Pular para o conteúdo principal
Resultados

UFC 238: Todos os resultados

Veja um resumo de tudo o que aconteceu no Octógono em Chicago no último sábado

A cidade de Chicago, nos Estados Unidos, recebeu no último sábado o UFC 238. Confira todos os resultados do evento.

Henry Cejudo é o novo campeão-duplo do UFC

O campeão peso-mosca Henry Cejudo é agora também o campeão peso-galo do Ultimate. Na luta principal do UFC 238, o "Mensageiro" venceu o brasileiro Marlon Moraes por nocaute técnico no 3º round, conquistando assim a coroa vaga dos 61kgs. Cejudo se tornou o 4º lutador na história da organização a conquistar dois cinturões simultaneamente, se juntando a Conor McGregor, Daniel Cormier e Amanda Nunes.

"Marlon é um guerreiro, nós deveríamos ter recebido o bônus de 'Luta da Noite' também. Não sou um campeão-duplo, sou um campeão-triplo: campeão Olímpico, campeão peso-mosca e agora campeão peso-galo do UFC. Sou a única pessoa no mundo a ter todos esses títulos, mais ninguém. Independentemente se você me odeia ou me ama, sou o rei peso-por-peso. Acreditei no meu time e estou onde estou por causa deles. Agora quero descansar e estarei pronto para lutar no fim do ano na 'divisão Cejudo'. Posso lutar nos 57kgs, 61kgs ou 66kgs. Estou pronto para qualquer um desses".

Mais UFC 238: Cejudo é o novo campeão peso-galo | Valentina nocauteia Jessica Eye | Ferguson vence Cerrone | Suarez e Sterling brilham no card preliminar | Todos os resultados

Shevchenko nocauteia Jessica Eye

Valentina Shevchenko fez sua primeira defesa do título peso-mosca de uma forma memorável. Após vencer o primeiro assalto freando o ímpeto de Jessica Eye trabalhando a luta agarrada, a campeã conectou um belo chute alto de perna esquerda em cheio na cabeça da norte-americana, nocauteando-a instantaneamente.

"Eu disse a todos que sou uma lutadora completa de MMA. Sempre tive na minha mente que se quisesse ser e continuar sendo campeã, precisava ser melhor em tudo. E é isso que venho fazendo: treinando para ser a melhor nesse esporte. Estou muito feliz por ter sido capaz de mostrar isso hoje. Qualquer uma que for a número 1 no ranking peso-mosca deve ter a chance de lutar pelo cinturão, mas ninguém vai tirá-lo de mim. Eu não assisti a luta entre (Katlyn) Chookagian e Jojo (Joanne Calderwood), e não quero pensar na próxima oponente agora. Essa noite eu só quero comemorar minha primeira defesa de título", disse Shevchenko.

Ferguson vence Cerrone no segundo round

Não foi o desfecho que se esperava, mas após 10 minutos de muito volume e técnica na trocação, Tony Ferguson venceu Donald Cerrone por nocaute técnico devido a interrupção médica. Ao final do segundo assalto, o "Cowboy" teve seu olho direito completamente fechado por um inchaço e foi impedido de voltar à ação para o assalto final de uma das lutas mais aguardadas do card. Ferguson conquista assim sua 12ª vitória consecutiva na organização - 6ª maior sequência da história.

"Não era como eu gostaria de vencer. Foi uma grande jornada, acho que ninguém teve que passar pelo tipo de coisa que eu passei. No segundo round, vi que as mãos dele começaram a baixar, minha mão esquerda começou a entrar mais, ele não tinha muitas respostas aos chutes, vi que a confiança dele começou a cair. No final do round, passando por muitas emoções, deixei um golpe sair após o gongo. O nariz dele estava praticamente quebrado, e quando você assoa o nariz, seus olhos incham. Infelizmente não pude dar o terceiro round aos fãs, estou bravo por isso e sei que ele queria também. Se ele quiser lutar de novo, podemos. Se eu e Cowboy não lutarmos de novo, quero o title-shot. Se o Poirier não puder, eu vou para Abu Dhabi e luto (contra Khabib), e se McGregor quiser lutar, aceito ele também. De qualquer forma, estarei pronto", disse Ferguson.

Petr Yan vence a 5ª no Octógono

O russo Petr Yan deu continuidade ao grande momento na carreira e provou que pertence à elite dos pesos-galo. Em Chicago, ele chegou à 5ª vitória consecutiva em menos de um ano no Ultimate ao superar Jimmie Rivera por decisão unânime, em combate no qual aplicou knockdowns nos dois primeiros rounds. Rivera, que havia perdido sua última luta para Aljamain Sterling, sofreu o segundo revés seguido.

"Eu já estava esperando uma luta muito dura. Tudo o que o Jimmie jogou, a pressão, os chutes, os ganchos de esquerda - eu estava preparado. No final dos rounds, era importante estar em controle e terminar forte. Eu assisti á luta do Sterling e com todo respeito, não me impressionou. Eu venceria ele e o campeão em uma noite", disse Yan.

