades diferentes. Resiliência a reveses. Coragem para avançar encarando o medo. Em alguns casos, trabalhar para reduzir ou remover o medo. Eu acho mais benéfico trabalhar para desbloquear o mapa do mundo do lutador. Às vezes, um atleta pode ter medo de lutar depois de ter sofrido uma derrota com um nocaute horrível. Outros lutadores podem temer que eles não tenham realmente trabalhado tão duro quanto poderiam para vencer. Outros atletas ainda podem ter um desejo profundo de ser o melhor que já existiu. Cada lutador tem um mapa único e um “código” para sua capacidade de tocar em sua mente – e motivações. Autoestima é parte disso – mas desbloquear seu código específico é mais importante.

C: Como exatamente a hipnose age em nossos cérebros?

J: Toda definição comum ou explicação sobre a hipnose é simplesmente um modelo na mente do hipnotizador. Se você perguntar a 10 hipnotizadores diferentes o que é exatamente a hipnose, provavelmente ouvirá pelo menos 11 respostas distintas. O jornal científico Neuroscience and Biobehavioral Reviews sugere que a hipnose é uma “regulação de cima para baixo da consciência”. O modelo em que opero é deliberada e eficientemente simples: trato-o como um forte aumento na relação sinal-ruído [razão usada em vários campos da ciência   que envolve medidas de um sinal em meio ruidoso. Está relacionada a permitir que mensagens sejam recebidas de forma mais clara mesmo em ambientes ruidosos].

C: Como assim?

J: Imagine que a comunicação regular está enviando uma mensagem em um outdoor no tráfego da hora do rush. A hipnose é como ter essa mesma mensagem facilmente e diretamente carregada bem na sua mente, sem um trabalho consciente. Muitas definições existem para pessoas que precisam tê-las – seja sobre invadir o estado REM [fase do sono em que ocorrem os sonhos], aumentar a sugestionabilidade, acessar diretamente a mente inconsciente ou qualquer outra coisa. Deixo isso para os outros discutirem em grupos do Facebook. Minha preocupação é criar um ambiente em que possamos gerar um estado de aprendizado mais eficiente e, então, instalar realidades positivas para o lutador. Uma distinção que eu faço é em relação à visualização. Trabalho profundamente com a visualização dos resultados desejados.

C: De que forma?

J: Há um formato e uma estrutura distintos para tornar as visualizações mais eficazes, com elementos exclusivos para cada cliente. Meu trabalho se concentra na decodificação das chaves únicas de cada lutador para o sucesso na visualização e na resposta. Quando a hipnose cria esse aumento na relação sinal-ruído, é o momento ideal para se envolver e praticar a visualização precisa. As técnicas de visualização que utilizo foram desenvolvidas e constantemente aperfeiçoadas ao longo de 18 anos para beneficiar especificamente os combatentes. Está bem estabelecido que o cérebro simplesmente não consegue distinguir entre uma experiência real e uma experiência vividamente imaginada – e nós aproveitamos esse fato para dar uma vantagem de vitória ao lutador. A hipnose é simplesmente uma ferramenta que costumo usar no meu trabalho para aumentar a relação sinal-ruído e obter o resultado desejado.

C: Quanto de fato nosso cérebro controla nosso corpo?

J: Eu acredito, mesmo com toda a pesquisa disponível, que ainda não descobrimos o grau exato. Mas sugiro que o grau que o cérebro controla o corpo é imenso. Alterações na pressão arterial podem ocorrer com facilidade. Sensibilidade à dor Regulação de processos inconscientes. Problemas de pele e até respostas às alergias foram modificados com sucesso com intervenções focadas no pensamento e na mente. Milhares de cirurgias foram concluídas com sucesso sem qualquer anestesia. Mudanças na neurologia, a ponto de aumentar o desempenho de determinados sentidos e percepções, foram documentadas. O doutor David Spiegel, chefe da cadeira de psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford e diretor do Centro de Stanford de Stress e Saúde, estudou extensivamente numerosas conexões, utilizando hipnose com mais de 7000 pessoas em pesquisas em sua carreira. Em 1989, ele publicou um estudo inovador revelando como as mulheres diagnosticadas com câncer de mama tinham vivido o dobro do tempo de outras com o mesmo diagnóstico ao implementar uma intervenção psicossocial. Ele também documentou um caso convincente em 2018 que mostrava a possibilidade de usar hipnose em vez de opiáceos para o tratamento da dor. Em vez de fazer qualquer declaração bonita sobre a eficácia da hipnose, eu encorajaria os interessados a dar uma olhada em um volume intitulado A Psicobiologia da Cura Mente-Corpo, de Ernest Rossi, para examinar alguns dos resultados surpreendentes que foram estudados e documentado desde os anos 70.

