Pular para o conteúdo principal
Entrevistas

Treinador brasileiro de Jones e Holm analisa duelos no UFC 239

Roberto “Tussa” Alencar é responsável pelo jiu-jítsu dos norte-americanos da Jackson-Wink MMA Academy

Parceiros de treinos na Jackson-Wink MMA Academy, Jon Jones e Holly Holm têm compromissos importantes neste sábado, no UFC 239.

Enquanto o primeiro coloca o título dos meio-pesados em disputa na luta principal do evento contra Thiago Marreta, a segunda busca recuperar o cinturão do peso-galo em confronto com a campeã Amanda Nunes na penúltima atração da noite.

Mais UFC 239: Marreta: o 1º do TUF Brasil ao title-shot | Motivos para ver | Diário da International Fight Week | Enquete: Jones x Marreta | Enquete: Nunes x Holm | Confira o card completo | Como assistir

Por trás da preparação dos dois lutadores está um treinador brasileiro: Roberto “Tussa” Alencar, que comanda o jiu-jítsu da equipe, e falou com o UFC Brasil sobre a expectativa para os dois combates.

A respeito de Jones e Marreta, Tussa disse que não enxerga urgência para o campeão levar a luta para o solo como meio de fugir das mãos pesadas do brasileiro; ele acha que o campeão terá a sensibilidade para fazer o que achar necessário para chegar à vitória.

"O Jon é um lutador de MMA, então acho que ele tem esse lado dominante dele em todas as áreas: no wrestling, no striking e na parte do chão”, disse, “Acho que o Jon não está muito preocupado em levar ele para o chão, o Jon confia na trocação dele, joga bem nas duas bases, ele tem as mesmas armas dos dois lados, ele tem uma versatilidade muito grande. Ele vem do wrestling no college, ele sabe que a hora que quiser, consegue colocar a luta para o chão, se achar que deve botar. A estratégia é ser quem ele é e botar o jogo dele para frente".

Já sobre Holm, o faixa-preta admitiu que foca seu trabalho em ensinar à multicampeã de boxe e kickboxing, principalmente, em se defender e ser capaz de levantar caso seja derrubada. E garante que ela está preparada para quaisquer rumos que o embate tomar.

"Desde antes da Ronda viemos trabalhando com a Holly, então são mais de cinco anos trabalhando o chão dela”, disse, “E não sou só eu, somos eu e o professor "Barata" (Rafael Freitas), então são dois estilos diferentes de jiu-jítsu. A gente trabalha bastante, não só para esse camp. Contra a Cyborg, ela lutou ADCC, a gente sabia que ela poderia ter a chance dela no chão, então o fundamento do jiu-jítsu é uma coisa que a gente trabalhou desde o início, porque isso tem que ser forte em todo atleta. A gente não tenta ganhar a luta no chão, tenta se defender e botar a luta onde a gente é melhor, que é em cima"

"A Amanda é uma nocauteadora também”, continuou, “Como o Jon, ela é completa. Ela tem a parte de quedas do judô, que é faixa-preta, ela tem o wrestling treinando na American Top Team, ela tem o jiu-jítsu, é faixa-preta também e ela é nocauteadora, é só ver o que ela fez contra as últimas três meninas. Então estamos preparados para tudo. Nesse nível de disputa de cinturão, se você não está preparado para todos os elementos da luta, você nem deveria estar nesse desafio. Estamos confiantes porque a gente fez o nosso trabalho, agora chegou a hora de eles jogarem esse xadrez humano".

O UFC 239 terá transmissão ao vivo e exclusiva do Canal Combate neste sábado (6), a partir de 17h30 (horário de Brasília).

Assine o Combate | Siga o UFC Brasil no Youtube