Pular para o conteúdo principal
Atletas

Relembre 5 lutadores de MMA que vieram do futebol americano

Antes do Superbowl, conheça alguns atletas que fizeram a transição dos campos para o Octógono

Um dos maiores eventos esportivos do mundo, o Superbowl, tradicional final da NFL, a liga norte-americana de futebol americano, acontece neste domingo (02), em Miami, nos Estados Unidos, e será disputado pelas equipes do San Francisco 49ers e Kansas City Chiefs.

Apesar de se tratarem de esportes completamente distintos, não é incomum a migração de atletas do futebol americano para as artes marciais mistas. Abaixo, conheça cinco nomes que fizeram esse caminho.

Veja também: Um dia de treinos com Charles do Bronx | Moicano planeja ser opção em duas divisões

Brock Lesnar

O caso mais famoso e, pode-se dizer, mais bem sucedido até o momento é o de Brock Lesnar. Atleta de futebol americano nos tempos de colégio, Lesnar passou a se dedicar mais exclusivamente ao wrestling ao entrar na faculdade, e acabou se tornando uma estrela do WWE, maior companhia de luta livre do mundo.

LAS VEGAS, NV - JULY 09: Brock Lesnar prepares for round two against Mark Hunt of New Zealand in their heavyweight bout during the UFC 200 event on July 9, 2016 at T-Mobile Arena in Las Vegas, Nevada.  (Photo by Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty I

Entretanto, em 2004, ele decidiu fazer uma pausa na carreira para tentar um lugar na NFL. Lesnar se destacou entre os novatos e acabou conseguindo uma vaga na equipe do Minnesota Vikings, mas permaneceu no time apenas um ano e como membro do plantel de treinos, sem participar de um jogo oficial.

Em 2007, ele começou outra ousada empreitada: a de se tornar lutador de MMA. Nessa trajetória, o gigante teve mais sucesso, chegando ao cinturão dos pesos-pesados do UFC e acumulando triunfos sobre nomes consagrados do esporte como Randy Couture e Frank Mir.

Greg Hardy
BOSTON, MASSACHUSETTS - OCTOBER 18: Greg Hardy prepares to fight Ben Sosoli in their heavyweight bout during the UFC Fight Night event at TD Garden on October 18, 2019 in Boston, Massachusetts. (Photo by Chris Unger/Zuffa LLC via Getty Images)
BOSTON, MASSACHUSETTS - OCTOBER 18: Greg Hardy prepares to fight Ben Sosoli in their heavyweight bout during the UFC Fight Night event at TD Garden on October 18, 2019 in Boston, Massachusetts. (Photo by Chris Unger/Zuffa LLC via Getty Images)

Atual membro do plantel dos pesos-pesados do Ultimate, Greg Hardy teve uma carreira rápida, porém de sucesso no futebol americano. Ele passou apenas seis anos (2010-2015) competindo na NFL, mas em 2013 foi selecionado para o jogo das estrelas da temporada, e eleito um dos cinco melhores jogadores de sua posição.

Em 2017, estreou no MMA amador, conquistando três vitórias por nocaute e sendo convidado a participar do Contender Series. Após somar mais dois nocautes no programa de Dana White e outro em evento regional, ele conquistou a oportunidade de lutar no maior evento do mundo. Em cinco lutas no UFC até aqui, Hardy tem duas vitórias, duas derrotas e um combate sem resultado.

Eryk Anders
UNIONDALE, NY - JULY 22:  Eryk Anders celebrates after defeating Rafael Natal of Brazil in their middleweight bout during the UFC Fight Night event inside the Nassau Veterans Memorial Coliseum on July 22, 2017 in Uniondale, New York. (Photo by Josh Hedges

Outro lutador atualmente sob contrato com o Ultimate que veio do esporte da bola oval é peso-médio/meio-pesado Eryk Anders. Ele foi atleta de futebol americano durante o colégio e a universidade, chegando a conquistar um título no campeonato nacional universitário, algo de muito prestígio nos Estados Unidos.

Anders chegou a assinar contrato com o Cleveland Browns na NFL, mas nunca participou de um jogo profissional. Ao invés disso, após oito vitórias em suas primeiras oito lutas de MMA, ele chegou ao UFC, e tem hoje na organização um cartel de 5-4.

Brendan Schaub
TORONTO, CANADA - SEPTEMBER 21:  Brendan Schaub celebrates after defeating Matt Mitrione (not pictured) in their UFC heavyweight bout at the Air Canada Center on September 21, 2013 in Toronto, Ontario, Canada. (Photo by Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via

O ex-peso-pesado do Ultimate Brendan Schaub é outro que foi contratado por um time da NFL (nesse caso, o Buffalo Bills), mas fez apenas parte da equipe de treinos e nunca participou de um jogo oficial.

Ele teve, porém, uma extensa carreira no MMA, sendo vice-campeão da 10ª temporada do The Ultimate Fighter e dividindo o Octógono com nomes como Gabriel Napão, Mirko Cro Cop, Rodrigo Minotauro, Andrei Arlovski, entre outros.

Herschel Walker

Para fechar a lista, é preciso citar um atleta que nunca chegou a competir pelo UFC, apenas pelo Strikeforce, porém que teve, dentre os demais, a carreira de maior sucesso no futebol americano: Herschel Walker.

Walker foi um atleta de grande destaque na universidade, conquistando o título nacional em 1980 e o prêmio de melhor jogador da temporada de 1982, e sendo eleito, posteriormente, ao Hall da Fama do futebol universitário.

Na NFL, Walker passou por quatro equipes em 11 anos de carreira, e foi por duas vezes eleito ao jogo das estrelas (1987 e 1988). No MMA, se aposentou com um cartel de 2-0.

Assine o Combate | Siga o UFC Brasil no Youtube