Pular para o conteúdo principal
Atletas

Top 6: Max Holloway

Relembre as melhores lutas do campeão peso-pena, que defende seu título no UFC 245 em dezembro

Com apenas seis lutas pelo UFC, Max Holloway sentia que seu emprego estava em risco. Ele havia mostrado flashes de genialidade, mas com uma campanha de 3-3 e duas derrotas seguidas, estava com as costas na parede quando enfrentou Will Chope em janeiro de 2014. Todos sabemos o que aconteceu a seguir: Holloway venceu Chope e nunca mais perdeu na divisão peso-mosca, da qual ele é atualmente campeão.

Veja também: Top 6: Kamaru Usman | Confira o card completo do UFC 245

No dia 14 de dezembro, o havaiano enfrenta o desafiante número um, Alexander Volkanovski, em uma das três disputas de cinturão do UFC 245 em Las Vegas.

Como é que Holloway chegou até aqui? Foi assim que relatamos suas melhores lutas.

Will Chope
UFC Singapura - 4 de janeiro de 2014

O promissor peso-pena Max Holloway fechou uma grande noite para os havaianos em Singapura. Sua vitória por nocaute no 2º round sobre Will Chope foi a 3ª em três lutas para sua equipe na noite, somando aos triunfos de Dustin Kimura e Russell Doane.

Fazendo sua estreia no Ultimate, Chope imprimiu um ataque agressivo no início, mas Holloway eventualmente achou sua distância e começou a imprimir seu ritmo, até que conseguiu um knockdown e obrigou o árbitro Leon Roberts a encerrar o duelo após uma série de golpes aos 2m27s.

Cub Swanson
UFC Newark - 18 de abril de 2015

A sequência de seis vitórias de Max Holloway é impressionante por si só, mas quando esta 6ª vitória seguida é por finalização no 3º round sobre um dos melhores pesos-pena do mundo, Cub Swanson, isso coloca algo a mais no currículo do jovem lutador que escala rápido rumo a uma disputa de cinturão.

No passado, as melhores performances de Swanson na trocação aconteceram quando ele foi capaz de atacar seu oponente de vários ângulos diferentes. No 1º round, ele provou de seu próprio remédio; no 2º, Holloway trocou o volume pela precisão, tocando Swanson por quase todos os cinco minutos; no 3º, ele quase finalizou em uma primeira tentativa, e encerrou a luta na segunda, encaixando uma guilhotina aos 3m58s.

Anthony Pettis
UFC 206 - 10 de dezembro de 2016

Max Holloway entrou para a luta principal do UFC 206 contra Anthony Pettis caminhando com a confiança de um campeão, e saiu do Octógono com o cinturão interino dos pesos-pena após nocautear Pettis no 3º round.

Mas Holloway, de 25 anos, e primeiro campeão havaiano do UFC desde BJ Penn, não ficaria satisfeito até unificar o título com o campeão linear, José Aldo.

“Max Holloway é um monstro”, disse Pettis, “Vou ser direto com você. Ele foi lá, trocou comigo e levou o cinturão. Ele é um bom lutador”.

José Aldo
UFC 212 - 3 de junho de 2017

A 11ª vitória consecutiva de Max Holloway foi a mais importante de sua vida, já que o havaiano destronou o Rei do Rio, José Aldo, na casa do brasileiro, na luta principal do UFC 212, em apenas três rounds, se tornando campeão linear dos pesos-pena do Ultimate.

“Eu já vinha dizendo para vocês, essa é a ‘Era do Abençoado’”, disse Holloway.

Aldo foi o striker mais técnico nos dois primeiros assaltos, e não ajudou Holloway o fato de que todo golpe colocado pelo brasileiro fazia a torcida gritar mais alto. Mas o norte-americano melhorou sua precisão no terceiro, derrubou Aldo com um golpe de direita e não deu espaço para a recuperação do campeão, obrigando o árbitro John McCarthy a interromper o duelo aos 4m13s.

Brian Ortega
UFC 231 - 8 de dezembro de 2018

Após a vitória por nocaute técnico no 4º round sobre o então invicto Brian Ortega, é seguro dizer que os rumores de que Holloway estaria enferrujado em sua 1ª luta em mais de um ano foram muito exagerados, já que o campeão teve uma das melhores performances de sua carreira em sua 2ª defesa de cinturão, na luta principal do UFC 231, aumentando sua sequência de triunfos seguidos para 13.

A vitória veio após um ano tumultuado em que o havaiano foi obrigado a deixar nada menos que três combates. Mas em sua 4ª luta marcada em 2018, ele foi ao Octógono determinado a calar os críticos. Missão cumprida. A ‘Era do Abençoado’ continua.

Frankie Edgar
UFC 240 - 27 de julho de 2019

O canadense honorário Max Holloway conquistou sua 14ª vitória seguida pelo peso-pena em Edmonton, superando Frankie Edgar nos pontos após cinco rounds e defendendo o cinturão na luta principal do UFC 240.

Os placares foram um duplo 50-45 e um 48-47 para Holloway, que retornou à sua divisão de origem após ser derrotado por Dustin Poirier em disputa pelo título interino dos pesos-leves.

Os jabs e defesas de queda de Holloway ditaram o ritmo do combate, que teve Edgar pressionando, porém sendo incapaz de causar danos significativos ao campeão. Até os minutos finais, o desafiante não deixou de tentar buscar o resultado, mas não foi suficiente.

Assine o Combate | Siga o UFC Brasil no Youtube