C: Certa vez, entrevistei um neurocientista que me disse que criar um foco de atenção pode modificar nosso estado de consciência. Por que é necessário modificar nossa consciência para trabalhar com nossos pensamentos?

J: Não acredito que seja necessariamente preciso modificar nossa consciência para trabalhar com nossos pensamentos – mas certamente pode ser útil. Ao aumentar a concentração e a consciência de um pensamento ou conceito particular, podemos criar melhores condições para o aprendizado. Da mesma forma, se formos capazes de criar um estado de consciência para suspender temporariamente a faculdade crítica da mente, nos permitimos a capacidade de aceitar sugestões positivas mais prontamente.

C: Que técnicas de hipnose você usa?

J: As técnicas de hipnose que eu aplico variam muito entre os clientes – e às vezes eu não uso hipnose. Mas, quando o faço, tipicamente envolvo uma fase padrão de indução hipnótica, suspendendo a faculdade crítica, e então começamos os objetivos acordados para beneficiar o cliente. Como disse, coloco uma ênfase específica na visualização. Mas as técnicas específicas de hipnose para realizar o trabalho variam muito com cada cliente. Algumas delas podem incluir sugestão direta, sugestão indireta, metáfora, visualização, ancoragem, regressão, padrões e técnicas de programação neurolinguística [PNL, técnica para substituir pensamentos negativos ou emoções que impactam diretamente as nossas ações], trabalho em estado de vigília através de transe... As possibilidades são realmente infinitas em termos de “combinações” para a desbloquear o desejado. A ideia-chave, no meu trabalho, é encontrar e decodificar a estrutura que permitirá o maior sucesso. A verdadeira magia além da hipnose é a sugestão, e o “software” que criamos com base nos filtros do subconsciente e nos estilos de comunicação do lutador. Dizendo de forma mais simples: uso qualquer técnica para desbloquear o que é necessário para fazer o cliente obter o resultado desejado.

C: Você pode explicar como são os passos de sua metodologia de treinamento mental?

J: Há milhares de combinação de como abordamos isso. Cada cliente é tão individual quanto suas impressões digitais, e isso significa que existem pensamentos e experiências muito especiais, conscientes e inconscientes, que precisamos observar à medida que avançamos. Por exemplo, se seus pais abusaram de você e depois foram assassinados na sua frente quando você tinha 14 anos, e você teve de criar seus dois irmãos mais novos, você terá um mapa e um modelo de realidade diferentes do que se você tivesse vivido feliz, em uma família saudável e seu avô fosse dono de uma lendária academia de jiu-jítsu. Precisamos descobrir as influências e os filtros inconscientes primeiro. Além disso, temos que estruturar cada sessão com base no objetivo exato. Assim, o primeiro passo é realmente decodificar o “código de desbloqueio” individual de cada lutador para acessar como eles criam e têm comportamentos específicos. Agora, se isso for uma questão de remover um comportamento como nervosismo, decodificaremos isso para evitar que o programa seja iniciado na hora errada. Se estivermos procurando especificamente criar uma confiança à prova de qualquer coisa, poderemos fazer referência a experiências anteriores de total confiança da vida dele – se elas ainda não existirem, vamos construí-las com base em como elas seriam representadas em nosso organismo se existissem. Se estivermos buscando um soco específico em uma janela de oportunidade, usaremos técnicas especializadas que focam na percepção do tempo, no gerenciamento de distância e na capacidade de reagir àquela oportunidade de maneira extremamente rápida, automática.

C: É muito pessoal mesmo.

J: É realmente hiperespecífico e personalizado para cada cliente. É importante notar que cada cliente tem dentro de si o potencial e a possibilidade de criar resultados extraordinários. Nossa máquina tem todos os recursos já dentro dela. Meu papel é simplesmente ser o melhor em decodificar as fórmulas para o sucesso, aproveitar os recursos certos e ordená-los na sequência, proporções e intensidades necessárias para que o lutador tenha o resultado desejado. Isso pode ser simplesmente ter sua mão levantada no fim do combate, ou pode ser um nocaute devastador. Pode ser um aumento de confiança e agressividade, pode ser apagar os surtos de pré-luta ou pode ser um desafio novo e único a cada vez. Isto é o que eu trabalho de antemão com cada lutador, então avançamos juntos para obter o resultado no octógono.