Ivanov leva a melhor sobre Tuivasa

Após começar 2019 vencendo Ben Rothwell em março, o búlgaro Blagoy Ivanov conquistou o segundo triunfo consecutivo no Octógono ao superar o promissor Tai Tuivasa por decisão unânime em Chicago. O australiano acumula seu segundo revés consecutivo no Ultimate após ter sido nocauteado por Junior Cigano em sua última luta.

"A luta não foi ruim, ele é um oponente duro e fico feliz de ter feito meu trabalho. Estava preparado para três rounds. Acho que as cotoveladas do Tai foram as mais duras que já senti, então fui bem. A seguir, o UFC pode me dar qualquer um. Essa foi uma das minhas maiores vitórias e no maior evento de MMA. Meu objetivo é chegar ao Top 5", disse Ivanov.

Wrestling de Suarez supera taekwondo de Ansaroff

Em um clássico duelo de estilos entre duas atletas Top 5 do peso-palha, Tatiana Suarez fez com que seu wrestling se sobressaísse em relação ao taekwondo de Nina Ansaroff, usou as quedas para vencer dois rounds e garantiu o triunfo por decisão unânime, ampliando seu cartel para 8-0 e se aproximando ainda mais de um confronto com a campeã brasileira Jéssica "Bate-Estaca" pelo título da divisão.

"Não foi minha melhor performance, mas cumpri a missão. Machuquei meu pescoço no primeiro round, estava só tentando fazer o melhor que podia. Tentei usar meu wrestling sem o pescoço, mas é difícil. Nina é uma oponente dura, ela fez tudo certo, mas eu sabia que ninguém roubaria esse momento de mim. Muitas pessoas vieram aqui me apoiar, os fãs quase me fizeram chorar quando estava entrando porque estavam muito felizes em me ver, então tudo isso me empurrou. Todos sabem que sou dura, mas como disse, eu queria demais a vitória. Se a Jéssica Andrade quiser dar a revanche a Rose, tudo bem por mim, ela é a campeã, lutarei com outra pessoa e conquistarei meu lugar mais uma vez, mas se ela não quiser a revanche, eu com certeza vou pegar essa luta", disse Suarez.

Sterling vence Munhoz em luta movimentada

No duelo entre o terceiro e quarto colocados no ranking dos pesos-galo, respectivamente, Aljamain Sterling superou o brasileiro Pedro Munhoz por decisão unânime dos jurados após três movimentados rounds disputados integralmente em pé, apesar da base dos dois atletas na luta agarrada. Esta foi a quarta vitória consecutiva do norte-americano no Octógono e, após o anúncio do resultados, ele pediu a disputa pelo cinturão da categoria contra o vencedor da luta principal do card.

"Acho que foi uma luta incrível e espero que tenha sido boa o suficiente para que o UFC saiba que sou o próximo na fila para lutar pelo cinturão, estou pronto. Sinto que me redimi após aquela terrível derrota por nocaute. Muitos caras não se recuperam assim e acho que é minha hora de brilhar. Preciso de um tempo para me recuperar, analisar a luta, ver onde posso melhorar e estou sempre aprendendo nesse jogo. Estou apenas empolgado pelo futuro", disse Sterling.

Grasso domina Kowalkiewicz

O momento ruim vivido por Karolina Kowalkiewicz no Ultimate teve mais um capítulo neste final de semana. Após ser derrotada de forma consecutiva pro Jéssica Bate-Estaca e Michelle Waterson, a polonesa sofreu mais um revés no Octógono, desta vez pelas mãos da mexicana Alexa Grasso, que a superou por decisão unânime dos jurados, se reabilitando da derrota sofrida para Tatiana Suarez.

"Deixei meu coração lá dentro essa noite. Tive um ótimo camp, uma ótima perda de peso, deixei meu telefone de lado, vim mais focada do que nunca para essa luta. Eu aproveitei esse camp, como eu nunca tinha lutado em outro país antes, totalmente dedicada ao processo. Karolina é muito forte, ela me acertou alguns golpes e precisei me manter calma, mostrar para ela que estava bem. Meu coração mexicano me faz ir em frente e superar todos os desafios. Quero continuar subindo no ranking do peso-palha e adoraria que minha próxima luta fosse no meu país, em setembro".

Kattar nocauteia Lamas

Considerado um dos nomes mais promissores entre os pesos-pena, Calvin Kattar provou em Chicago que está pronto para ser jogado aos tubarões da divisão ao vencer o veterano e ex-desafiante ao cinturão da categoria, Ricardo Lamas, por nocaute ainda no primeiro round. Kattar chega assim ao seu quarto triunfo no Ultimate, tendo apenas uma derrota na organização - em duelo contra o brasileiro Renato Moicano.

"Fiz ajustes nos meus treinos para essa luta e após essa vitória me sinto pronto para qualquer um que venha a seguir. Foi ótimo visualizar algo e fazer acontecer. Adorei o público torcendo, mesmo sabendo que não era para mim. Gosto quando a energia está alta desse jeito. Não estava com medo de nada, foi divertido dar um show para eles. Agora quero qualquer um no Top 15", disse Kattar.

