Pular para o conteúdo principal
Eventos

UFC 238: Motivos para ver

Saiba por que você não pode perder o evento deste sábado (8), que terá transmissão ao vivo e exclusiva do Canal Combate a partir de 18h30 (horário de Brasília)

Após a passagem pela Suécia no último final de semana, o Octógono retorna aos Estados Unidos, mais especificamente à cidade de Chicago neste sábado (8), com o UFC 238. Saiba o que estará em jogo neste card.

O novo campeão peso-galo

No último mês de março, TJ Dillashaw abriu mão do cinturão peso-galo para lidar com problemas relacionados a um flagra em exame antidoping. Desde então, a categoria até 61kgs, uma das mais repletas de talentos da organização, está sem um campeão. Mas isso acaba neste final de semana.

Brasil

Henry Cejudo, campeão peso-mosca e último algoz de Dillashaw no Octógono, sobe de peso para tentar se tornar o quarto atleta na história do Ultimate a possuir títulos de duas divisões simultaneamente. Para isso, no entanto, ele terá que frear o momento do brasileiro Marlon Moraes, o outro postulante ao trono da categoria, que chega para o confronto embalado por quatro triunfos - três deles no primeiro round.

O início de um longo reinado?

Valentina Shevchenko já era amplamente considerada uma das melhores lutadoras do mundo quando competia pelo peso-galo. Portanto, sua chegada ao topo da divisão peso-mosca não foi encarada como uma grande surpresa. Neste sábado, ela tenta consolidar o domínio na categoria fazendo sua primeira defesa de cinturão.

No entanto, sua adversária, Jessica Eye, não deve ser levada por vencida. É verdade que ela teve passagem bastante irregular nos 61kgs, com cinco derrotas, uma luta sem resultado e apenas uma vitória; desde que desceu para o peso-mosca, todavia, a norte-americana se encontrou no Octógono, somou três triunfos seguidos e agora, ostentando o primeiro lugar no ranking da divisão,  tenta “quebrar a banca” e dar um breve fim ao reinado de Shevchenko.

Luta do ano?

Tony Ferguson e Donald Cerrone trancados no Octógono por 15 minutos. Esta descrição já é suficiente para atrair os olhos de praticamente toda a comunidade do MMA para o duelo que antecede as duas disputas de cinturão do UFC 238. Mas se você ainda não está convencido, vamos a uma breve contextualização para tentar explicar por que este tem sido tratado como um dos embates mais aguardados do ano.

Ex-campeão interino dos leves, Ferguson ostenta uma sequência de nada menos que 11 vitórias no Ultimate - oito delas por nocaute ou finalização, e com oito bônus pós-luta conquistados no período. Após protagonizar a Luta da Noite do UFC 229, em outubro de 2018, “El Cucuy” volta à ação para encarar ninguém menos que o recordista de vitórias na organização, Cerrone, que, desde o retorno aos pesos-leves, venceu três lutas seguidas e conquistou quatro bônus.

De quebra, o vencedor do confronto tem tudo para ser o próximo desafiante ao cinturão dos leves, que será disputado entre Khabib Nurmagomedov e Dustin Poirier em setembro.

Os próximos na fila?

Não fosse o bastante, o UFC 238 pode encaminhar mais duas futuras disputas de cinturão, já que terá dois duelos entre atletas que pertencem ao Top 5 de suas respectivas categorias: pelo peso-palha, Tatiana Suarez (2ª) enfrenta Nina Ansaroff (3ª), enquanto pelo peso-galo, Aljamain Sterling (3º) mede forças com o brasileiro Pedro Munhoz (4º).

O UFC 238 terá transmissão ao vivo e exclusiva do Canal Combate neste sábado (8), a partir das 18h30 (horário de Brasília).

Confira o card completo do UFC 238 | Assine o Combate | Siga o UFC Brasil no Youtube