C: Como você desenvolveu sua metodologia e por que decidiu trabalhar com MMA?

J: Começou há 18 anos, enquanto eu estava treinando  boxe. Um dos meus treinadores tinha uma maneira fascinante de trabalhar com crianças. Se elas tivessem um hábito que normalmente levaria semanas ou meses para “ser treinado”, ele às vezes era capaz de corrigir o problema em minutos com visualizações específicas. Fiquei absolutamente obcecado e tenho estudado isso desde então. Treinei coaches de mente em todo o mundo em temas específicos do meu programa e estou constantemente desenvolvendo-o ainda mais, porque não há limites para as maneiras como as pessoas operam suas mentes. Um campeão em 2019 tem mais ferramentas mental e físicas do que um campeão em 2009 – e o lado mental progride mais rapidamente do que as melhorias físicas. Minha paixão é baseada em saber que absolutamente tudo pode mudar para um lutador em questão de segundos. Saber que isso pode ser feito de maneira tão poderosa para impactar a vida e os objetivos do lutador é a minha força motriz. Pode-se pensar nisso como criar um cenário perfeito para um resultado sólido e, em seguida, desativá-lo. É aquela coisa do tempo seco, um monte de folhas, derramar sobre elas um pouco de gasolina e, em seguida, exatamente no momento certo… acender o isqueiro.

C: Você só trabalha com os lutadores top 15 do ranking. Mas são esses os atletas que mais precisam de você?

J: Meu trabalho com clientes de longo prazo está focado nos 15 primeiros dos rankings de suas categorias. Isso é porque posso servir melhor aqueles lutadores que estão absolutamente determinados a se tornarem os melhores do mundo através dos meus sistemas. Um grau particular de disciplina e motivação é necessário para desbloquear os níveis mais elevados do treinamento mental de verdade – que é onde as coisas realmente interessantes acontecem. Lutadores amadores, por vezes, simplesmente não estão preparados ou dispostos a colocar o tipo exato de trabalho e o compromisso necessários para desbloquear os níveis mais elevados. É interessante porque a maioria dos lutadores realmente acredita que está disposto a fazer qualquer coisa – mas as ações é que falam, enquanto as palavras simplesmente ilustram o que as pessoas querem acreditar. Este ano eu vou adicionar pacotes específicos para novos lutadores e para amadores, projetados para ajudá-los a chegar aos próximos níveis. Mas falar e iludir-se pode ser uma doença para alguns, e muitos dizem que estão dispostos a fazer qualquer coisa quando, na prática, fazem muito pouco. Portanto, eu preciso de testes específicos antes de trazer um cliente. Com uma mente verdadeiramente comprometida, tudo é possível. Com um “falador”, qualquer desculpa é possível.

C: Mas em quais condições os lutadores o procuram? Quero dizer: eles pedem sua ajuda depois de derrotas? Ou quando eles tornaram-se campeões da categoria, porque é mais difícil manter o título do que conquistá-lo?

J: O lutador que quer mesmo se tornar o melhor do mundo é aquele que especificamente me procura – aquele que quer ver até onde ele pode realmente ir, o que ele realmente pode fazer de si mesmo. Além disso, as razões pelas quais os lutadores me procuram podem variar em grande medida. Às vezes é tão simples como erradicar a ansiedade pré-luta, já que isso é um foco particular pelo qual meu sistema tem sido visto. Outro tema é a ideia de que o lutador chega a um ponto no meio da luta em que não sabe o “pensamento certo” que deve ter, já que está lutando, então ele quer algo que seja tipo um programa de software no piloto automático para dar-lhe o pensamento certo no momento certo. Outras vezes, o lutador entende o poder da visualização e quer trabalhar com ele nos níveis mais altos possíveis. Aqueles que estão querendo chegar à Lua com visualização tendem a conseguir vantagens muito rapidamente, porque parte deles já entende que existe um potencial quase infinito para ser desbloqueado na mente. Mais e mais lutadores estão se interessando quando compreendem que sua melhor chance de ganhar pode ser com um golpe ou uma submissão muito específicos, em uma janela de oportunidade muito improvável. Um lutador que muitas vezes tem todas as chances contra ele. O que fazemos nesses casos é examinar exatamente o que precisa acontecer para ele obter a vitória, e visualizá-la de forma tão completa que o lutador ganha uma certeza tão absoluta de sucesso que o corpo até reage uma fração de segundo mais rápido naquela janela de oportunidade, com base em uma expectativa sólida do resultado.

Assine o Combate | Siga o UFC Brasil no Youtube