Pular para o conteúdo principal

Números provam que Amanda Nunes está entre os maiores campeões do UFC

Veja algumas das estatísticas da “Leoa” no Octógono em comparação com Anderson Silva, Jon Jones, Georges St-Pierre e Demetrious Johnson

Amanda Nunes é amplamente considerada a maior lutadora da história do MMA feminino. A brasileira foi a primeira mulher a conquistar títulos em duas divisões na organização, e, neste sábado (6), coloca o cinturão do peso-pena em disputa pela primeira vez contra Felicia Spencer, na luta principal do UFC 250.

Caso vença, Amanda entrará para a história mais uma vez. Isso porque ela se tornará a primeira atleta do Ultimate a defender títulos em duas categorias enquanto é campeã de ambas - contando tanto as categorias femininas, quanto as masculinas.

Confira o card completo do UFC 250 | Saiba como assistir ao evento

Por isso, resolvemos comparar alguns números da “Leoa” com os dos quatro maiores campeões da história do Ultimate: Anderson Silva, Jon Jones, Georges St-Pierre e Demetrious Johnson. Será que já chegou a hora de riscar a palavra “feminino” da frase, e anunciar Amanda Nunes como um dos maiores nomes da história do MMA?

 

Cartel no UFC

Amanda Nunes: 12-1 (índice de vitórias: 92%)
Jon Jones: 22-1 (1 sem resultado) [91,6%]
Georges St-Pierre: 21-2 (91,3%)
Demetrious Johnson: 15-2-1 (83%)
Anderson Silva: 17-6 (1 sem resultado) [70%]

Entre os cinco atletas comparados, Amanda Nunes é a que tem trajetória mais curta no UFC até o momento (13 lutas). Mas a brasileira possui um índice vitórias (número de vitórias dividido pelo número total de lutas) maior do que o de qualquer outro campeão histórico. No entanto, vale lembrar que, entre os campeões atuais, Khabib Nurmagomedov e Israel Adesanya, que estão invictos, possuem um índice de vitórias de 100%.

Mais longa sequência de vitórias

Jon Jones: 17
Anderson Silva: 16
Georges St-Pierre: 13
Demetrious Johnson: 13
Amanda Nunes: 10 (em aberto)

O longo recorde de vitórias seguidas de Anderson Silva chegou ao fim em fevereiro deste ano, quando Jon Jones venceu Dominick Reyes e conquistou seu 17º triunfo consecutivo na organização. Vale lembrar que, em 2017, Jones teve o desfecho da revanche com Daniel Cormier alterado para “sem resultado”. Para a contagem desta lista, a luta “sem resultado” é ignorada.

Brasil

Índice de vitórias por nocaute ou finalização

Anderson Silva: 82%
Amanda Nunes: 75%
Demetrious Johnson: 46%
Jon Jones: 45%
Georges St-Pierre: 42%

Dentre os atletas comparados, Anderson Silva é o que com mais afinco defendeu o lema “não deixe nas mãos dos jurados”: o brasileiro conquistou nada menos que 14 de suas 17 vitórias no Ultimate por nocaute ou finalização. A “Leoa” vem logo atrás, tendo liquidado a adversária no período regulamentar em nove de seus 12 triunfos.

Defesas de cinturão

Demetrious Johnson: 11
Jon Jones: 11
Anderson Silva: 10
Georges St-Pierre: 9
Amanda Nunes: 5

Demetrious Johnson é dono do atual recorde de defesas consecutivas de cinturão no UFC, com 11. Jon Jones também manteve o título em 11 ocasiões, porém em dois reinados: foram oito na primeira passagem como campeão (2011-2015), e três na segunda e atual campanha como rei dos meio-pesados. Amanda tem cinco defesas do título dos galos, mas pode ser a primeira entre os cinco a defender as coroas em duas categorias.

Amanda Nunes of Brazil poses for a portrait backstage during the UFC 239

 

Vitórias sobre ex-campeões
* Incluindo campeões interinos e lutadores que conquistaram títulos posteriormente

Georges St-Pierre: 9 (Matt Hughes 2x, BJ Penn 2x, Sean Sherk, Matt Serra, Carlos Condit, Johny Hendricks, Michael Bisping)
Amanda Nunes: 8 (Germaine De Randamie 2x, Valentina Shevchenko 2x, Holly Holm, Cris Cyborg, Ronda Rousey, Miesha Tate)
Jon Jones: 6 (Mauricio Shogun, Rampage Jackson, Lyoto Machida, Vitor Belfort, Rashad Evans, Daniel Cormier)
Anderson Silva: 4 (Rich Franklin 2x, Forrest Griffin, Vitor Belfort)
Demetrious Johnson: 1 (Henry Cejudo)

Aqui, contabilizamos todas os triunfos do quinteto sobre atletas que haviam sido campeões anteriormente, durante e após seus reinados, assim como eventuais campeões interinos de qualquer época. Vale notar que Amanda é quem venceu mais ex-campeãs proporcionalmente: as oito vitórias equivalem a 66% do seu total de triunfos no UFC.

E a “Leoa” tenta melhorar suas marcas neste sábado no UFC 250, evento com transmissão ao vivo e exclusiva do Canal Combate a partir de 19h30 (horário de Brasília).

Estatísticas atualizadas até 06/06/2020, data de realização do UFC 250.

Assine o Combate | Siga o UFC Brasil no Youtube