Pular para o conteúdo principal
NASHVILLE, TENNESSEE - MARCH 23: Anthony Pettis stands in his corner prior to his welterweight bout against Stephen Thompson during the UFC Fight Night event at Bridgestone Arena on March 23, 2019 in Nashville, Tennessee. (Photo by Jeff Bottari/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images)
Notícias
Entrevistas
Eventos

Treinador de Pettis fala em final "impressionante" em luta contra Diaz

Daniel Wanderley, que afia o jiu-jítsu de "Showtime", discutiu também a adaptação em novo peso e estratégia para o UFC 241

Anthony Pettis teve uma estreia gigante na categoria dos meio-médios em março, quando nocauteou Stephen Thompson com um superman punch ao melhor estilo “Showtime”. Agora, o lutador se prepara para a segunda batalha nos 77kg: um aguardado duelo contra Nate Diaz no UFC 241, neste sábado (17).

A adaptação está tão boa que o norte-americano tem conseguido moldar a forma física para combinar com sua estratégia de luta. Segundo seu treinador de jiu-jítsu, Daniel Wanderley, “Showtime” está mais leve do que em sua primeira peleja nos 77kg – tudo para poder investir em velocidade no combate.  

“Aqui ele chegou mais leve, então a preparação física dele foi bem melhor. (...) Ele está mais preocupado em poder se movimentar com energia do que com tamanho”, disse.

Da direita para a esquerda: Daniel Wanderley, Anthony Pettis e Mike Rhodes

Da esquerda para a direita: Mike Rhodes, Anthony Pettis e Daniel Wanderley


Da esquerda para a direita: Mike Rhodes, Anthony Pettis e Daniel Wanderley

Sobre estratégia, a garantia é de preparação em qualquer área. Apesar de dizer que vê a luta acontecendo mais na trocação do que no solo, Daniel garante que o jiu-jítsu do pupilo é mais que suficiente para encerrar o combate.

“Os dois são faixa-preta de jiu-jítsu e os dois são muito bons na luta por baixo. Eles são conhecidos pela guarda eficiente se caírem por baixo. (...) Se o Nate marcar de ir para o chão, a luta vai ser definida ali”.

Confira a entrevista completa com Daniel Wanderley.

Brasil

UFC: Essa luta entre o Anthony e o Nate tem sido apontada por muitos como uma forte candidata à Luta do Ano. Concorda?

Daniel Wanderley: Concordo. O Nate é um grande nome, vem de duas lutas contra o [Conor] McGregor. A preparação do Anthony foi muito boa, principalmente na parte de preparação física, já que é uma luta que a gente sabe que o Nate não desiste, e sempre continua vindo para cima. Ele já entrou no camp com uma boa forma, e isso ajudou bastante. Treinamos muito, estamos na expectativa da luta ser mais em pé do que no chão, mas estamos preparados para tudo.

UFC: Essa vai ser a segunda luta do Anthony nos meio-médios. Como tem sido essa adaptação na categoria de cima?

DW: Acho que na luta passada ele foi muito bem, conseguiu o nocaute. Ele estava até um pouco mais pesado do que dessa vez. Aqui ele chegou mais leve, então a preparação física dele foi bem melhor. Até está parecendo fisicamente mais em forma. Na pesagem vai dar para ver os detalhes no corpo dele comparado com a outra luta. Ele está mais preocupado em poder se movimentar com energia do que com tamanho. O Nate é um cara mais alto, mas ele está acostumado a lutar com cara mais altos. O [Stephen] Thompson era maior que ele, o [Tony] Ferguson tem um alcance grande, e o [Michael] Chiesa era bem alto.

Social Post

UFC: No recado que deixou para os fãs do UFC no Brasil, o Anthony mencionou que o jiu-jítsu do Nate não serviria de nada na luta. A arte suave é parte da estratégia para o UFC 241?

DW: Os dois são faixa-preta de jiu-jítsu e os dois são muito bons na luta por baixo. Eles são conhecidos pela guarda eficiente se caírem por baixo. O Anthony é faixa-preta de jiu-jítsu, faixa marrom e faixa preta comigo. Acho que nunca esteve em perigo, já teve problema de machucar a costela e ter que parar, mas em termos de finalização ele está bem preparado. Se o Nate marcar de ir para o chão, a luta vai ser definida ali.

UFC: Tenho a impressão de que o Anthony está em uma fase muito boa da carreira porque ele parece não focar mais tanto em subir na divisão, mas sim em entrar solto e se divertir. Como você avalia esse momento dele?

DW: Em um momento da carreira dele ele ficou bem popular, então as pessoas criaram expectativas. Ele tentou mudar um pouco o estilo dele. Agora ele voltou, sempre evoluindo, mas continua tentando ser o 'Showtime', aquele cara que não perde a oportunidade, faz coisas criativas dentro do Octógono. Acho que ele voltou com essa mentalidade, humilde pelas derrotas que ele sofreu e fizeram ele crescer bastante. Acho que ele está querendo botar um highlight nessa luta. Acho que vai vir alguma coisa impressionante que a gente nem sabe o que é. Na luta com o Thompson a gente pensava que ia ganhar no chão, e chegou lá ele deu aquele superman punch e definiu a luta. Por isso que o nome dele é 'Showtime'. Quando chega lá, ele dá um show.

Mais UFC 241: 8 vezes em que Diaz e Pettis deram show O segredo do poder de nocaute de Borrachinha | A chegada dos brasileiros | Motivos para assistir | Como assistir