Pular para o conteúdo principal

Os grandes confrontos que aconteceram no UFC

Cris Cyborg x Amanda Nunes marca a primeira superluta feminina da história da organização

O MMA feminino ainda é relativamente novo no UFC, mas já representa uma das partes mais interessantes da organização. Grandes combates já foram realizados entre as lutadoras, mas este sábado (29) representa a primeira superluta entre atletas mulheres no Ultimate.

Brasil

Campeã do peso-galo, Amanda Nunes sobe ao peso-pena para desafiar Cris Cyborg em luta válida pelo título da categoria até 66kg. O combate representa o encontro entre duas das melhores lutadoras da história e, nesse clima, vamos relembrar algumas das superlutas que já aconteceram no Octógono.   

Royce Gracie x Ken Shamrock 2
UFC 5 (1995)

A primeira superluta promovida pelo UFC foi, na verdade, uma revanche. Quase dois anos depois do primeiro encontro, Royce Gracie e Ken Shamrock mediram forças novamente em abril de 1995 em um combate que definiria o campeão do UFC. 

A luta, no entanto, entrou para a história por um motivo peculiar. Como naquela época uma luta só poderia acabar por nocaute, finalização, desistência ou interrupção do árbitro, o duelo entre eles acabou durando o limite de 30 minutos. Um minuto adicional foi autorizado, e depois o combate foi prorrogado por mais cinco minutos. Ou seja: um total de 36m06s de combate, e o resultado foi um empate. 

Georges St-Pierre x BJ Penn 2
UFC 94 (2009)

A primeira vez em que dois campeões de categorias distintas se enfrentaram por um título foi neste evento. BJ Penn, que era o campeão do peso-leve, subiu aos meio-médios para desafiar GSP pelo cinturão. Se vencesse, o havaiano poderia se tornar o primeiro lutador da história do UFC a ter títulos em categorias distintas, mas ele acabou derrotado por nocaute técnico (interrupção do córner) no quarto round. 

UFC x PRIDE

Dono de dois cinturões no PRIDE, Dan Henderson chegou ao UFC com a função de unificar seus títulos. Ou seja: enfrentar os campeões que reinavam no Ultimate nas categorias dos médios e meio-pesados. 

O primeiro desafio aconteceu nos 93kg, em setembro de 2007, na luta principal do UFC 75. Hendo teve pela frente o então campeão Quinton “Rampage” Jackson e foi derrotado por decisão unânime após cinco rounds. 

Alguns meses depois, em março de 2008, Henderson encarou o campeão peso-médio Anderson Silva na luta principal do UFC 82 e acabou finalizado com um mata-leão aos 4m52s do segundo round. 

Anderson Silva x Vitor Belfort
UFC 126 (2011)

O ano é 2011. Anderson Silva é o campeão dos médios, e já tem oito defesas de título no currículo, além de uma vitória acachapante sobre o ex-campeão dos meio-pesados Forrest Griffin na categoria até 93kg. Vitor Belfort é o Fenômeno, o lutador de MMA mais popular no Brasil e que havia voltado ao Ultimate com um nocaute sobre Rich Franklin. 

O encontro entre os dois gigantes brasileiros parecia ser apenas mais uma disputa de cinturão, mas o desfecho transformou o duelo em algo verdadeiramente épico. Em pouco mais de três minutos de luta, Anderson acertou um chute frontal no rosto de Vitor, que caiu praticamente nocauteado. Mais alguns golpes e a luta estava encerrada. 

Saldo final: mais uma defesa de título para o Spider, um nocaute inesquecível e a explosão do MMA no Brasil. 

José Aldo x Frankie Edgar 1
UFC 156 (2013)

Um dos campeões mais eletrizantes da categoria dos leves, Frankie Edgar decidiu descer ao peso-pena após ser derrotado duas vezes por Ben Henderson em lutas parelhas. E por conta de seu currículo, o norte-americano recebeu uma disputa de cinturão imediata contra o campeão dos 66kg, José Aldo. 

Foram cinco rounds emocionantes, e o combate foi nomeado a Luta da Noite no UFC 156. José Aldo venceu por decisão unânime. 

Conor McGregor x Eddie Alvarez
UFC 205 (2016)

O UFC já tinha alguns atletas que haviam conquistado cinturões em categorias diferentes, mas Conor McGregor poderia fazer história mais uma vez. Caso vencesse Eddie Alvarez na luta principal do UFC 205, o primeiro em Nova York, o irlandês seria o primeiro atleta a ser campeão em duas categorias simultaneamente: ele teria o cinturão dos penas e dos leves. 

E história foi feita. McGregor nocauteou Alvarez aos 3m04s do segundo round e ergueu os dois cinturões no Octógono. 

Georges St-Pierre x Michael Bisping
UFC 217 (2017)

Um dos campeões mais dominantes da história do UFC, Georges St-Pierre voltou ao Octógono cinco anos depois de abdicar do cinturão dos meio-médios. Mas para o retorno, o canadense subiu ao peso-médio para encarar o então campeão Michael Bisping, e fez o que parecia ser uma missão impossível: finalizou o lutador mais pesado e se tornou o campeão dos médios em sua estreia na categoria. 

Daniel Cormier x Stipe Miocic
UFC 226 (2018)

Daniel Cormier começou no MMA como peso-pesado e, em 13 lutas na categoria, nunca sofreu uma derrota. Depois de uma trajetória bem sucedida na divisão dos meio-pesados, da qual virou campeão, o norte-americano decidiu voltar ao peso original para desafiar Stipe Miocic. 

E voltou com sucesso! DC nocauteou Miocic em 4m33s de luta, capturando o título da divisão até 120kg, sendo campeão das duas categorias simultaneamente.

Não perca o UFC 232, neste sábado (29)
Ao vivo no Combate a partir das 20h45 (horário de Brasília)

Clique aqui e saiba como assinar!