Pular para o conteúdo principal

Quer ser menos ansioso?

Especialistas e a ciência garantem: praticar ioga ajuda

Se há algo que pode ser considerado o mal do século para vários especialistas, ele é a ansiedade. Todo mundo sofre, em maior ou menor grau, daquela urgência para que algo aconteça e passe logo. Mas quando a emoção fica fora de controle, há preocupação em excesso e dificuldade para dormir, pode ser uma patologia, o transtorno de ansiedade, doença na qual o Brasil é campeão mundial, segundo um levantamento feito pela Organização Mundial da Saúde no ano passado. Por aqui, 9,3% da população manifesta sintomas da doença.

Claro que, se a pessoa está nesse nível, precisa de ajuda médica. Mas tem algo que comprovadamente auxilia qualquer pessoa a lidar com a ansiedade: a ioga. Apontada como uma das tendências de lifestyle de 2019 pela American College of Sports Medicine, a prática tem na ciência a corroboração de sua eficácia. Segundo artigo do Harvard Health Publishing, publicação da Faculdade de Medicina de Harvard, a ioga funciona da mesma forma que outras técnicas comprovadamente eficientes para a ansiedade, como meditação, relaxamento, atividade física e socialização com os amigos.

“Ao reduzir o estresse e a ansiedade percebidos, a ioga parece modular os sistemas de resposta a eles. Isso, por sua vez, diminui a excitação fisiológica – por exemplo, reduzindo a frequência cardíaca, diminuindo a pressão sanguínea e facilitando a respiração”, afirma o artigo. “Há também evidências de que as práticas de ioga ajudam a aumentar a variabilidade da frequência cardíaca, um indicador da capacidade do corpo de responder ao estresse com mais flexibilidade.”

Segundo a professora de ioga Camila Ribeiro, de São Paulo, a inspiração e a expiração são as responsáveis por isso. “Na ioga, trabalhamos todo movimento junto com a respiração. Assim, cada vez mais vamos entendendo como podemos ‘respirar com nosso corpo’”, explica. “Nós a tiramos da parte de cima do peito e a levamos para todo o abdômen, as costelas e até o comecinho do peito. Essa é a completa, e é ela que faz com que a capacidade pulmonar aumente e, dessa forma, a ansiedade diminua.” Camila conta outros três benefícios da prática:

  • Fortalece e deixa mais flexível

“Os asanas, que são as posturas da prática, são uma preparação para a meditação”, afirma Camila. “Por isso, trabalhamos a flexibilidade e o fortalecimento do seu corpo, para que você consiga ficar algum tempo meditando.” Os benefícios não são apenas físicos. “O melhor é que, melhorando a flexibilidade em seu corpo, você também é capaz de trabalhar a flexibilidade em sua vida”, diz a professora.

 

  • Aumenta seu foco no presente

“Conforme você aprende a ser menos ansioso, entende a trazer seu foco para o presente, porque muita da ansiedade é a tentativa de prever o futuro ou os pensamentos no que aconteceu no passado, e a vida acontece no presente”, explica a professora. “Você passa então a ter mais clareza na sua tomada de decisões e fica mais feliz e mais agradecido com tudo o que acontece no seu dia.”

  • Faz entender sua dimensão

A prática da ioga extrapola, de acordo com Camila Ribeiro, os âmbitos físico e mental. “A filosofia e a espiritualidade são aspectos muito importantes. Além de a ioga ser um exercício físico que promove relaxamento e diminuição do estresse, é uma filosofia que o conecta com o divino, com algo muito maior do que o nosso próprio corpo”, afirma a especialista. “Nosso corpo é apenas um instrumento para essa conexão com algo que é muito maior.”