Pular para o conteúdo principal
Especiais

Panorama da Divisão: Peso Meio-Médio | Dezembro de 2023

Veja como está a situação dos lutadores mais bem ranqueados da categoria no fim do ano

Leon Edwards se manteve como o campeão meio-médio do UFC. O jamaicano com dupla nacionalidade inglesa venceu Colby Covington na luta principal do UFC 296, o último evento de 2023, e está mais do que nunca no topo da categoria. Veja como fica a corrida pelo título entre os principais nomes da divisão.

Assine o UFC Fight Pass com 50% de desconto no plano anual

Campeão: Leon Edwards

Leon Edwards comemora ao fim da luta principal do UFC 296. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Leon Edwards comemora ao fim da luta principal do UFC 296. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)


Última luta: vitória por decisão unânime contra Colby Covington (16/12/2023)
Próxima luta: a definir

Leon Edwards manteve seu posto de campeão defendendo o título em duas oportunidades neste ano. Na revanche contra Usman no UFC 286, em Londres, o lutador  vennceu o combate de forma inteligente e técnica, anulando o jogo de quedas do nigeriano e pontuando com golpes à distância. Já contra Colby Covington, no UFC 296, o meio-médio teve uma luta mais tranquila e também saiu com a vitória na decisão dos juízes. Ele está em uma sequência de 13 lutas de invencibilidade, e agora aguarda seu próximo desafio.

1) Kamaru Usman

Kamaru Usman se prepara para a luta principal do UFC 278. (Foto por Alex Goodlett/Getty Images)

Kamaru Usman caminha para sua luta contra Colby Covington no UFC 268. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)


Última luta: derrota por decisão unânime contra Khamzat Chimaev (21/10/2023)
Próxima luta: a definir

Depois de cinco defesas de cinturão bem sucedidas, Kamaru Usman teve seu reinado interrompido após ser nocauteado por Leon Edwards na luta principal do UFC 278. Na revanche contra Edwards, no UFC 286, Usman foi novamente superado, desta vez por decisão unânime. O "Pesadelo Nigeriano" então fez um duelo de última hora na categoria de cima, contra Khamzat Chimaev, mas também acabou sendo batido por pontos. Usman ainda não tem uma luta agendada e espera seu primeiro rival em 2024.

2) Belal Muhammad

Belal Muhammad durante sua entrada na luta contra Gilbert Burns no UFC 288. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)

Belal Muhammad durante sua entrada na luta contra Gilbert Burns no UFC 288. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)


Última luta: vitória por decisão unânime contra Gilbert Burns (6/5/2023)
Próxima luta: a definir

Em 2° lugar no ranking aparece o norte-americano Belal Muhammad. Vivendo sua melhor fase na carreira, o meio-médio acumula vitórias sobre nomes importantes da categoria, como Gilbert Burns, Sean Brady, Vicente Luque e Stephen Thompson, e vem provocando o campeão Leon Edwards em suas entrevistas em busca de uma revanche - desta vez valendo o cinturão. Apesar do desejo em enfrentar o campeão, Muhammad ainda está sem um adversário para 2024.

3) Shavkat Rakhmonov

Shavkat Rakhmonov comemora a vitória contra Stephen Thompson no UFC 296. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Shavkat Rakhmonov comemora a vitória contra Stephen Thompson no UFC 296. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)


Última luta: vitória por finalização contra Stephen Thompson (16/12/2023)
Próxima luta: a definir

Em 3º lugar no ranking aparece o fenômeno Shavkat Rakhmonov. O lutador venceu Stephen Thompson em seu último duelo e agora está no Top 5 da categoria. Todas as 17 vitórias do atleta do Cazaquistão foram pela via rápida e, caso continue nesse ritmo, a chance de lutar pelo posto de campeão da categoria será apenas uma questão de tempo.

4) Gilbert Burns

Última luta: derrota por decisão unânime contra Belal Muhammad (6/5/2023)
Próxima luta: Jack Della Maddalena (10/3/2024)

Gilbert Burns é o único lutador do Brasil a aparecer na lista dos cinco melhores da categoria. Ele vinha em uma sequência de vitórias, mas acabou derrotado por Belal Muhammad em maio, o que interrompeu sua ascensão na categoria. O faixa-preta de jiu-jítsu terá uma nova de voltar à coluna das vitórias contra o promissor Jack Della Maddalena em março. Um triunfo é de suma importância para que "Durinho" mantenha-se no Top 5 da divisão.

5) Colby Covington

Colby Covington em sua entrada na luta principal do UFC 296. (Foto por Sean M. Haffey/ Getty Images)

Colby Covington em sua entrada na luta principal do UFC 296. (Foto por Sean M. Haffey/ Getty Images)


Última luta: derrota por decisão unânime contra Leon Edwards (16/12/2023)
Próxima luta: a definir

Fechando o Top 5 temos o ex-campeão interino Colby Covington. O lutador teve mais uma chance de conquistar o cinturão linear da categoria, mas foi novamente superado, desta vez por Leon Edwards na luta em que fechou o calendário de 2023. Com três derrotas em suas últimas cinco lutas (todas valendo o título), Covington deve ter que percorrer um caminho mais longo caso queira ser considerado novamente um forte candidato à desafiante e aguarda seu primeiro adversário em 2024.

Menções Honrosas: Sean Brady, Jack Della Madalena, Ian Machado Garry

Fora do Top 5, três nomes aparecem como destaque na divisão. Sean Brady se recuperou da derrota para Belal Muhammad vencendo Kelvin Gastelum de forma dominante; Jack Della Madalena é uma das grandes revelações da categoria e terá a chance de chegar ao Top 5 caso vença Gilbert Burns, em março. Por fim, Ian Machado Garry também vem conquistando seu espaço e terá o veterano Geoff Neal pela frente, também em março.