Pular para o conteúdo principal
Atletas

Retrospectiva 2020: os dez melhores lutadores do ano

Confira quais os dez atletas que tiveram mais destaque no Octógono entre janeiro e dezembro

Não é nada oficial, mas a equipe do UFC.com escolheu os dez melhores atletas de 2020 para mais uma retrospectiva de fim de ano. Confira:

10 – Israel Adesanya

O fato do campeão peso-médio aparecer na décima posição depois de vencer dois desafiantes assustadores nos diz algo sobre 2020. Isso se deve à sua vitória tática contra Yoel Romero em março, onde praticamente não empolgou ninguém, mas o importante são os três pontos. Assim que setembro chegou, o homem que virou capa do jogo EA UFC 4 teve uma apresentação digna de videogame ao nocautear Paulo Borrachinha em menos de dois rounds. Isso é o suficiente para tê-lo na lista.

9 – Charles do Bronx

Charles "Do Bronx" Oliveira tem sido um dos lutadores mais subestimados no UFC há muito tempo. Na nossa opinião, isso se deve aos problemas que ele teve com a balança em sua passagem pelo peso-pena. Porém, desde que voltou aos leves, ninguém pode negar a ascensão do brasileiro. Em 2020, ele conquistou duas vitórias seguidas, sobre Kevin Lee e tony Ferguson, respectivamente, e encerrou um ano para jamais ser esquecido em sua memória.

8 – Glover Teixeira

Depois de acumular três derrotas e apenas duas vitórias entre 2016 e 2018, seria praticamente impossível encontrar alguma pessoa que iria achar que o veterano brasileiro entraria na lista desse anos aos 41 anos. Porém, Glover apenas conseguiu ampliar sua sequência de vitórias para cinco, superando Anthony Smith e Thiago Marreta, o que pode lhe dar a segunda chance para disputar o cinturão dos meios-pesados, em 2021.

7 – Brandon Moreno

Brandon Moreno quase chegou ao topo da lista neste ano depois das vitórias sobre Jussier Formiga e Brando Royval, além do combate épico de cinco rounds, que terminou em empate contra o campeão peso-mosca Deiveson Figueiredo, em janeiro. Uma vitória teria marcado de vez seu nome na história, já que ele seria o primeiro mexicano a ter o cinturão do UFC, mas estamos certos de que ele voltará a lutar pelo título em 2021. De preferência, em uma revanche contra Deiveson Figueiredo.

6 – Valentina Shevchenko

A rainha da divisão dos moscas se manteve intocável em 2020, com uma interrupção contra Katlyn Chookagian e um domínio total contra Jennifer Maia. Valentina está no topo da categoria e, enquanto ainda não existe uma desafiante consolidada para o cinturão, a grande luta a se fazer seria uma trilogia contra Amanda Nunes.

5 – Khamzat Chimaev

Em pouco tempo, o prodígio e invicto Khamzat Chimaev saiu da escuridão para os holfotes dentro do UFC. O lutador foi a grande estrela da "Ilha da Luta", vencendo dois duelos em apenas dez dias. Primeiro, finalizou John Phillips. Logo em seguida, superou Rhys Mckee. Em setembro, ele viajou para Las Vegas onde seria posto à prova contra Gerald Meerschaert, mas ele venceu essa luta também ao nocautear o veterano em 17 segundos. Seria ele o estreante do ano? Bom, Leon Edwards deve ser seu próximo desafio.

4 - Gilbert Burns

Outro lutador que poderia estar no topo dessa lista com o cinturão de campeão é Gilbert Burns, mas conseguiu vitórias impressionantes sobre Demian Maia e Tyron Woodley, o que lhe deu as credenciais para enfrentar o campeão Kamaru Usman. Infelizmente, os velhos problemas de 2020 o assombraram e não tivemos o combate. Agora o brasileiro espera que sua luta contra o "Pesadelo Nigeriano" seja remarcada e ele tem todas as intenções de começar 2021 conquistando o título.

3 - Kevin Holland

Para muitos, o ano de 2020 foi o pior que já existiu. Para Kevin Holland, foi um ano de oportunidades. Ele não apenas capitalizou todas elas, vencendo as cinco lutas que fez, mas conseguiu triunfos fenomenais contra Anthony Hernandez, Joaquin Buckley, Darren Stewart, Charlie Ontiveros e Ronaldo Jacaré. Ele também conquistou três bônus de "Performance da Noite" e chegou ao top 10 da categoria dos médios. Não bastasse isso, ainda conquistou a faixa-preta em jiu-jítsu. Um ano memorável.

2 – Jan Blachowicz

Depois de começar com quatro derrotas e apenas duas vitórias em seu início no UFC, não parecia que Jan Blachowicz iria utilizar o cinturão um dia. Porém, depois de um começo difícil, o polonês engatou oito vitórias em nove lutas, sendo as duas mais recentes um nocaute sobre Corey Anderson, em fevereiro, e outro sobre Dominick Reyes em setembro, que o levou a conquistar o cinturão vago fos meios-pesados. A vitória sobre Reyes é um exemplo do resultado de persistir durante os momentos difíceis e jamais desistir de seus objetivos.

1 – Deiveson Figueiredo

Não faz muito tempo que os fãs de lutas imaginaram que a divisão dos moscas faria parte do passado no UFC, mas a categoria está agora na melhor posição que poderia estar no final de 2020. Lotada de promessas e lutadores talentosos, o homem que domina a divisão - também conhecido como Deiveson Figueiredo - tem o potencial para dominar o posto de rei por muito tempo e é o nosso escolhido como o lutador do ano de 2020. No começo do ano, conseguiu vencer Joseph Benavidez e só não conquistou o título vago por conta do peso, mas cinco meses depois ele superou Benavidez novamente. Então veio a finalização contra Alex Perez e logo em seguida teve um empate contra Brandon Moreno em uma das melhores lutas do ano. Muito bom, "Deus da Guerra", muito bom.

Menções honrosas: Calvin Kattar, Beneil Dariush, Mackenzie Dern, Giga Chikadze, Khabib Nurmagomedov, Amanda Ribas, Brandon Royval, Marvin Vettori, Jamahal Hill, Curtis Blaydes, Lauren Murphy, Zhang Weili e Joaquin Buckley.

Assine o Combate | Siga o UFC Brasil no Youtube