Pular para o conteúdo principal
Eventos

UFC 253: Tudo o que você precisa saber

Evento acontece neste sábado (26) com transmissão ao vivo e exclusiva do Combate a partir das 20h (horário de Brasília)

Duas disputas de cinturão lideram o UFC 253, evento que acontece neste sábado (26) na Ilha da Luta, em Abu Dhabi, e terá transmissão ao vivo e exclusiva do Combate a partir das 20h (horário de Brasília). Confira tudo o que você precisa saber sobre o card.

A atração principal da noite terá o título dos pesos-médios em disputa no duelo entre o atual campeão, o nigeriano naturalizado neozelandês Israel Adesanya e o brasileiro Paulo “Borrachinha” Costa.

Veja também: Adesanya questiona jiu-jítsu e Borrachinha rebate

Esta será apenas a 7ª vez na história do UFC que dois atletas invictos se enfrentam com um cinturão em jogo. Adesanya, de 31 anos, tem um cartel de 19-0, sendo oito destas vitórias no Octógono; ele conquistou o título dos 84 Kg ao nocautear Robert Whittaker no mês de outubro, e o defendeu pela 1ª vez com triunfo por decisão unânime sobre Yoel Romero em março deste ano.

Borrachinha, de 29 anos, soma 13 vitórias e nenhuma derrota na carreira, com cinco triunfos pelo Ultimate; todos os seus triunfos foram por nocaute ou finalização, à exceção do mais recente por decisão unânime contra Romero, em agosto de 2019.

Caso vença, o mineiro se tornará o 15º lutador brasileiro a conquistar um cinturão linear no UFC e o 3º atleta do país a se sagrar campeão peso-médio (Murilo Bustamante e Anderson Silva).

A coroação do novo campeão meio-pesado

Há quase 10 anos, a divisão dos meio-pesados não tem um campeão que não se chame Jon Jones ou Daniel Cormier, mas isso irá mudar na luta co-principal do UFC 253, quando Dominick Reyes e Jan Blachowicz disputam o título vago da categoria.

Brasil

Reyes, norte-americano de 30 anos, foi o último adversário de Jones na divisão e o único a ter conectado mais golpes do que sofrido do ex-campeão; entretanto, isso não foi suficiente para evitar a derrota por decisão unânime na ocasião, seu primeiro revés na carreira.

Blachowicz, polonês de 37 anos, vive um dos melhores momentos de sua trajetória no Ultimate apesar da idade avançada, tendo superado sete de seus últimos oito oponentes. Sua única derrota no período foi para o brasileiro Thiago Marreta, de quem Blachowicz posteriormente se tornou amigo pessoal. O polonês inclusive já elegeu o brasileiro como seu próximo oponente caso conquiste o título.

Participações brasileiras

Além de Borrachinha, o UFC 253 terá outros três atletas brasileiros em ação: a peso-galo Ketlen Vieira, o peso-leve Alex “Leko” da Silva e o estreante meio-pesado Danilo Marques.

Ketlen sofreu a primeira derrota da carreira em sua última luta, perdendo por nocaute para Irene Aldana, e busca se reabilitar na corrida por uma disputa de título enfrentando Sijara Eubanks; Alex venceu sua primeira no Octógono em sua apresentação mais recente superando Rodrigo Vargas, e agora mede forças com Brad Riddell buscando embalar na concorrida categoria até 70 Kg.

Parceiro de treinos de Mauricio Shogun e Demian Maia, Danilo Marques já está acostumado a subir no Octógono como córner dos veteranos, mas agora pisará pela primeira vez como competidor. O atleta de 34 anos chega ao Ultimate com um cartel de nove vitórias e duas derrotas.

UFC 253: Adesanya x Costa
Ilha da Luta, Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos

Card principal

Pelo cinturão peso-médio (até 83,9 Kg): Israel Adesanya x Paulo Borrachinha

Pelo cinturão meio-pesado (até 93 Kg): Dominick Reyes x Jan Blachowicz

Peso-mosca (até 56,7 Kg): Kai Kara France x Brandon Royval

Peso-galo (até 61,2 Kg): Ketlen Vieira x Sijara Eubanks

Peso-pena (até 65,7 Kg): Hakeem Dawodu x Zubaira Tukhugov

Card preliminar

Peso-leve (até 70,3 Kg): Brad Riddell x Alex “Leko” da Silva

Peso meio-médio (até 77,1 Kg): Diego Sanchez x Jake Matthews

Peso-pena (até 65,7 Kg): Shane Young x Ludovit Klein

Peso meio-pesado (até 93 Kg): William Knight x Aleksa Camur

Peso-pesado (até 120,2 Kg): Juan Espino x Jeff Hughes

Peso meio-pesado (até 93 Kg): Khadis Ibragimov x Danilo Marques

Transmissão
A partir das 20h (horário de Brasília)

Duas primeiras lutas: ao vivo no Facebook e Twitter do UFC Brasil, e no Canal Combate.

Card completo: ao vivo e exclusivo no Canal Combate e Combate Play.