Xiaonan engata a quarta

Fazendo a primeira luta de sua carreira fora do continente asiático, a chinesa Yan Xiaonan conseguiu sua quarta vitória consecutiva no Octógono ao vencer Angela Hill por decisão unânime dos jurados após três equilibrados rounds em combate pelo peso-palha. A norte-americana sofre a quinta derrota em oito lutas nesta sua segunda passagem pelo Ultimate.

“Angela Hill é uma oponente muito dura, eu precisei ser muito inteligente nesta luta contra ela. Cometi um erro deixando ela encaixar aquela posição (triângulo), eu não estava esperando. Mas não senti que a luta havia acabado, por isso ela não conseguiu me finalizar. Mereço uma adversária ranqueada agora, não quero desafiar ninguém, mas quero entrar naquele Top 10", disse Xiaonan.

Stewart supera Lewis

Em um duelo menos explosivo do que se esperava pela divisão dos médios, o inglês Darren Stewart superou a promessa norte-americana Bevon Lewis por decisão unânime após três rounds. Stewart se recupera, assim, da derrota sofrida para Edmen Shahbahzyan em sua última luta, enquanto Lewis amarga seu segundo revés no Octógono, após ser nocauteado por Uriah Hall em sua estreia na organização.

"É ótimo voltar a vencer após perder por decisão dividida na minha última luta. Sabia que quando Bevon sentisse meu poder, ele recuaria e foi isso que ele fez. O velho Darren teria reagido à torcida, feito algo estúpido tentando um nocaute ou uma finalização, mas desta vez mantive a compostura. Agora quero passar algum tempo com minha família, descansar, conseguir um novo contrato e voltar a treinar", disse Stewart.

Wineland frustra estreia de Popov

O ex-campeão do WEC Eddie Wineland foi incumbido de dar as boas-vindas ao russo Grigorii Popov no Octógono do UFC 238, mas não foi um bom anfitrião. Após atordoar Popov no primeiro round e levar um susto no início do segundo, quando foi acertado por duros golpes, o norte-americano se recuperou no combate, pressionou e conquistou a vitória por nocaute técnico, se reabilitando da sequência negativa de duas derrotas.

"Quando percebi que não conseguiria finalizar com aquela guilhotina, não fazia mais sentido continuar tentando. Sempre digo aos meus parceiros de treino: quando seu adversário está atordoado e você sabe disso, deixe que ele se levante e aperte o gatilho. Estou em uma forma melhor aos 35 do que tinha aos 25. Só quero continuar lutando, tenho coração de lutador", disse Wineland.

Chookagian é a primeira vencedora da noite

Após ser derrotada por Jessica Eye e ver sua algoz conquistando o direito de disputar o título do peso-mosca, Katlyn Chookagian conseguiu a reabilitação na primeira luta da noite ao frear o bom momento de Joanne Calderwood, superando a escocesa por decisão unânime após três rounds.

"Joanne não me surpreendeu em área alguma. Pensei que ela cansaria mais rápido, mas seu fôlego não foi muito bom. Na verdade, foi um pouco mais fácil do que imaginei, pensei que ela usaria mais o clinch, mas não fez isso. Sou a número dois (no ranking), acabei de vencer outra luta, perdi por decisão dividida para a Jessica Eye, que está lutando pelo título hoje. Sei que não há desculpas, mas tive uma noite realmente ruim naquela luta com Jessica, foi a pior luta que já fiz. Mereço a vencedora dessa noite e acho que será a Valentina", disse Chookagian.

Resultados oficiais
Card principal

Henry Cejudo venceu Marlon Moraes por nocaute técnico aos 4m51s do 3º round;

Valentina Shevchenko venceu Jessica Eye por nocaute aos 26s do 2º round;

Tony Ferguson venceu Donald Cerrone por nocaute técnico ao final do 2º round;

Petr Yan venceu Jimmie Rivera por decisão unânime (29-28, 29-28, 30-27);

Blagoy Ivanov venceu Tai Tuivasa por decisão unânime (29-28, 30-27, 30-27).

Card preliminar

Tatiana Suarez venceu Nina Ansaroff por decisão unânime (29-28, 29-28, 29-28);

Aljamain Sterling venceu Pedro Munhoz por decisão unânime (30-27, 30-27, 30-27);

Alexa Grasso venceu Karolina Kowalkiewicz por decisão unânime (30-27, 30-27, 30-27);

Calvin Kattar venceu Ricardo Lamas por nocaute aos 4m06s do 1º round;

Yan Xiaonan venceu Angela Hill por decisão unânime (29-28, 29-28, 29-28);

Darren Stewart venceu Bevon Lewis por decisão unânime (29-28, 29-28, 30-27);

Eddie Wineland venceu Grigorii Popov por nocaute técnico aos 4m47s do 2º round;

Katlyn Chookagian venceu Joanne Calderwood por decisão unânime (30-27, 29-28, 29-28).

Assine o Combate | Siga o UFC Brasil no Youtube