Pular para o conteúdo principal
Israel Adesanya of Nigeria prepares to fight Alex Pereira of Brazil in the UFC middleweight championship bout during the UFC 281 event at Madison Square Garden on November 12, 2022 in New York City. (Photo by Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Lutas

Raio-X: Israel Adesanya x Sean Strickland | UFC 293

Confira uma análise da luta principal do evento deste sábado (9) baseada em dados dos atletas no Octógono

O cinturão peso-médio estará em jogo na luta principal do UFC 293, no próximo sábado (9). O campeão Israel Adesanya vai em busca de mais uma defesa de título e encara o norte-americano Sean Strickland em um combate programado para cinco rounds. O UFC Fight Pass transmite o evento na íntegra a partir das 19h30 (horário de Brasília).

O duelo colocará frente a frente dois lutadores fortes na luta em pé, mas com estilos completamente diferentes. Confira abaixo os pontos fortes de cada um.

Israel Adesanya

Campeão peso-médio, 24-2 no cartel

Israel Adesanya comemora a conquista do cinturão peso-médio no UFC 287. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Israel Adesanya comemora a conquista do cinturão peso-médio no UFC 287. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)


Um dos campeões mais ativos do UFC, Israel Adesanya vai em busca da primeira defesa de cinturão em seu segundo reinado. O nigeriano recuperou o título dos leves ao nocautear o rival Alex "Poatan" Pereira no UFC 287 e é, sem dúvidas, um dos lutadores mais técnicos da organização quando o assunto é luta em pé. Abaixo, separamos algumas de suas características e marcas:

Experiência em vencer lutas pelo cinturão

Israel Adesanya é um dos maiores campeões que o peso-médio do UFC já teve. O nigeriano venceu oito lutas valendo o título, a segunda maior marca na história da categoria, ficando atrás apenas da lenda Anderson Silva, com 11. Além disso, o campeão tem oito bônus pós-luta, a segunda maior marca na história do peso-médio.

Recordista em knockdowns

Adesanya tem cinco nocautes no UFC, o que prova sua força na trocação, mas o que surpreende mesmo é o número de knockdowns do campeão. Adesanya derrubou oponentes 13 vezes na trocação em seus combates, um recorde absoluto na categoria. Somente contra Kelvin Gastelum o nigeriano fez isso quatro vezes, o maior número em uma luta valendo o cinturão no UFC.

Golpes precisos e calculados

Não é novidade que Adesanya é um dos melhores strikers do UFC e os números provam isso. O nigeriano conectou 976 golpes significativos em seus duelos no Octógono, a terceira maior marca na história do peso-médio. Além dos golpes na cabeça, o nigeriano gosta de acertar as pernas de seus rivais. Em sua segunda luta contra Marvin Vettori, por exemplo, foram 41 chutes nas pernas do italiano.

Números de sucesso 

Knockdowns por 15 minutos

  • Israel Adesanya – 0,73
  • Média no UFC – 0,29

Golpes significativos por minuto 

  • Israel Adesanya – 3,94
  • Média no UFC – 2,5 

Defesa de quedas

  • Israel Adesanya – 77,9%
  • Média no UFC – 55%

Reveja todas as lutas do campeão Israel Adesanya no UFC Fight Pass

Sean Strickland

5° lugar no ranking peso-médio, 27-5 no cartel

Sean Strickland comemora a vitória na luta principal do UFC Vegas 76. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)

Sean Strickland comemora a vitória na luta principal do UFC Vegas 76. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)


Depois de um início irregular na organização no peso meio-médio, Sean Strickland se estabeleceu na categoria de cima, sendo um dos principais lutadores do peso-médio na atualidade. Com seu jogo baseado no volume de golpes na trocação, Strickland irá buscar surpreender Israel Adesanya na luta principal do UFC 293 e se tornar o novo campeão da divisão. Abaixo, separamos algumas de suas características e marcas:

Pressão e volume de golpes

Conforme dito acima, Strickland tem seu jogo baseado na trocação, especialmente no volume de golpes. O norte-americano conecta uma média de 6,19 golpes significativos por minuto, a terceira maior marca entre os pesos-médios em toda a história. Prova disso são seus duelos contra Jack Hermansson, Uriah Hall e Jared Cannonier, onde ele acertou 153, 186 e 152 golpes significativos, respectivamente.

Boa defesa de golpes

Além de um ataque sufocante, Strickland faz um trabalho exemplar quando o assunto são defender golpes dos rivais. Ele tem uma taxa de 65,4% de golpes defendidos, a maior marca entre os pesos médios da atualidade e a quinta maior na história.

Defesa de quedas em dia

Dificilmente Strickland terá que se preocupar em ser derrubado em sua luta com Adesanya, mas nem por isso essa estatística não deve ser citada. Além de ter uma taxa de 84% de sucesso quando o assunto é defender quedas, Strickland ficou apenas 49 segundos com as costas no chão em suas lutas no peso-médio, ou apenas 0,6% do seu tempo total de luta no Octógono.

Números de sucesso 

Golpes significativos por minuto 

  • Sean Strickland – 6,19
  • Média no UFC – 2,5 

Defesa de quedas

  • Sean Strickland – 84%
  • Média no UFC – 55%

Precisão em quedas

  • Sean Strickland – 64,3%
  • Média no UFC – 45%

Reveja a vitória de Sean Strickland contra Abus Magomedov no UFC Fight Pass

As estratégias 

Alvos dos golpes 

  • Adesanya - cabeça (50,2%), corpo (18,6%), pernas (31,2%) 
  • Strickland - cabeça (83,4%), corpo (11,3%), pernas (5,3%) 

Posição dos golpes 

  • Adesanya - distância (90,9%), clinch (5,7%), chão (3,4%) 
  • Strickland - distância (89,9%), clinch (3,9%), chão (6,2%) 

Posição na luta 

  • Adesanya - em pé (93%), por cima no chão (2,5%), por baixo no chão (4,5%) 
  • Strickland - em pé (89,8%), por cima no chão (6,1%), por baixo no chão (4,1%)

Rivais em comum 

Alex "Poatan" Pereira

  • Adesanya - vitória por nocaute (UFC 287– 8/4/2023); derrota por nocaute (UFC 281– 12/11/2022) 
  • Strickland - derrota por nocaute (UFC 276 – 2/7/2022) 

Jared Cannonier

  • Adesanya - vitória por decisão unânime (UFC 276 – 2/7/2022)
  • Strickland - derrota decisão dividida (UFC Vegas 66 - 17/12/2022) 

UFC 293: Adesanya x Strickland foi um evento realizado no dia 9 de setembro de 2023. Confira aqui a cobertura completa, e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.

News and announcements

View all