Pular para o conteúdo principal

Top 10: As melhores lutas de abril

Confira uma seleção dos principais duelos que acontecerão este mês no Octógono

Abril é um dos melhores meses do ano no Octógono.

Ninguém costuma se dar conta disso, porque a atenção está geralmente na International Fight Week em julho e no evento que fecha o ano em dezembro, mas ao longo do tempo, alguns dos melhores eventos aconteceram em abril.

O UFC 129 foi em abril e, na época, foi o maior evento da história da organização, com 55 mil pessoas lotando o Rogers Centre em Toronto.

Confira a agenda completa de próximos eventos do Ultimate

Conor McGregor fez sua estreia no UFC em abril. Jon Jones defendeu o cinturão dos meio-pesados quatro vezes em abril. Robert Whittaker se anunciou como uma ameaça ao título dos médios em abril. O nocaute com chute voador de Yair Rodriguez em Andre Fili foi em abril, e os atuais campeões Daniel Cormier, Khabib Nurmagomedov, Kamaru Usman, Rose Namajunas e Max Holloway conquistaram vitórias-chave em suas carreira neste mês.

Resumindo, abril sempre foi um excelente mês no UFC e este ano não será diferente.

Aqui estão as 10 principais lutas que acontecerão neste mês.

UFC 236: sábado, 13 de abril
Wilson Reis x Alexandre Pantoja

Reis lutou pelo título peso-mosca há quase dois anos, perdendo para Demetrious Johnson por decisão unânime. Ele perderia suas duas lutas seguintes também, para o atual campeão Henry Cejudo e John Moraga, até virar a chave e voltar à coluna das vitórias em sua última apresentação, quando venceu Ben Nguyen.

Primeira escolha na temporada dos moscas do Ultimate Fighter, Pantoja caiu nas semifinais, mas se recuperou com quatro vitórias em cinco lutas no Octógono. Após começar o ano passado com derrota para Dustin Ortiz, o brasileiro somou triunfos seguidos contra Brandon Moreno e Ulka Sasaki e se estabeleceu como um dos principais nomes da divisão.

Este deverá ser um duelo intenso e dinâmico.

Kelvin Gastelum x Israel Adesanya

Ambos estiveram escalados para competir no UFC 234, no início do ano em Melbourne, mas apenas Adesanya subiu ao Octógono, já que a luta pelo título de Kelvin Gastelum contra Robert Whittaker caiu em cima da hora quando o australiano precisou fazer uma cirurgia de emergência.

Opponents Kelvin Gastelum and Israel Adesanya face off during the UFC 236 Press Conference - HERO

LAS VEGAS, NV - MARCH 1: (L-R) Opponents Kelvin Gastelum and Israel Adesanya face off during the UFC 236 Press Conference inside T-Mobile Arena on March 1, 2019 in Las Vegas, Nevada. (Photo by Jeff Bottari/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images)
 

March 7, 2019

Adesanya foi promovido à luta principal, em que venceu Anderson Silva conquistando sua quinta vitória em 12 meses de Ultimate, e então mudou seu alvo para Gastelum, que estava na plateia com o cinturão de Henry Cejudo se declarando o novo campeão dos médios.

Com Whittaker ainda de molho após sua cirurgia, o UFC optou por casar o duelo entre os dois, valendo o título interino, em um confronto que culminará em uma épica unificação de cinturões em algum momento de 2019.

Max Holloway x Dustin Poirier

Estes dois homens se enfrentaram há sete anos, quando Holloway substituiu Ricardo Lamas, que era o substituto de Erik Koch, de última hora, para encarar Dustin Poirier no UFC 143. Holloway havia acabado de completar 20 anos e tinha apenas quatro lutas na carreira, enquanto Poirier já estava escalando os rankings do peso-pena.

O “Diamante” venceu naquela ocasião, mas o cenário é muito diferente para esta revanche pelo título dos leves.

Holloway somou 2-2 em suas quatro lutas seguintes, mas não perdeu desde então, conquistando 13 vitórias seguidas. Ele está 4-0 em disputas de cinturão, com quatro vitórias por nocaute, incluindo duas consecutivas sobre José Aldo e a mais recente contra Brian Ortega.

UFC 236 Max Holloway vs Dustin Poirier 2 press conference - HERO
March 7, 2019

A sequência de triunfos de Poirier não é tão longa, mas em seus últimos três combates, ele se provou um dos melhores pesos-leve do esporte ao finalizar Anthony Pettis e nocautear Justin Gaethje e Eddie Alvarez.

Não tem como esta luta não ser eletrizante. Não está no DNA de nenhum destes dois fazer lutas tediosas, e o encontro entre eles deve soltar faíscas em Atlanta.

UFC São Petersburgo: sábado, 20 de abril
Roxanne Modafferi x Antonina Shevchenko

Com sua irmã reinando no topo da divisão peso-mosca, a mais velha das irmãs Shevchenko volta à ação buscando provar que é parte da elite da categoria enfrentando uma das competidoras mais experientes do peso.

Modafferi é uma pioneira do MMA feminino que finalmente conseguiu sua primeira vitória no Octógono ao nocautear Barb Honchak. A atleta de 36 anos foi superada por Sijara Eubanks em sua luta seguinte, mas segue como um importante nome do peso e será um duro teste para “La Pantera”.

Uma performance impressionante na segunda temporada do Contender Series rendeu a Shevchenko um contrato com o UFC e ela superou Ji Yeon Kim em novembro, semanas antes de sua irmã Valentina conquistar o cinturão da categoria. Agora com 7-0 em sua carreira no MMA, Antonina terá o maior desafio de sua carreira com Modafferi, mas que pode consolidá-la na elite da divisão.

