Pular para o conteúdo principal
Resultados

UFC 239: todos os resultados

Veja um resumo de tudo o que acontece no Octógono

O UFC 239 aconteceu em Las Vegas no último sábado (6), e trouxe duas disputas de cinturões no card principal: Jon Jones x Thiago Marreta pelo cinturão dos meio-pesados, e Amanda Nunes x Holly Holm pela coroa do peso-galo. Abaixo, confira os resultados do evento.

Jones vence Marreta por decisão dividida

Jon Jones defendeu mais uma vez seu título dos meio-pesados no UFC 239. Esta, porém, com muito custo. Após cinco rounds, o norte-americano superou Thiago Marreta por decisão dividida dos jurados, em uma luta no qual o brasileiro foi obrigado a mostrar toda sua resiliência após machucar o joelho no 2º round e, ainda assim, lutar de igual para igual com, possivelmente, o maior lutador de MMA de todos os tempos.

"Cara, ele foi duro. Todos sabíamos que a melhor chance do Thiago era me nocautear. Eu joguei de forma inteligente e trouxe esse cinturão para casa para minha família e meu time. Ele foi muito mais técnico do que eu imaginava. Thiago Santos é grau preto em muay thai. Estou orgulhoso de mim, porque aguentei com um cara que está lutando kickboxing há muito mais tempo que eu", disse Jones.

Amanda nocauteia Holly

Quem vai parar Amanda Nunes? A brasileira fez parecer fácil um complicado desafio contra Holly Holm, e venceu a ex-campeã peso-galo do Ultimate por nocaute no 1º round graças a um chute alto certeiro. A brasileira defende assim seu cinturão pela quarta vez, e consolida a marca de ter vencido todas as ex-campeãs da história do peso-galo na organização.

"Isso é incrível. As pessoas dizem que o que acontece em Vegas fica em Vegas, mas esse cinturão vai para casa comigo. Durante meu aquecimento, sabia que iria pegá-la. Falei aos meus treinadores que queria nocauteá-la da mesma forma com que ela nocauteia as pessoas. Fiz isso essa noite. Ela era a única ex-campeã que eu ainda não havia vencido. Agora, a venci e estou muito feliz", disse Amanda.

Masvidal aplica nocaute mais rápido da história do UFC

Uma das lutas mais aguardadas do UFC 239 terminou em apenas 5 segundos. Com uma joelhada voadora, Jorge Masvidal tirou a invencibilidade de Ben Askren, vencendo o wrestler e aplicando o nocaute mais rápido da história da organização.

"Eu realmente queria bater nele por 14 minutos e 30 segundos antes de liquidá-lo, mas não aconteceu. Agora é voltar aos negócios. Não tenho nada bom para dizer sobre ele. Ele estava falando bobagens e eu precisava mostrar a ele que há consequências. De nada por acabar com esse cara", disse Masvidal.

Blachowicz nocauteia Rockhold

A estreia de Luke Rockhold nos meio-pesados não foi como o ex-campeão dos médios esperava. Após sofrer um knockdown no instante final do primeiro assalto da luta contra Jan Blachowicz, Rockhold foi incontestavelmente nocauteado pelo polonês no segundo round, sofrendo sua terceira derrota nas últimas quatro lutas na organização. Com o triunfo, Blachowicz se reabilita na divisão após a derrota para Thiago Marreta.

"Provocações não funcionam comigo. Eu tenho o lendário poder polonês e tenho orgulho disso. Vi aquele gancho de esquerda nos meus sonhos. Vi e visualizei a luta. Não sei quantas vezes assisti à luta dele com Michael Bisping, mas sabia que o nocautearia da mesma forma. Ainda não acredito, mas me sinto ótimo", disse Blachowicz.

Técnica de Chiesa supera coração de Sanchez

Em duelo entre dois ex-pesos-leves pela categoria dos meio-médios, Michael Chiesa conquistou sua segunda vitória seguida nos 77kgs ao vencer com sobras o veterano Diego Sanchez, que valorizou o resultado com mais uma demonstração de resiliência, resistindo a todas as investidas de Chiesa no chão e levando a decisão para os jurados.

"Diego é um cara duro. Ele me levou a águas profundas. Estou cansado. Estou muito contente, mas queria a finalização. Sou um finalizador, mas ele ainda é Diego Sanchez. Ele é um selvagem. Sou abençoado por poder sair com a vitória. Gosto de me embolar e transformar a luta em uma briga de cães. Vamos ver quem se cansa mais. Acho que posso ser um dos primeiros caras a durar mais que o Diego Sanchez. Digo isso com todo respeito", disse Chiesa.

Allen derrota Melendez

O retorno de Gilbert Melendez à ação após quase dois anos parado não terminou bem para o ex-campeão peso-leve do Strikeforce. Em duelo contra o promissor inglês Arnold Allen pelo peso-pena, Melendez foi superado por decisão unânime dos jurados, amargando sua 5ª derrota consecutiva na organização; Allen, por sua vez, venceu a 6ª seguida na categoria.

"Foi exatamente como eu esperava. Sabia que seria uma batalha, mas que eu seria rápido e técnico demais para ele. Quero liquidar meus adversários, mas ele é tão duro quanto se pode ser. Não estava esperando nocauteá-lo", disse Allen.

Vera vence a 4ª seguida

Marlon Vera em ação é sinônimo de luta empolgante. E assim também foi no UFC 239, quando o equatoriano finalizou o estreante Nohelin Hernandez com um mata-leão no 2º round de um duelo marcado por reviravoltas. "Chito" Vera conquista assim sua 4ª vitória consecutiva no Ultimate, todas por nocaute ou finalização.

