Pular para o conteúdo principal
Eventos

Raio-X: Israel Adesanya x Kelvin Gastelum

Confira alguns dos números da impressionante luta realizada no UFC 236

A batalha entre Israel Adesanya e Kelvin Gastelum ficará na memória dos fãs de MMA por muito tempo. Uma das melhores lutas de 2019 até o momento, o combate teve cinco rounds de muita trocação que mostraram a raça e a técnica dos dois atletas.

Adesanya saiu o vencedor por decisão unânime e faturou o cinturão interino dos médios, mas a tarefa não foi nada fácil. Aqui, vamos relembrar alguns dos momentos-chave da luta, e expor alguns dos números do combate.

Golpes. Muitos golpes.
Social Post

O primeiro round foi de muito estudo entre os atletas, mas Kelvin foi quem se sobressaiu. O desafiante conectou 12/33 golpes significativos, 8 deles na cabeça do rival. Um desses golpes resultou em um knockdown, que fez Adesanya dobrar os joelhos e quase cair. O nigeriano, no entando, não ficou tão atrás em números de golpes, conectando 10/32 strikes significativos.

Social Post

No segundo assalto começou a virada do Stylebender. O volume aumentou, e ele conectou 29/62 golpes, 16 deles na cabeça – incluindo o overhand de direita que resultou em um knockdown, e a cotovelada giratória que acertou em cheio o rosto de Gastelum.

Além da cabeça, Adesanya também minou as pernas do oponente. Foram 7/7 chutes na segunda parcial.

Dominação no último round

Como já falamos aqui, a luta teve cinco rounds agitados. Mas para não deixar esse artigo longo demais, vamos pular alguns momentos e focar no quinto assalto, que cimentou a vitória de Adesanya.

Até ali, os juízes estavam unânimes em sua decisão. O primeiro e o quarto round eram de Gastelum. O segundo e o terceiro, do nigeriano.

Social Post

Seguindo o ritmo do assalto anterior, Gastelum começou agressivo, mas uma tentativa de single-leg acabou com Adesanya envolvendo seu pescoço em uma guilhotina. No scramble a luta foi para o chão, e então o Stylebender tentou um triângulo (os mais nostálgicos lembraram de Anderson Silva x Chael Sonnen I), porém Kelvin escapou com sucesso.

A partir daí, foi um domínio acachapante do nigeriano. Três knockdowns, 7/10 golpes significativos conectados no ground and pound. Ao todo, Adesanya conectou 37/57 golpes significativos (32 na cabeça, um no corpo, 4 nas pernas) contra 15/39 de Gastelum.

Social Post

Resultado? Um unânime 10-8 para Adesanya, e a vitória por pontos com 48-46.

Leia também: Personalidades reagem a Adesanya x Gastelum |  As reações a Holloway x Poirier | Whittaker parabeniza Adesanya | Khabib manda recado a Poirier | Assine o combate | Siga o UFC Brasil no Youtube