Alexander Volkov x Alistair Overeem

Os pesos-pesados que fazem a luta principal da primeira visita do Octógono à cidade russa buscam consolidação entre os melhores da categoria, mas vêm de resultados bastante diferentes.

Em outubro, Volkov estava a 15 segundos de conquistar sua quinta vitória seguida no UFC, que o colocaria como o desafiante número um da divisão, quando Derrick Lewis o acertou em cheio e demoliu o russo. Sete semanas depois, Overeem se recuperou de duas derrotas seguidas ao dominar o estreante Sergey Pavlovich em Moscou.

Agora, os dois se enfrentam em uma batalha que não credenciará ninguém a uma disputa de título, mas nos dirá mais sobre onde eles se encaixam em uma categoria dos pesados totalmente aberta.

UFC Fort Lauderdale: sábado, 27 de abril
Carla Esparza x Livinha Souza

Esta é uma batalha entre pesos-palha Top 10 caminhando em direções opostas - uma busca mudar seu rumo, enquanto a outra quer seguir em frente.

Primeira campeã da divisão na história do UFC, Esparza está 3-4 desde que conquistou o título e vem de duas derrotas seguidas para Cláudia Gadelha e Tatiana Suarez. Livinha foi a campeã peso-palha do Invicta FC até perder o cinturão para Angela Hill em um confronto equilibrado. Desde então, somou quatro vitórias - duas pelo Invicta e duas pelo UFc - e chega ao evento querendo se consolidar como uma das melhores da categoria.

Apesar da queda recente, Esparza segue como uma Top 10 e uma adversária dura para qualquer oponente buscando subir nos rankings, o que faz desta uma tremenda oportunidade para a brasileira deixar sua marca.

Glover Teixeira x Ion Cutelaba

A divisão dos meio-pesados passou por algumas mudanças nos últimos 18 meses, e essa luta representa uma oportunidade para ainda mais trocas.

Teixeira é um dos atletas mais experimentados na divisão - um veterano com 35 lutas em 17 anos de carreira, que já dividiu o Octógono com os melhores nomes do Ultimate nos últimos seis anos. Após perder para Corey Anderson em sua única apresentação de 2018, o brasileiro se recuperou com uma performance dominante contra Karl Roberson em sua estreia em 2019.

Agora, ele terá pela frente Cutelaba, de 25 anos, que passou os últimos dois aparando as arestas em seu jogo e se firmando como um nome interessante nos 93kgs. O “Hulk” conquistou sua segunda vitória seguida no primeiro round em sua última luta, quando nocauteou Gadzhimurad Antigulov.

John Lineker x Cory Sandhagen

Marcada originalmente para janeiro, esta luta caiu do card do UFC Brooklyn quando Lineker sofreu uma lesão nas costelas. Sandhagen participou do evento e passou pelo estreante Mario Bautista no primeiro round, chegando à quinta vitória seguida e a terceira por nocaute ou finalização desde que chegou ao UFC.

Agora, os pesos-galo se enfrentam em uma luta que é ainda mais importante após o atraso. Lineker segue como um dos principais nome nos 61kgs - um nocauteador nato, que persegue seus oponentes e gosta da trocação franca, confiando em seu queixo de adamantium e mãos de dinamite.

Sandhagen rapidamente se estabeleceu como uma adição interessante à categoria, empolgando os fãs com seu estilo agressivo. O norte-americano de 26 anos vive boa fase, e dará mais um enorme passo caso supere o “Mãos de Pedra” na Flórida.

Social Post
Greg Hardy x Dmitrii Smoliakov

Toda vez que Hardy pisar no Octógono terá muita atenção e expectativa. Mas a questão em trazer competidores com mais fama do que experiência é de que eles têm um número limitado de aparições até provarem que estão no lugar certo. Brock Lesnar provou imediatamente que era capaz de fazer frente aos melhores pesos-pesados do planeta, enquanto James Toney e CM Punk não vingaram.

Hardy foi promissor no Contender Series com dois rápidos nocautes, mas decepcionou em sua estreia no Octógono contra Allen Crowder em janeiro. Após passar do primeiro round pela primeira vez na carreira, o ex-jogador de futebol americano começou a decair e terminou desclassificado ao conectar uma joelhada ilegal.

Aos 36 anos, Smoliakov está 0-2 no UFC, porém invicto em qualquer outro lugar, com nove vitórias e nove lutas fora do Octógono. Especialista na luta agarrada, o “Salva-vidas” é habilidoso e experiente o suficiente para testar Hardy e perigoso o suficiente para liquidá-lo caso ele caia de performance como fez contra Crowder.

Yoel Romero x Ronaldo Jacaré

Esta não é apenas uma luta entre pesos-médios Top 3, mas também uma revanche de um confronto equilibrado e controverso que todos estão esperando para ver pelos últimos três anos.

Em seu primeiro duelo no UFC 194, Romero venceu Jacaré por decisão dividida em uma luta extremamente difícil de pontuar, que incluiu duas paradas em que o árbitro Marc Goddard advertiu o cubano, que começou forte mas cansou no decorrer do combate.

Desde então, Romero somou 2-2, vencendo Chris Weidman e Luke Rockhold e perdendo para Robert Whittaker em duas disputas de cinturão. Jacaré, por sua vez, venceu quatro de suas últimas seis lutas, perdendo para Whittaker e em decisão dividida para Kelvin Gastelum.

Com o panorama do cinturão ficando mais claro até o fim do ano, o vencedor deste duelo tem potencial para se posicionar na linha de frente para desafiar quem quer que esteja com o título ao final do ano.