Pular para o conteúdo principal
Notícias

UFC Ft. Lauderdale - quase um card do UFC no Brasil

Saiba mais sobre o evento deste sábado (27), que tem oito brasileiros no card

Mais uma semana de luta está começando, e desta vez o UFC monta o Octógono na cidade de Sunrise, na Flórida, para um evento que terá muitos nomes conhecidos dos fãs brasileiros. 

Isso porque teremos oito representantes do país em ação. É isso mesmo: oito! Ronaldo Jacaré está na luta principal, John Lineker volta após quase um ano sem lutar, Virna Jandiroba faz sua estreia, e Glover Teixeira, Alex Cowboy, Gilbert Durinho, Augusto Sakai e Dhiego Lima estão confirmados. 

Os mais engraçadinhos (como a repórter que vos escreve) podem dizer que é praticamente um card do UFC Brasil na Flórida. Aqui, vamos falar um pouco mais sobre o momento dos atletas do país no evento deste final de semana. 

E não se esqueça que em breve nós realmente teremos um UFC no Brasil! O UFC 237 acontece em 11 de maio, e os ingressos estão à venda em www.tudus.com.br . 

Ronaldo Jacare
Ronaldo Souza

Ronaldo Jacare
Ronaldo Souza


Luta principal

O plano inicial era que o UFC Ft Lauderdale fosse liderado pelo combate entre Paulo Borrachinha e Yoel Romero, que já foi marcado e cancelado algumas vezes - para desespero dos fãs. Borrachinha foi retirado do combate, e Ronaldo Jacaré foi escalado para fazer uma revanche com o cubano. 

Mas então foi a vez de Romero se afastar, e o dinamarquês Jack Hermansson capturou a vaga para enfrentar o perigoso brasileiro. Razoavelmente novo no evento, tendo estreado em 2016, "The Joker" vem se destacando na categoria dos médios e chega ao cage embalado em três vitórias - duas finalizações e um TKO. 

Jacaré, no entanto, é o adversário de mais alto calibre na carreira do europeu até agora. Número 4 no ranking, o brasileiro só foi derrotado por atletas que disputaram o cinturão ou viraram o campeão da divisão. Além de seu famoso jiu-jítsu, o peso-médio tem um grande poder de nocaute, como provou em suas duas últimas vitórias, sobre Derek Brunson e Chris Weidman. 

John Lineker of Brazil reacts to John Dodson in their bantamweight bout during the UFC Fight Night event at the Moda Center on October 1, 2016 in Portland, Oregon. (Photo by Josh Hedges/Zuffa LLC)

John Lineker of Brazil reacts to John Dodson in their bantamweight bout during the UFC Fight Night event at the Moda Center on October 1, 2016 in Portland, Oregon. (Photo by Josh Hedges/Zuffa LLC)


Hora de causar uma boa impressão

Por motivos diferentes, três dos atletas que competem neste final de semana devem causar uma boa impressão em seus combates. A razão mais fácil de compreender é a de Virna Jandiroba, que substitui Livinha Souza e faz a sua estreia promocional contra a ex-campeã Carla Esparza. 

Campeã peso-palha do Invicta FC, a baiana abriu mão do título para entrar no Octógono. A "Carcará" tem um imaculado cartel 14-0, sendo que 11 triunfos foram finalizações. 

John Lineker finalmente volta a competir depois de ter alguns combates cancelados e adiados. Desde que lutou pela última vez, em maio de 2018, a divisão dos galos viu seu então campeão TJ Dillashaw descer de peso e ser nocauteado em segundos antes de ser suspenso por violação da Política Antidoping, fazendo com que o campeão peso-mosca e o desafiante Marlon Moraes fossem escalados para disputar o cinturão vago. 

Apesar de ainda ser um nome relevante na categoria e vir de duas vitórias, com tudo o que aconteceu Lineker precisa de uma performance memorável para voltar à conversa sobre possíveis desafiantes no futuro. 

Por último, Alex Cowboy deve se destacar depois de ter sua sequência de duas vitórias ser interrompida por Gunnar Nelson em dezembro passado. Mas tendo como adversário o norte-americano Mike Perry, é fácil prever que o duelo tem tudo para entrar na lista de melhores lutas de 2019.  

BROOKLYN, NEW YORK - FEBRUARY 10:  Glover Teixeira of Brazil poses on the scale during the UFC 208 weigh-in inside Kings Theater on February 10, 2017 in Brooklyn, New York. (Photo by Jeff Bottari/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images)

BROOKLYN, NEW YORK - FEBRUARY 10: Glover Teixeira of Brazil poses on the scale during the UFC 208 weigh-in inside Kings Theater on February 10, 2017 in Brooklyn, New York. (Photo by Jeff Bottari/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images)


Hora de aumentar a sequência

Por fim, temos a lista de atletas que venceram seus últimos combates e agora buscam aumentar ou começar uma sequência de triunfos. Dhiego Lima, por exemplo, conquistou sua primeira vitória no Ultimate em dezembro passado, nocauteando Chad Laprise no primeiro round. 

Descoberto no Contender Series Brasil, o peso-pesado Augusto Sakai vai para a sua segunda luta oficialmente no UFC. Depois de nocautear Chase Sherman, o curitibano enfrenta o veterano e ex-campeão Andrei Arlovski. 

Glover Teixeira, que encara Ion Cutelaba, lembrou a todos sobre seu perigoso jiu-jítsu quando finalizou Karl Roberson em janeiro, e Gilbert Durinho finalmente enfrentou - e venceu - Olivier Aubin-Mercier em dezembro.