Pular para o conteúdo principal
Sean Strickland reacts after the conclusion of his middleweight fight against Jack Hermansson of Sweden during the UFC Fight Night event at UFC APEX on February 05, 2022 in Las Vegas, Nevada. (Photo by Chris Unger/Zuffa LLC)
Atletas

A trajetória de Sean Strickland até o cinturão do UFC

Campeão dos médios fará sua primeira defesa de título no UFC 297, neste sábado (20)

O campeão dos médios Sean Strickland fará seu retorno ao Octógono neste sábado (20), quando vai em busca da sua primeira defesa de cinturão contra o sul-africano Dricus du Plessis na luta principal do UFC 297, em Toronto, no Canadá. 

Apesar de hoje estar no topo de uma das categorias mais disputadas da organização, Strickland teve uma carreira repleta de desafios. O norte-americano estreou no UFC em novembro de 2014, como peso-médio, vencendo Bubba McDaniel por decisão unânime.  

Em 2015, ele desceu de categoria e alternou vitórias e derrotas, enfrentando nomes como Santiago Ponzinibbio, Tom Breese, Court McGee, Kamaru Usman e Elizeu Capoeira. Apesar dos altos e baixos, a carreira de Strickland estava bem consolidada, mas um acontecimento quase encerrou sua jornada como lutador de MMA. 

Veja também: As lutadoras brasileiras no UFC 297

Sean Strickland golpeia Court McGee no UFC Norfolk. (Foto por Brandon Magnus/Zuffa LLC)

Sean Strickland golpeia Court McGee no UFC Norfolk. (Foto por Brandon Magnus/Zuffa LLC)


Em 2018, o norte-americano sofreu um acidente de moto, que o deixou fora de ação por quase dois anos. A gravidade das lesões poderia ser um fator fundamental para que ele não voltasse a ser o lutador que um dia ele foi – e de certa forma, foi isso mesmo que aconteceu. 

Seu retorno foi triunfante. Strickland voltou ao peso-médio, mostrou uma versatilidade ainda maior em seu jogo e engatou três vitórias seguidas, alternando entre nocautes e decisões estratégicas. Em 2021, uma vitória crucial sobre Uriah Hall, seguida por outra em cima de Jack Hermansson, o colocaram em destaque na categoria, indicando que algo grande estava por vir. 

Sua ascensão, no entanto, foi interrompida pelas derrotas para Alex "Poatan" Pereira e Jared Cannonier, mas nada que o abalasse. Strickland voltou com tudo em 2023, batendo Nassourdine Imavov e Abus Magomedov, voltando à elite da divisão. 

Sean Strickland comemora a vitória na luta principal do UFC Vegas 67. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)

Sean Strickland comemora a vitória na luta principal do UFC Vegas 67. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)


O ápice dessa jornada aconteceu em setembro do mesmo ano. O norte-americano foi até a Austrália como grande azarão para enfrentar Israel Adesanya na luta principal do UFC 293, e chocou o mundo. Em um duelo intenso, ele não apenas conquistou o cinturão dos médios, mas também solidificou seu lugar entre os melhores lutadores da organização. 

A história de Sean Strickland é mais do que uma narrativa de vitórias e derrotas no Octógono. É um relato de resiliência e capacidade de superar adversidades. Strickland não apenas retornou após um sério acidente, mas transformou-se no campeão que muitos não previram.  

Sábado, contra Du Plessis, ele colocará novamente tudo isso e à prova. Não sabemos se o norte-americano conseguirá fazer sua primeira defesa de título e irá se manter no posto de campeão da categoria, mas poderemos esperar do norte-americano aquilo que ele sempre entregou no Octógono: determinação inabalável para superar os desafios. 


UFC 297: Strickland x Du Plessis foi um evento realizado em 20 de janeiro de 2024. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no  UFC Fight Pass.

News and announcements

View all