Pular para o conteúdo principal
Atletas

Top 6: Kamaru Usman

Antes da 1ª defesa de título do campeão dos meio-médios no UFC 245, relembre suas seis melhores lutas no Octógono

O campeão meio-médio Kamaru Usman fez uma campanha sólida e dominante rumo ao título que ele conquistou este ano contra Tyron Woodley, e no dia 14 de dezembro, ele encara seu rival Colby Covington na luta principal do UFC 245 em Las Vegas.

Como o “Pesadelo Nigeriano” chegou até aqui? Foi assim que relatamos suas principais vitórias no Octógono.

Confira o card completo do UFC 245

Hayder Hassan
TUF 21 Finale - 12 de julho de 2015

A Blackzilians levou a melhor sobre a American Top Team na final do TUF 21, quando Kamaru Usman finalizou Hayder Hassan no 2º round, conquistando o troféu e um prêmio de 300 mil dólares para sua equipe.

“Foi uma longa caminhada, eu tenho trabalhado muito por isso e meu empresário (Glenn Robinson) acreditou em mim quando a maioria não acreditava”, disse Usman, “Fico feliz por ele ter confiado em mim e me colocado para representar minha equipe, porque eu sabia que daria conta do recado”.

Após dominar o 1º assalto, Usman levou seu adversário para o chão no início do 2º round e rapidamente encaixou um katagatame, encerrando o confronto a 1m19s e ampliando seu cartel no MMA profissional para 6-1.

Leon Edwards
UFC Orlando - 19 de dezembro de 2015

O grappling de Kamaru Usman foi demais para o inglês Leon Edwards, e o nigeriano conseguiu usar seu ataque durante três rounds para levar a vitória por decisão unânime com um jurado pontuando 30-27, além de um duplo 29-28.

Edwards fez um bom 1º round, defendendo todas, exceto uma tentativa de queda do nigeriano e mostrando toda sua técnica em pé. Nos assaltos subsequentes, a força de Usman prevaleceu, cansando o adversário e garantindo o triunfo.

Sérgio Moraes
UFC Pittsburgh - 17 de setembro de 2017

A estrela em ascensão Kamaru Usman conquistou a vitória mais impressionante de seu currículo até aqui nocauteando o brasileiro Serginho Moraes no 1º round e ampliando sua sequência de vitórias seguidas para 10.

Usman foi para cima desde o início e não buscou suas tradicionais quedas. No primeiro minuto de luta, ele conectou um chute baixo e em sequência um golpe de direita que derrubou Serginho. Assim que o brasileiro se levantou, encontrou outra direita que encerrou o combate aos 2m48s.

Demian Maia
UFC Chile - 19 de maio de 2018

Kamaru Usman pode não ter tido a performance espetacular que buscava na luta principal contra Demian Maia, mas garantiu outra vitória sobre um oponente Top 5, superando Demian Maia por decisão unânime.

“Por muito tempo, todos falavam sobre eu não ter enfrentado um adversário Top 10”, disse Usman, que revelou ter quebrado as duas mãos durante o duelo, “Demian é uma lenda, duas vezes desafiante ao cinturão, e eu o dominei do início ao fim”.

Os placares foram de 50-45 e um duplo 49-46 para Usman, que ampliou seu cartel para 13-1.

Rafael dos Anjos
TUF 28 Finale - 30 de novembro de 2018

Controlando do início ao fim, Kamaru Usman provou um ponto para o restante da divisão com uma vitória por decisão unânime após cinco rounds sobre o ex-campeão Rafael dos Anjos, chegando à sua 13ª vitória consecutiva. Os placares foram 50-43, 49-45 e 48-47.

Kamaru aplicou a primeira queda da luta no segundo minuto de combate, e mesmo quando o brasileiro se levantava, o nigeriano aplicava pressão na grade e mesclava bem a trocação e o chão. Apesar de Usman não ter conseguido liquidar a fatura, é impossível não se impressionar com esta performance.

Tyron Woodley
UFC 235 - 2 de março de 2019

Foi um trabalho de mestre do azarão Kamaru Usman na luta co-principal do UFC 235 contra Tyron Woodley, e após cinco rounds, o nigeriano foi de desafiante a campeão, vencendo por decisão unânime, conquistando o cinturão dos meio-médios e se tornando o primeiro lutador africano a ter um título do UFC. Os placares foram um duplo 50-44 e um 50-45 para Usman, que ampliou seu cartel para 15-1.

“Posso não ser o melhor striker ou melhor wrestler puro, mas quando se fala em misturar tudo, sou o melhor meio-médio do mundo agora”, disse Usman”. Alguém pode negar?

Assine o Combate | Siga o UFC Brasil no Youtube