Pular para o conteúdo principal
Eventos

UFC 236: Motivos para ver

Saiba por que você não pode perder o evento deste sábado (13)

O Octógono desembarca na cidade de Atlanta, nos Estados Unidos, neste sábado (13), com o UFC 236, que será liderado por duas disputas de cinturões interinos - fato inédito na história da organização.

Mais UFC 236: Os brasileiros no evento | Confira o card completo

O Combate transmite o card completo ao vivo e com exclusividade a partir de 19h15. Confira abaixo por que você não vai querer perder este evento.

Sete anos depois…

A luta principal do UFC 236 será a disputa pelo título interino dos leves entre o campeão linear dos penas, Max Holloway, e o atual número três no ranking dos 70kgs, Dustin Poirier - uma revanche de um confronto que aconteceu no longínquo ano de 2012.

Na ocasião, Dustin Poirier era uma promessa em ascensão nos penas que, aos 23 anos, buscava sua quarta vitória consecutiva no Ultimate contra um estreante havaiano de apenas 20 anos de idade e com somente quatro lutas profissionais no cartel, que entrava como substituto de última hora no duelo. O favorito Poirier levou a melhor, finalizando Holloway no primeiro round, e embora tenha sido uma vitória incontestável, muito mudou desde então.

Max Holloway (left) kicks Dustin Poirier during the UFC 143

LAS VEGAS, NV - FEBRUARY 04: Max Holloway (left) kicks Dustin Poirier during the UFC 143 event at Mandalay Bay Events Center on February 4, 2012 in Las Vegas, Nevada. (Photo by Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images)

April 1, 2019

O havaiano ostenta hoje uma sequência de 13 vitórias consecutivas, leva no ombro o cinturão dos penas, e vai em busca de seu segundo título na organização - e, por que não, de um acerto de contas pessoal; Poirier, após esbarrar na elite dos 66kgs, subiu de divisão, se redescobriu como peso-leve e vem de triunfos consecutivos sobre os ex-campeões Anthony Pettis e Eddie Alvarez, além de Justin Gaethje - todos por nocaute ou finalização.

Não há como projetar muito do primeiro embate na revanche deste final de semana; o que dá para prever é que será uma grande luta entre dois excelentes atletas em seus auges, que deve definir o próximo oponente de Khabib Nurmagomedov.

Decisão também nos médios

Na segunda atração principal do UFC 236, Kelvin Gastelum encara Israel Adesanya pela coroa interina dos 84kgs, e pelo direito de ocupar o primeiro lugar na fila para desafiar o campeão Robert Whittaker, assim que este se recuperar da cirurgia de emergência feita às vésperas do UFC 234 (quando estava escalado para encarar Gastelum).

Vencedor do TUF 17 em 2013, Kelvin Gastelum, à época com 22 anos de idade, não demorou muito para se destacar na categoria dos meio-médios, conquistando vitórias sobre nomes como Rick Story, Jake Ellenberger e o ex-campeão Johny Hendricks; entretanto, problemas com o corte de peso e derrotas por decisão dividida para Tyron Woodley e Neil Magny fizeram com que o atleta tentasse a sorte entre os médios. E apesar da baixa estatura (1,75m) para a divisão, ele se deu bem no novo peso, e chega para o confronto embalado por triunfos sobre Michael Bisping (nocaute) e Ronaldo Jacaré (decisão).

Opponents Kelvin Gastelum and Israel Adesanya face off during the UFC 236 Press Conference - HERO

LAS VEGAS, NV - MARCH 1: (L-R) Opponents Kelvin Gastelum and Israel Adesanya face off during the UFC 236 Press Conference inside T-Mobile Arena on March 1, 2019 in Las Vegas, Nevada. (Photo by Jeff Bottari/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images)
 

March 7, 2019

Adesanya teve uma ascensão meteórica no Ultimate, conquistando cinco triunfos em 12 meses desde sua estreia na organização em fevereiro de 2018, até o UFC 234, quando superou ninguém menos que a lenda Anderson Silva. É este momento que o kickboxer de 29 anos traz para a luta mais importante da sua carreira neste final de semana, quando ainda defende um cartel invicto em 16 lutas.

Na teoria, Gastelum leva superioridade no chão, enquanto Adesanya tem vantagem em pé; mas pelo retrospecto recente dos dois lutadores, que foram premiados com bônus de Luta ou Performance da Noite em suas últimas cinco apresentações somadas, o confronto tem um forte ar de imprevisibilidade.

Meio-pesados em destaque no card principal

O último desafiante ao cinturão dos meio-pesados (Anthony Smith) e o próximo (Thiago Marreta) fizeram apenas três lutas cada um na categoria para se credenciarem ao duelo com o campeão Jon Jones. Isso mostra o quão aberta está a divisão até 93kgs no momento, e também diz por que, apesar de não estarem atualmente em evidência no topo do peso, não se deve ignorar os duelos entre Ovince Saint Preux e Nikita Krylov, e entre Eryk Anders e Khalil Rountree neste final de semana

Saint Preux (12º no ranking) e Krylov são nomes mais estabelecidos na divisão, e já se enfrentaram em 2014, quando o haitiano venceu por finalização. O reencontro acontece com ambos vindo de derrotas para Dominick Reyes e Jan Blachowicz, respectivamente.

Anders e Rountree também chegam buscando reabilitação: o primeiro, em sua luta mais recente como meio-pesado, foi nocauteado por Thiago Marreta (em seguida, perdeu para Elias Theodorou como peso-médio), enquanto o segundo foi vítima de Johnny Walker; ambos, no entanto, já mostraram potencial para produzirem um confronto explosivo.

Confronto brasileiro pelo Top 5 dos moscas

A divisão peso-mosca tem atualmente quatro brasileiros entre os cinco primeiros colocados no ranking. No mês passado, Jussier Formiga (1º) venceu Deiveson Figueiredo (3º) e, neste sábado, Wilson Reis (4º) mede forças com Alexandre Pantoja (5º).

Wilson já teve a chance pelo título da divisão, mas foi vencido por Demetrious Johnson e, na sequência, acabou amargando derrotas também para Henry Cejudo e John Moraga; no entanto, ele chega para o confronto reabilitado após superar Ben Nguyen em sua apresentação mais recente.

Pantoja venceu quatro de suas cinco lutas no Octógono, e vem embalado por triunfos consecutivos sobre Brandon Moreno (decisão) e Ulka Sasaki (finalização). O duelo entre dois faixas-pretas de jiu-jítsu deste final de semana colocará um deles bem próximo de uma chance pelo cinturão.

Assine o combate | Siga o UFC Brasil no Youtube