"De onde eu venho, você não tem a chance de desistir. Se o fizer, você vai ser só mais um ninguém. Crescendo, eu prometi a mim mesmo que seria alguém na vida. Quando encontrei minha paixão no UFC, decidi mergulhar de cabeça", disse Vera, "Quero me manter ativo. Quem eu quero a seguir? Não sei. Quero brigar. Não estou preocupado com os rankings".

Claudinha supera Randa

Em busca de reabilitação após ser derrotada por Nina Ansaroff, Claudinha Gadelha mudou de equipe para se preparar para o duelo com Randa Markos, e a decisão, a princípio, se mostrou acertada. Em uma luta marcada por muito estudo e poucos golpes contundentes, a brasileira foi superior à canadense e levou a melhor em decisão unânime dos jurados, voltando assim à coluna das vitórias.

"Estou nesse jogo há muito tempo. Troquei de equipe e mudei de uma brigadora para uma lutadora de MMA. Eu amo isso e quero continuar fazendo. Tudo o que fiz hoje é novo para mim. Posso não ter aparentado ser a mais rápida, mas fiz meu melhor. Estou muito feliz com a vitória hoje. Mostrei uma Cláudia inteligente e que tenho fôlego para lutar o dia todo. Trabalhei muito a trocação para essa luta e queria me testar", disse a brasileira.

Yadong aplica 1º nocaute da noite

O primeiro nocaute do UFC 239 veio pelas mãos do jovem chinês Song Yadong, de 21 anos, que conquistou sua 4ª vitória consecutiva no Octógono ao superar o então 13º colocado no ranking dos pesos-galo, Alejandro Perez, com um belo overhand de direita ainda no primeiro round.

"Eu estava treinando esse golpe. Meu treinador decidiu que eu deveria treinar essa técnica específica. Eu estava preparado para lutar os três rounds. Não esperava vencer a luta tão rapidamente. Estou muito feliz com a vitória", disse Yadong.

Pesos-médios, atenção com Edmen Shahbazyan

O que você consegue fazer em 72 segundos? Para Edmen Shahbazyan, peso-médio de 21 anos, isso foi tempo o suficiente para derrubar Jack Marshman, castigá-lo no ground and pound e encaixar um mata-leão para conquistar sua 3ª vitória no UFC e a 10ª na carreira, mantendo sua invencibilidade. Olho nele!

"Vim totalmente preparado para fazer os três rounds. Sempre que a finalização aparece, eu aproveito. A estratégia era trocar com ele um pouco e levá-lo ao chão se ele investisse demais na trocação. Eu estava penas querendo mantê-lo no alcance e controlar a distância", disse Shahbazyan, "Quero ser o campeão mais novo da história. Vou enfrentar quem colocarem na minha frente".

Rencountre engata a 2ª

Após estrear no Octógono com derrota para Belal Muhammad em 2018, o meio-médio Chance Rencountre se reabilitou no início de 2019 ao superar Kyle Stewart por finalização, e emplacou o segundo triunfo consecutivo na organização neste sábado, ao vencer o austríaco Ismail Naurdiev por decisão unânime.

"Meu wrestling está em outro nível. Eu trabalho com alguns dos melhores do mundo. Sabíamos que ele se cansaria se lutasse wrestling, mas ele foi bem. Ele é explosivo, mas fui capaz de minimizar isso. Ele estava respirando pesado após o primeiro round. Eu consegui senti-lo se cansando e estava tentando acabar a luta, mas obviamente posso melhorar. Foi uma lição", disse Rencountre.

Julia Avila impressiona em estreia

A promissora peso-galo norte-americana Julia Avila teve uma grande estreia no Octógono, vencendo Pannie Kianzad por decisão unânime após três rounds. Depois de um início equilibrado, Avila foi muito superior no segundo e terceiro assaltos, aplicando knockdowns, chegando às costas da adversária e ficando muito próxima de obrigar o árbitro a intervir e encerrar o duelo.

"Eu sabia que iríamos nos bater muito. Sabia que essa seria a luta mais dura da minha carreira, porque ela é muito poderosa. Fico honrada não só por ela ter aceitado essa luta de última hora, mas por ter sido profissional sobre isso. Ela foi uma grande pessoa em todo o processo", disse Julia.

Resultados oficiais
Card Principal

Jorge Masvidal venceu Ben Askren por nocaute aos 05s do 1º round;

Jan Blachowicz venceu Luke Rockhold por nocaute aos 3m20s do 2º round;

Michael Chiesa venceu Diego Sanchez por decisão unânime (30-26, 30-26, 30-26).

Card Preliminar

Arnold Allen venceu Gilbert Melendez por decisão unânime (30-27, 30-27, 30-27);

Marlon Vera venceu Nohelin Hernandez por finalização (mata-leão) aos 3m25s do 2º round;

Claudinha Gadelha venceu Randa Markos por decisão unânime (30-27, 30-27, 30-27);

Song Yadong venceu Alejandro Pérez por nocaute aos 2m04s do 1º round;

Edmen Shahbazyan venceu Jack Marshman por finalização (mata-leão) a 1m12s do 1º round;

Chance Rencountre venceu Ismail Naurdiev por decisão unânime (29-27, 29-28, 30-27);

Julia Avila venceu Pannie Kianzad por decisão unânime (30-27, 30-26, 30-26).

Assine o Combate | Siga o UFC Brasil no Youtube