Pular para o conteúdo principal
Atletas

O UFC antes e depois do reinado de Kamaru Usman

Ex-campeão do peso meio-médio fez sua última luta sem valer o cinturão em 2018; veja o que mudou na organização durante este período

O dia era 2 de março de 2019. Kamaru Usman adentrava o Octógono do UFC 235 para enfrentar o então campeão Tyron Woodley pelo cinturão do peso meio-médio, na luta co-principal do evento. O nigeriano vinha de uma sequência de 14 vitórias, nove delas no Ultimate, e era considerado uma das maiores revelações do esporte na época. Um triunfo contra Woodley solidificaria sua ascensão e o colocaria em um patamar almejado por muitos e conquistado por poucos: o de campeão.

E o título veio. Após 25 minutos de domínio completo, Usman teve seu braço erguido na decisão unânime dos juízes. O nigeriano tornou-se um dos campeões mais temidos e respeitados do UFC, defendendo seu posto até ser superado por Leon Edwards no UFC 278, em 22 de agosto de 2022. Ele teve uma nova chance de retomar seu título em março deste ano , mas foi novamente superado pelo jamaicano, desta vez no UFC 285.

Passaram-se mais de 2 mil dias – pouco menos de cinco anos - e esta será a primeira vez que Usman irá se apresentar no Octógono em um duelo que não vale o título. O ex-campeão aceitou de última hora um combate contra Khamzat Chimaev na luta co-principal do UFC 294, dia 21 de outubro, válido pelo peso-médio.

Kamaru Usman comemora a conquista do cinturão do peso meio-médio no UFC 235. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Kamaru Usman comemora a conquista do cinturão do peso meio-médio no UFC 235. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)


E como era o cenário no UFC durante esse período? Bem, muita coisa mudou.

Vamos começar falando dos campeões na época. Apenas um lutador mantém-se no topo de uma divisão na atualidade: Jon Jones. O atual campeão dos pesados era o rei da categoria até 93 kg.

Também foram campeões no período Valentina Shevchenko, Robert Whittaker, Max Holloway e Henry Cejudo, mas agora eles não detêm mais os cinturões, embora continuem sendo lutadores de elite. Enquanto isso, algumas das lendas que eram donas de título se aposentaram, como Daniel Cormier, Khabib Nurmagomedov e Amanda Nunes.

Falando dos atuais campeões, Sean O`Malley não passava de uma promessa no peso-galo, tendo feito e vencido apenas um duelo no Octógono. E o que dizer de Sean Strickland, que vivia uma fase instável, alternando vitórias e derrotas no peso meio-médio antes de decidir retornar ao peso-médio? Alexa Grasso seguia um caminho parecido com o de Strickland, vivendo altos e baixos no peso-palha até decidir subir para o peso-mosca.

Alguns lutadores que conquistaram (e perderam) títulos nesse tempo ainda sequer haviam estreado no Octógono, como são os casos de Alex Poatan, Jamahal Hill e Jiri Prochazka.

Khamzat Chimaev e o adversário Kamaru Usman estão prontos - como de costume. O campeão Alexander Volkanovski reage a uma surpreendente segunda chance.

E quanto ao seu adversário? Khamzat Chimaev tinha apenas quatro lutas como profissional e só estrearia no UFC um ano e quatro meses depois.

Agora, quando o assunto é família, Kamaru também estava à frente de seu irmão: Mohammed Usman. Enquanto o irmão mais velho era campeão, "The Motor" ainda dava início à sua jornada como lutador de MMA, com três vitórias e uma derrota.

Fato é que muitas coisas mudaram no universo do MMA, mas uma delas permaneceu inalterada: Kamaru Usman continua sendo um dos lutadores mais completos e perigosos do UFC. E neste sábado, ele terá mais uma vez a chance de provar o motivo de ser conhecido como o "Pesadelo Nigeriano" pelos seus adversários.

UFC 294: Makhachev x Volkanovski 2 foi um evento realizado em 21 de outubro de 2023. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.

News and announcements

View all