Pular para o conteúdo principal
Atletas

TOP 10: Os novatos de 2018

Estas estrelas em ascensão deixaram suas marcas em suas estreias no octógono neste ano

A grande variedade de talentosos e carismáticos novatos que lutaram no octógono em 2018 prova que o futuro do UFC está em boas mãos. Da Nova Zelândia até o Brasil, da China até o Canadá, temos atletas do mundo que fazem parte desta lista dos 10 estreantes que mais impressionaram neste ano. Confira abaixo:

1 - Israel Adesanya

Muitas vezes é difícil decidir um nome para ficar no topo dessa lista, mas o nigeriano de nacionalidade neo-zelandesa Israel Adesanya deixou as coisas mais fáceis em 2018. Renomado kickboxer, que tinha o cartel de 11-0 no MMA, Adesanya chegou ao octógono com grandes expectativas, mas ele as superou com um quarteto de vitórias espetaculares sobre Rob Wilkinson, Marvin Vettori, Brad Tavares e Derek Brunson, que o elevaram rapidamente da posição de promessa para a de candidato ao cinturão. Dono de um estilo empolgante, junto de um grande carisma, "The Last Stylebender" será alguém que falaremos durante um longo período de tempo no MMA.

2 - Alexander Hernandez

Receber a chance de uma estreia de última hora no UFC nem sempre é algo bom, já que a falta de um camp de treinamento completo e o nervosismo de lutar no maior palco de MMA do mundo podem levar a alguém não mostrar tudo o que sabe durante sua apresentação. Porém, isso não vale para Alexander Hernandez, que aproveitou a oportunidade recebida nestes moldes para nocautear Beneil Dariush em apenas 42 segundos. Em julho, o texano mostrou que isso não aconteceu por acaso e venceu Olivier Aubin-Mercier. Agora, o atleta tem outro grande desafio pela frente em janeiro, quando encara chamado Donald Cerrone.

3 - Mackenzie Dern

Ao contrário de Hernandez, Mackenzie Dern chegou ao UFC chegou ao UFC com grande antecedência graças a sua carreira brilhante no jiu-jitsu, e ela manteve o ritmo em 2018 no MMA com um par de vitórias sobre Ashley Yoder e Amanda Cooper, que a introduziram para a base de fãs do UFC e a marcaram como uma lutadora que devemos ficar de olho de 2019 em diante.

4 - Maycee Barber

Maycee Barber está em uma missão, que é bater o recorde de Jon Jones e se tornar a campeã mais nova na história do UFC. E ela, que se apelida de "O Futuro", está no caminho certo depois de ser contratada ao vencer na segunda temporada do Dana White's Tuedays Night Contender Series e nocautear Hannah Cifers no segundo round em sua estreia no UFC, em novembro. Ela pode fazer de tudo no octógono, provando que pode caminhar no mesmo ritmo em que falamos dela como uma futura estrela.

5 - Sodiq Yusuff

Outro contratado do Contender Series, Sodiq Yussuf fez jus ao seu apelido de "Super" quando venceu uma empolgante luta de três rounds contra Mike Davis no reality. Quando recebeu seu contrato e fez sua estreia, o resultado foi um nocaute em Suman Mokhtarian em dezembro deste ano, mandando uma mensagem para a divisão dos penas que ele chegou para fazer barulho.

6 - Brad Katona

Brad Katona é o lutador mais calmo que já usou o apelido de "Superman" no MMA, mas tudo faz sentido quando você considera que ele é Clark Kent fora do octógono e o Homem de Aço quando está dentro dele, na noite da luta. Em 2018, o canadense venceu a 27ª temporada do The Ultimate Fighter no peso-pena e, em seguida, voltou ao peso-galo em dezembro, quando venceu o duelo contra Matthew Lopez por decisão. Esse jovem lutador veio para ficar.

7 - Weili Zhang

O cenário do MMA chinês tem produzido bons lutadores nos últimos anos, mas a lutadora com o maior potencial para conseguir um title-shot e até mesmo o cinturão é a peso-palha Weili Zhang. Dona de um brilhante cartel no MMA profissional, Zhang conquistou duas vitórias nas duas vezes que lutou no UFC em 2018, vencendo Danielle Taylor e Jessica Aguilar, e em março de 2019 ela pode dar um grande salto em sua posição na categoria, quando enfrenta a duríssima Tecia Torres, um dos principais nomes da divisão.

8 - Johnny Walker

Ele é brasileiro, treina na Inglaterra e tem um dos nomes mais legais do esporte. Isso pode ser o suficiente para você ficar interessado em Johnny Walker, mas quando você assiste ele lutando você diz a si mesmo: "Sim, esse cara tem potencial". Em agosto, Walker ganhou um contrato com o UFC após vencer Henrique Frankestein por decisão no Contender Series Brasil, e em sua estreia em novembro, ele estava calmo, tranquilo, se divertindo e focado (você pode jogar qualquer adjetivo aqui) ao nocautear Khalil Rountree Jr. em menos de dois minutos.

9 - Raoni Barcelos

Outro lutador que vem da talentosa nação brasileira quando o assunto é MMA, assim como Johnny Walker, Raoni Barcelos é um atleta que teve sua estreia no octógono muito aguardada, mas apenas conseguiu sua chance de competir nele em julho. A espera não pareceu deter e nem desanimar Raoni, que ganhou o bônus de "Luta da Noite" após o nocaute sobre Kurt Holobaugh em sua primeira luta e terminou o ano com uma finalização sobre Chris Gutierrez em novembro.

10 - Sijara Eubanks

Falando em espera, problemas com o corte de peso adiaram a estreia de Sijara Eubanks no UFC em dezembro de 2017. Enquanto isso foi desapontador, já que sua estreia seria pelo cinturão peso-mosca feminino, Eubanks não se abalou e voltou a treinar. Em 2018, ela continou mostrando o motivo de ser considerada como uma das atletas mais talentosas do esporte, especialmente após as vitórias sobre as veteranas Lauren Murphy e Roxanne Modafferi.