Pular para o conteúdo principal
Alex Pereira prepares to enter the ring prior to his middleweight fight against Israel Adesanya at UFC 281 at Madison Square Garden on November 12, 2022 in New York City. (Photo by Jamie Squire/Getty Images)
Eventos

A opinião dos especialistas sobre Blachowicz x Poatan | UFC 291

Veja o que Caio Borralho, Carlão Barreto e Vitor Miranda falaram sobre a luta co-principal do evento de 29 de julho

O brasileiro Alex "Poatan" Pereira sobe para o peso meio-pesado para encarar o ex-campeão Jan Blachowicz na luta co-principal do UFC 291, neste sábado (29), em Salt Lake City. O UFC Fight Pass transmite o evento na íntegra a partir das 20 horas (horário de Brasília).

Diante de uma luta cheia de expectativas, ainda mais pela estreia do brasileiro em uma categoria diferente, fizemos algumas perguntas para os especialistas Caio Borralho, Carlão Barreto e Vitor Miranda sobre como eles acham que a luta irá se desenvolver. Veja a opinião deles abaixo:

Acho que Poatan vai se sair muito melhor nessa categoria. Ele vai continuar batendo muito forte, acima da média da categoria, e também vai manter sua velocidade. O nível dele de luta em pé será um ponto decisivo para ele nessa categoria, mas o que realmente fará a diferença é a capacidade de absorção de golpes, que não será tão afetada pelo corte de peso.

Com certeza, treinar com o Glover terá influência nessa luta, como teve em todas as anteriores. Porém, independente disso, o Poatan é um atleta muito experiente e sabe o caminho que deve percorrer para vencer essa luta.

Minha opinião é que Poatan ganha por nocaute até o segundo round. Não acho que seu oponente tenha o wrestling necessário para derrubar o Alex. Além disso, ele é muito parado e troca muitos golpes, o que é um erro sabendo quem ele vai enfrentar. Tudo vai depender de quão próximo ele chega de Alex para conseguir grudar nele, pois se for uma luta em pé, não há chances para Blachowicz.

Essa luta tem todas as características de uma semifinal, pois é possível que o vencedor dispute o cinturão contra o Jiri Prochazka. O dinamismo da luta é importante, e todos esperam ver a performance do Poatan nos meio-pesados.

A saúde do atleta é prioridade, e um corte de peso mais saudável beneficia o Poatan. Creio que ele esteja melhor, já que não vai ter o desgaste que ele tinha na categoria dos médios. Para mim, a dieta que envolve o corte de peso dele estará bem mais tranquila e, em termos de saúde, ele estará melhor.

O Blachowicz é um ex-campeão e um lutador de muita qualidade. O ponto chave para mim será a velocidade, pois eu não o acho um lutador veloz. Ele vai ter dificuldades caso queira agarrar e vai ter que trocar golpes com o brasileiro. A experiência do Blachowicz pode ser um trunfo, mas, sem dúvidas, Poatan tem a vantagem inicial no primeiro round e no começo do segundo. Os fãs esperam uma luta épica e corajosa, onde ambos têm muito a ganhar e a perder.

As táticas vão ser completamente diferentes, antagônicas. Porém, como o Poatan treina com o Glover Teixeira e ele já venceu o polonês, podemos ter um pequeno diferencial. Além da questão técnica, ele sabe onde o Blachowicz é forte e isso pode contribuir. Qualquer informação adicional pode fazer a diferença positivamente.

É uma luta bem equilibrada, para falar a verdade, mas eu acho que o Poatan tem a vantagem inicial, a vantagem no primeiro round ali logo no início, de nocautear. Vejo possibilidades reais de nocaute técnico a favor do brasileiro. O Blachowicz, se fizer o jogo certo, pode abafar e vencer a luta na decisão. Porém, na minha opinião, o Alex vence o confronto.

Primeiramente, a questão do Poatan subir de peso. Acho que é a melhor decisão para ele dentro do UFC, pois assim ele continua rápido e não precisa passar por cortes de peso - apesar de ser muito profissional nisso e já ter feito esse processo diversas vezes.

No Glory, evento de kickboxing, o Poatan também já foi campeão meio-pesado, mostrando que possui habilidade para enfrentar lutadores maiores. Então, essa mudança é benéfica, especialmente considerando a idade dele. Agora, ele terá uma carreira mais prolongada na organização.

Falando sobre os treinos com o Glover, o nosso ex-campeão já enfrentou o Blachowicz antes, então podemos pensar na estratégia usada naquela luta. Glover provavelmente aplicará em cima do Poatan o mesmo estilo, buscando levar a luta para o chão e utilizar sua força, o que é uma possibilidade para acontecer nessa luta. Porém, tenho certeza de que o Poatan virá confiante, pois ele treina especificamente para esse oponente.

Portanto, Poatan chegará  bem preparado por esse motivo. É bastante possível que a maior parte da luta ocorra em pé, com ambos trocando golpes duros. O adversário gosta de lutar em pé, é qualificado nessa área, e não acredito que o Blachowicz leve o brasileiro para o chão tão facilmente, mas pode ser que a luta acabe no solo.

Vejo esse duelo se desenrolando em pé e é possível que seja uma luta mais estratégica e travada. Acredito que ela termine por pontos, na decisão dos juizes, com vitória do "Mestre da Porrada" Alex Poatan.

UFC 291: Poirier x Gaethje 2 foi um evento realizado dia 29 de julho, em Salt Lake City. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.

News and announcements

View all