Pular para o conteúdo principal
Atletas

Retrospectiva 2020: os novos campeões

Quatro atletas ganharam novos cinturões este ano. Relembre

O ano de 2020 ficará para sempre marcado na história mundial, e no UFC alguns nomes ficarão marcados por fazer história. Relembre os atletas que conquistaram cinturões nos últimos 12 meses. 

Peso-mosca: Deiveson Figueiredo

Na categoria dos 57 Kg, o novo campeão é também um dos atletas que mais se destacou no ano. Deiveson Figueiredo teve a primeira oportunidade de lutar pelo cinturão em fevereiro, mas ficou inelegível para o título ao não conseguir bater o peso da categoria. Ainda assim, o brasileiro venceu Joseph Benavidez com um nocaute avassalador no segundo round. 

A revanche veio quase cinco meses depois, na Ilha da Luta. Depois de um susto com um falso positivo no teste de Covid-19, o "Deus da Guerra" desembarcou em Abu Dhabi e, com o peso batido, foi ainda mais impiedoso com Benavidez, apagando o rival ainda no primeiro round e conquistando o título vago, sem sombra de dúvidas nem questionamentos. 

Agora campeão, Deiveson fez sua primeira defesa de título em novembro, liderando o UFC 255 contra Alex Perez. Nas entrevistas pré-luta, o brasileiro decretou que o combate seria encerrado com uma finalização ainda no primeiro round. Dito e feito: a guilhotina aconteceu em menos de três minutos de combate. 

E para encerrar o ano, um recorde: Deiveson fez o retorno mais rápido de um campeão, enfrentando Brandon Moreno apenas 21 dias após a luta contra Perez. Em batalha épica de cinco rounds, os atletas terminaram empatados, e o cinturão ficou com o brasileiro. A promessa é que a revanche aconteça em 2021, e que seja tão boa quanto a primeira luta. 

Peso-galo: Petr Yan

Apenas dois anos depois de fazer a sua estreia no UFC, Petr Yan teve a chance de lutar pelo cinturão até 61 Kg em julho de 2020. Embalado em seis vitórias no Ultimate, o russo encarou o ex-campeão peso-pena José Aldo no UFC 251, na Ilha da Luta, vencendo por nocaute técnico no quinto round em uma performance sólida. 

Peso-leve: Justin Gaethje (interino)

2020 foi mais um dos anos em que o UFC tentou casar a luta entre Khabib Nurmagomedov e Tony Ferguson, mas as circunstâncias impediram pela quinta vez que a luta acontecesse. Por conta das medidas de isolamento tomadas para conter a disseminação do novo coronavírus, Khabib ficou isolado na rússia, e então Justin Gaethje foi chamado para encarar "El Cucuy" em luta válida pelo cinturão interino, marcada para abril. 

Mas, como nós sabemos, o UFC não realizou nenhuma luta em abril por conta das mesmas restrições já citadas. Os atletas finalmente subiram ao Octógono em maio, e Gaethje dominou Ferguson, vencendo por TKO no quinto round e encerrando a sequência de 12 vitórias do adversário. 

A batalha pela unificação de títulos contra o campeão linear Khabib veio em outubro, na segunda visita do UFC à Ilha da Luta. Na luta principal do UFC 254, Gaethje acabou perdendo o título ao ser finalizado pelo russo no segundo round. 

Peso meio-pesado: Jan Blachowicz

Blachowicz post ufc 253

Com Jon Jones vagando o cinturão dos 93 Kg para se preparar para uma estreia no peso-pesado, o UFC casou um combate entre o ex-desafiante Dominick Reyes e o número 3 do ranking Jan Blachowicz para definir quem seria o novo campeão. 

Reyes era considerado o grande favorito para o duelo por conta de sua grande atuação contra Jones em fevereiro, mas Blachowicz mostrou seu "lendário poder polonês" e nocauteou o oponente no segundo round, iniciando uma nova era nos meio-pesados. 

Assine o Combate | Siga o UFC Brasil no Youtube