Pular para o conteúdo principal
Don't Miss A Moment Of UFC Fight Night: Almeida vs Lewis, Live From Ibirapuera Arena In São Paulo, Brazil On November 4, 2023
Lutas

Raio-X: Jailton "Malhadinho" Almeida x Derrick Lewis | UFC São Paulo

Confira uma análise da luta principal do evento deste sábado (4) baseada em dados dos atletas no Octógono

Atuais 9º e 10º colocados no ranking do peso-pena, respectivamente, Jailton "Malhadinho" Almeida e Derrick Lewis fazem a luta principal do UFC São Paulo, dia 4 de novembro, no Ginásio do Ibirapuera. O UFC Fight Pass transmite o evento ao vivo a partir das 19 horas (horário de Brasília).

O duelo colocará frente a frente dois pesos-pesados mais perigosos da atualidade. Confira abaixo os pontos fortes de cada um.

Jailton "Malhadinho" Almeida

9º colocado no peso-pesado, 19-2 no cartel

Jailton Almeida comemora após finalizar Parker Porter no UFC Fight Night: Holm x Vieira em 21 de maio de 2022 (Chris Unger/Zuffa LLC)

Jailton Almeida comemora após finalizar Parker Porter no UFC Fight Night: Holm x Vieira em 21 de maio de 2022. (Chris Unger/Zuffa LLC)


O peso-pesado Jailton "Malhadinho" Almeida retorna neste sábado (4) para encarar Derrick Lewis na luta principal do UFC São Paulo. O brasileiro vai para sua sexta luta na organização e acumula cinco vitórias. Esta será a segunda vez que ele fará uma luta principal, mas a primeira no Brasil. Abaixo, separamos algumas de suas características e marcas:

Mais vitórias pela via rápida desde no UFC 2022

Desde sua estreia no UFC em 2022, Jailton "Malhadinho" Almeida tem se destacado como um lutador excepcional. Ele conquistou vitórias pela via rápida em todos os seus cinco duelos na organização, com um tempo médio 4m44s de luta. Nenhum lutador do peso-pesado conseguiu superar o brasileiro nesse quesito desde sua primeira aparição no Octógono. Quando o assunto são as sequência de vitórias entre os lutadores da categoria na atualidade, ele fica atrás apenas de Serghei Pavlovich, que tem seis.

Controle por cima

Jailton tem sido implacável com seus oponentes no UFC. Ele dominou seus adversários no solo durante 93,7% do tempo de suas lutas, estabelecendo a mais alta porcentagem de controle na história da organização (mínimo de 5 lutas). Sua habilidade em se proteger de golpes também é notável, sofrendo apenas 0,08 golpes significativos por minuto, a menor taxa já registrada na história do UFC (mínimo de 5 lutas). Em suas cinco lutas, Malhadinho nunca recebeu mais de um golpe significativo em uma única luta.

Quedas e tentativas de finalização

Como dito acima, Jailton é um excelente lutador quando o assunto é o grappling. Ele tem uma média de 6,4 quedas a cada 15 minutos de luta, a 8ª maior taxa da história do UFC (mínimo de 5 lutas). Ele também tem 2,54 tentativas de finalização a cada 15 minutos, a quinta maior taxa entre os lutadores ativos do UFC (mínimo de 5 lutas). Caso consiga colocar seu rival no chão, ele não apenas o controla, mas é um perigo constante.

Números de sucesso 

Sucesso em tentativas de queda

  • Jailton Almeida – 71,4%
  • Média no UFC – 45% 

Tentativas de finalização a cada 15 minutos

  • Jailton Almeida – 2,54
  • Média no UFC – 1,06

Média de quedas a cada 15 minutos

  • Jailton Almeida – 6,35
  • Média no UFC – 1,93

Reveja a vitória de Jailton "Malhadinho" Almeida sobre Jairzinho Rozenstruik no UFC Fight Pass

Derrick Lewis

13° lugar no ranking peso-pena, 23-11 no cartel

Derrick Lewis comemora a vitória no UFC 291. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)

Derrick Lewis comemora a vitória no UFC 291. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)


Veterano de mais de 20 lutas na organização, Derrick Lewis tem a possibilidade de ampliar seu legado caso vença Jailton Almeida. O norte-americano é o maior nocauteador na história do UFC, com 14 vitórias por esta via. Abaixo, separamos algumas de suas características e marcas:

Mãos demolidoras

Derrick Lewis detém o recorde de maior número de nocautes na história do UFC com 14. O peso-pesado conquistou 18 vitórias no Octógono, o que o deixa em segundo lugar na história da divisão (Arlovski, 23). Lewis também foi recompensado com oito bônus pós-luta no total de oito vezes, empatado em segundo lugar na história do peso-pesado.

Golpes no solo

Lewis acertou 248 golpes significativos no chão, o terceiro maior número da história dos pesos-pesados. Ele obteve oito vitórias no ground and pound, empatando em primeiro lugar com o ex-campeão Cain Velasquez nesse quesito dentro da categoria.

Vitórias de virada

Os nove knockdowns de Lewis apenas mostram como ele pode ser perigoso e vencer suas lutas em qualquer momento. Um desses knockdowns ocorreu no terceiro round contra Alexander Volkov e mudou a maré dessa luta de forma histórica, conseguindo nocautear o russo com o diferencial negativo de 82 golpes significativos. Essa é a maior vitória de virada pela via rápida na história do UFC.

Números de sucesso 

Knockdowns a cada 15 minutos

  • Derrick Lewis – 0,59
  • Média no UFC – 0,29

Precisão de golpes

  • Derrick Lewis – 50,6%
  • Média no UFC – 40%

Reveja a vitória de Derrick Lewis sobre Marcos Pezão no UFC Fight Pass

 

As estratégias 

Alvos dos golpes 

  • Almeida - cabeça (96,5%), corpo (2,6%), pernas (0,9%) 
  • Lewis - cabeça (78,6%), corpo (16,6%), pernas (4,8%) 

Posição dos golpes 

  • Almeida - à distância (1,8%), clinch (0%), chão (98,2%) 
  • Lewis - à distância (40,4%), clinch (18,1%), chão (41,5%) 

Posição na luta 

  • Almeida - em pé (14,2%), por cima no chão (78,5%), por baixo no chão (7,3%) 
  • Lewis - em pé (73,8%), por cima no chão (7,9%), por baixo no chão (18,2%)

Rivais em comum 

Shamil Abdurakhimov

  • Almeida - vitória por nocaute (UFC 283– 21/3/2023)
  • Lewis - vitória por nocaute (UFC Albany – 9/12/2016) 

UFC São Paulo: Almeida x Lewis foi um evento realizado em 4 de novembro, no Ginásio do Ibirapuera. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.

News and announcements

View all